ORTODONTIA


Ter dentes alinhados é o sonho de muitas pessoas e a ortodontia pode ser o caminho para a realização deste sonho!

Neste artigo você vai encontrar todas as respostas para as suas dúvidas sobre o tratamento ortodôntico.


O que é Ortodontia?

A Ortodontia trata da correção da posição dos dentes e de algumas deformidades nas arcadas dentárias por meio de aparelhos ortodônticos fixos e/ou removíveis, proporcionando ao paciente melhor aparência, maior conforto e saúde oral. Em muitos casos o maior ganho do tratamento ortodôntico é ter a autoestima renovada e se tornar uma pessoa mais confiante em relação à sua aparência.

Em média, quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

É impossível dizer exatamente a duração do tratamento ortodôntico. Tudo que podemos fazer é ter uma previsão baseada em outros casos semelhantes ao seu. Muitos dentistas dão a previsão de 18 a 36 meses de duração, no entanto, é preciso ter em mente que não estamos tratando de uma ciência exata, e sim biológica. Sendo assim, cada paciente terá uma resposta diferente aos estímulos feitos pelo dentista.

Existe a possibilidade dos dentes voltarem à posição original?

Não há chance dos dentes voltarem à posição original, porém podem acontecer algumas acomodações pós-tratamento que podem ser minimizadas com o uso do aparelho de contenção e um tratamento bem planejado.

Em que idade deve ser realizada a primeira consulta com o Ortodontista?

Recomenda-se que a primeira visita ao ortodontista aconteça durante a troca de dentes de leite para os permanentes, conhecida como a fase de dentição mista. Um dentista clínico geral ou um odontopediatra, profissional especializado em tratamentos infantis, geralmente, consegue detectar e avaliar alguns problemas de mau posicionamento dos dentes, assim fazendo uma melhor indicação de quando deve acontecer a primeira consulta com o ortodontista.

O aparelho ortodôntico estraga os dentes?

Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, o aparelho ortodôntico não causa manchas brancas em seus dentes e, também, não causa cáries com mais frequência.

A higienização bucal é dificultada com a instalação do aparelho ortodôntico, os bráquetes colados ocupam uma grande superfície dos dentes e se tornam depósitos de sujeira e restos de alimentos, provocando o aumento de placas e tártaros, o que desencadeia problemas mais sérios. Por isso, durante o tratamento ortodôntico, é preciso tomar alguns cuidados a mais com a higiene bucal.

Há contra indicações ao tratamento ortodôntico?

Teoricamente não existem contra indicações. Todas as disfunções dentárias podem ser tratadas e revertidas de acordo com o seu grau de gravidade e, desta forma, dar ao paciente uma qualidade bucal melhor do que antes de iniciar o tratamento ortodôntico. Entretanto, há alguns requisitos básicos que precisam estar em ordem antes de dar seguimento ao tratamento, sendo uma saúde bucal favorável o principal deles. Assim, é preciso realizar um check up clínico de toda a boca e sanar outros problemas como cáries, doenças de gengiva, etc.

Além dos benefícios estéticos, quais são as vantagens do tratamento ortodôntico?

A principal vantagem do tratamento ortodôntico é alcançar uma oclusão dentária perfeita, ou o mais próxima que conseguirmos chegar dela. Uma oclusão dentária perfeita significa ter uma simetria funcional entre os dentes localizados na arcada dentária superior e inferior e, desta forma, ter melhorias orais, como uma melhor mastigação, deglutição, respiração, fala e o funcionamento harmonioso das articulações entre mandíbula e maxilar.

Quer alinhar seus dentes e conquistar o sorriso dos seus sonhos? Agende já a sua avaliação em um dos nossos consultórios associados.

Procedimentos realizados pelo especialista

  • APARELHOS FIXOS
  • APARELHOS REMOVÍVEIS