Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos

Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos

Saiba por que montar um kit de higiene bucal para seu filho é importante neste volta às aulas.

Clima de férias no ar, mas a cabeça de você mamãe e papai está lá no volta às aulas do seu filho não é mesmo?

E com toda razão você deve se preocupar. Afinal a correria em busca do material da extensa lista disponibilizada pelas escolas deixa qualquer um de cabelo em pé.

E apesar dessa lista ser bem variada, alguns materiais importantes podem ser deixados de lado e você pode nem perceber.

A American Dental Association apontou que fazer o exame odontológico é tão importante quanto as vacinas. Por acaso você já fez uma listinha dos materiais do kit de higiene bucal do seu filho? Ainda não?

Relaxa que vamos te ensinar como montar um para a volta ás aulas.

Mas antes…

Não deixe de conferir os 15 hábitos saudáveis para começar em 2019.

 

Já levou o seu filho no check up durante as férias?

Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos

Tudo bem, tudo bem, férias! Mas saiba que estar de férias não é desculpa para deixar de lado a tão importante saúde bucal.

O ideal é que, a ida ao dentista seja feita antes das férias, até porque não é nada agradável ver o seu filho sofrer de dor de dente durante uma viagem não é mesmo?

Por isso, temos algumas dicas essenciais para que a saúde bucal da criançada fique em dia durante este período (ainda dá tempo de colocar todas elas em prática).

 

  • Mantenha as três escovações diárias (principalmente depois das refeições principais)
  • Estimule o seu filho durante a escovação (que tal fazer uma escovação juntos? Assim esta tarefa pode ficar mais divertida).
  • Isso vale para crianças de até os dois anos, porém é você quem deve fazer a higiene dele ok?
  • Marque com um odontopediatria uma consulta já no começo das férias.

 

Além da grande quantidade ingerida de açúcar, e a falta de rotina típica das férias, é claro que os pequenos deixem de lado a amiga escova.

Com isso, o hábito de escovar os dentes a cada refeição, e o uso do fio dental podem ficar muito prejudicado, e pode afetar a higiene oral até o período de volta às aulas.

Imagine uma férias regada a longas horas na praia, no clube, na casa dos amiguinhos etc…

Agora imagine se, esta criança fica sem escovar os dentes em todos estes momentos e volta para a aula com o mesmo pensamento e hábito?

Com certeza todo o trabalho que você fez em incentivar a higiene bucal foi por água abaixo.

Por isso é tão importante fazer com que as férias do seu filho seja divertida, mas também consciente para que a saúde dos dentes dele não fique prejudicada.

Saiba mais sobre a cárie dental: 10 curiosidades que você precisa saber sobre a doença bucal

 

Quais os itens que podem entrar no kit de higiene bucal do meu filho?

Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos

De forma geral ter um kit completo de higiene bucal para que seu pequeno leve na volta às aulas, não é uma das tarefas mais difíceis.

Muito pelo contrário, na verdade um kit de higiene oral é bem simples e com itens que você pode achar em qualquer farmácia ou supermercado por aí.

O que realmente importa é que você, mamãe ou papai, tire um tempinho para comprar e organizar tudo de forma simples para que seu filho tenha tudo que que precisa na mochila.

 

Para o kit de higiene bucal você vai precisar de:

Escova de dentes infantil

Bom, a escova de dentes com certeza é um dos itens que não pode faltar no kit de higiene do seu filho. Mas calma, não estamos falando de qualquer escova, estamos falando da escova certa!

O ponto que você deve observar, é que escolha da escova deve ser feita de acordo com a idade do seu filho.

No mercado existem escovas para bebês e crianças, geralmente são bem explicativas e diferenciadas: com a cabeça pequena, cerdas macias e tamanho do cabo da escova menor por exemplo.

Leia também 8 Dicas para Cuidar dos Dentinhos das Crianças

 

Creme dental com flúor (e de preferência com sabores agradáveis)

É possível encontrar hoje em dia no mercado, uma grande variedade de cremes dentais específicos para crianças.

Apesar de todos estes charminhos feitos especialmente para seu filho (como embalagem e sabor), um detalhe primordial deve ser observado.

O creme dental possui flúor?

O flúor é indispensável para a prevenção da cárie, mesmo que em cremes dentais feitos para crianças essa substância venha em menor quantidade quando comparado ao creme dental de adultos.

Essa baixa concentração também ajuda a prevenir a fluorose, causada principalmente pela quantidade excessiva de flúor.  Já que as vezes as crianças tendem a ingerir uma quantidade considerável de pasta dental.

Listamos 10 Conselhos para Prevenir Cáries em Crianças

 

Fio dental em um modelo simples

Um outro item para se fazer um check na lista do kit de higiene do seu filho, é o fio dental.

Ao contrário da escova de dentes e do creme dental, o fio dental não possui modelos específicos para a turma dos baixinhos. Dois pontos importantes devem ser levados em consideração na hora de escolher aquele que vai fazer parte do kit:

Dê preferência para modelos simples, atualmente no mercado podemos encontrar variados modelos de fio dental. Para compor o kit de higiene do seu filho um modelo simples vai atendê- lo bem.

Escolha um fio dental com ação anti-cáries para que assim se evite bactérias cariogênicas.

Achou que acabou? Temos um bônus para você!

Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos
Cuidar da saúde bucal do seu filho, vai muito além de estimular uma boa higiene bucal e ter disciplina nas visitas ao dentista.

O hábito de ter uma alimentação saudável, deve ser levada em consideração na hora de preparar o seu pequeno para a volta às aulas.

E não pense que é difícil conciliar crianças com comidas saudáveis. Lanches super divertidos podem sim fazer parte da rotina das crianças.

Pensando nisso te damos um bônus com 3 opções de receitas saudáveis para colocar em prática neste volta às aulas.

 

#Lanchinho1 – Tomatinhos Cereja + Pão integral com geléia natural + Ovinhos de Codorna com Azeite + Suco Acerola

#Lanchinho2 – Bananinha sem açúcar + Cookie caseiro + 1 porção de nozes (ou qualquer nuts) + Suco de Melancia

#Lanchinho3 – Melancia em bolinhas (use um boleador) + Quadradinhos de pão integral torrado com azeite de oliva e orégano + Leite Vegetal Caseiro (amêndoas, inhame ou coco) batido com morango e banana (banana deixa docinho e não precisa de açúcar)

E aí, preparada (o) para fazer da volta às aulas do seu filho as mais saudáveis? Gostou do nosso artigo ou tem alguma sugestão? Comente aqui para a gente.

 

Já sabe quais são os alimentos que fazem mal para os dentes e gengivas?

Acesse o nosso site e encontre uma clínica perto de você. www.redeodonto.com.br

Nos acompanhe também em nossas redes sociais.

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e ... A higiene bucal é essencial para manter a beleza do sorriso e, principalmente, a saúde de toda a boca. E uma ferramenta indispensável na tarefa de lim...
Saúde bucal: quais os melhores tratamentos para o ... O mau hálito é um problema que afeta mais pessoas do que você pode imaginar. Segundo estudo da Associação Brasileira de Halitose, quatro em cada 10 br...
Você sabe do perigo que o carvão ativado causa nos...   Apesar de ser bastante utilizado para o clareamento dental, a ação do carvão ativado nos dentes ainda é um mistério tanto para leigos quan...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...

Deixe uma resposta