Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

A escova de dentes é um utensílio pessoal que você usa diariamente. Ela é um objeto imprescindível para o ser humano e é extremamente necessária para manter a higiene bucal em ordem. Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes.

 

Vendidas em farmácias e supermercados, as escovas de dentes são materiais que não podem faltar na casa de ninguém. Elas devem ser trocadas periodicamente, e por isso são compradas constantemente.

 

São vários os tamanhos e cores e, certamente, você deve saber que existem mais de um modelo. Mas você já se pegou com a dúvida sobre qual escolher? Quais o principais requisitos que devem ser atendidos na escolha da sua escova de dentes? É provável que sim!

 

O creme dental e a escova de dentes devem estar em perfeita sintonia para o bem da sua saúde bucal. Além de uma boa escovação, o material usado também deve ser muito bem escolhido para uma boa higienização

 

E mais: o material usado na escova pode interferir na sua escovação muito mais do que você imagina. Os materiais usados na produção das cerdas normalmente são compostos por fios de náilon – antigamente usava-se crina de animal, que são organizados em tufos e presos na cabeça na escova.

 

O restante da escova é o cabo, que pode variar do emborrachado para o liso, fino ou grosso, de acordo com escolha do cliente e suas necessidades na hora da escovação. O importante é escovar os dentes regularmente.

 

A escova manual é a mais usada e, tradicionalmente, está presente na casa de todos os brasileiros. São muitas marcas, modelos, cores, tamanhos, fica difícil de escolher. Mas o que deve ser considerado é o formato e o tipo.

 

Além disso, a escovação também deve ser levada em conta. É preciso escovar em movimentos circulares e horizontais para remover todos os resíduos dos dentes, mas isso é assunto para outro artigo.

 

Veja neste artigo tudo sobre este importante objeto e saiba as vantagens e desvantagens sobre cada uma delas:

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Aparelho metálico X estético: quais as diferenças e qual escolher?

 

Escova de dentes interdental

 

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

A escova interdental é aquela que tem a ponta aguda cercada de cerdas, que busca os pontos mais difíceis na hora da escovação, reforçando o procedimento na hora higiene bucal e melhorando a limpeza.

 

É uma ótima opção para limpar os espaços entre os os dentes e as gengivas, pois este é um local extremamente delicado e, se não tiver uma limpeza correta, pode acumular sujeira e criar placas bacterianas. O procedimento da escova interdental que se aloca entre os dentes e remove as partículas, prevenindo este problema.

 

A principal desvantagem desta escova é que ela costuma entortar com muita facilidade por ser fina e por ter a ponta aguda.

 

Escova de dentes elétrica

 

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

Este modelo é recomendado principalmente para pacientes debilitados, idosos ou com alguma deficiência na coordenação motora. Isso porque ele realiza parte do movimento da escovação, tornando o procedimento muito mais simples e fácil.

 

Essas escovas desempenham diferentes movimentos, algumas apenas na horizontal, outras na circular, mas nunca iguais. Opte pela que escova na circular, pois ela alcança locais mais complexos como a borda da gengiva, por exemplo.

 

A principal desvantagem dessa escova, além do seu preço um pouco elevado em relação aos modelos mais simples, e dos gastos com energia, é o seu tamanho.  Esse tipo é bem maior do que a tradicional e manual, ou seja, não cabe em muitas bolsa e não costuma ser muito convencional para viagens.

 

Isso também vai te interessar. Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros?

 

Escova de dentes unitufo

 

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

Como o nome diz, essa escova vem como apenas um tufo de cerdas e uma cabeça fina. Seu manuseio é feito dente a dente para que a higienização seja feita de forma completa.

 

O objetivo dessa escova é retirar os restos de resíduos que ficam alocados nos locais difíceis e atingir os cantos de dentes menos expostos, esta é a vantagem de usar a escova de dentes unitufo.

 

A principal desvantagem é que a escovação se torna demorada pois ela é feita dente a dente, o usuário precisa ter paciência para que a higiene seja feita por completo.

 

Escova de dentes ortodôntica

 

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

Esta opção é ideal para quem usa aparelhos ortodônticos, pois ela foi desenvolvida especificamente para acabar com a sujeira que fica acumulada nos aparelhos e no intervalo entre os dentes.

 

As cerdas que ficam no centro da escova são menores, formando um V em alguns modelos e um círculo menores em outros. Sendo assim, as cerdas inferiores são responsáveis por remover a sujeira dos dentes enquanto as centrais eliminam as do aparelho.

 

Leia também. 8 especialidades odontológicas que a Rede Odonto tem para você

 

Conheça sua escova de dentes

Há também escovas com cerdas nas laterais, cerdas de tamanhos diferentes, de tamanhos irregulares e com formatos arredondados nas pontas. A rigidez também pode ser dura, macia ou moderada.

 

Mas cuidado: essas cerdas podem ocasionar em implicações com retração na gengiva e desgaste no esmalte do dente, ocasionando na sensibilidade dentária. Escove sem muita pressão, sempre da forma adequada.

 

Quanto a cabeça da escova, quanto maior ela for, menos eficaz é a limpeza dentária, pois ela impede a chegada da escova no fundo dos dentes, aumentando a proliferação das bactérias.

 

Já o cabo é simples: o emborrachado tem textura mais fácil de se adaptar às mãos e é de mais fácil manuseio, já os lisos acumulam menos bactérias e fungos pois há menos espaços para acúmulo de umidade.

 

A escovação deve iniciar desde o nascimento dos primeiros dentes e nunca deve parar. Há escovas para crianças e creme dental sem flúor, é importante ensinar para as crianças desde pequenas a importância da higiene bucal.

 

Conhecendo mais sobre os tipos de escova de dentes, dá para escolher qual atende melhor a sua necessidade. Realizar uma boa escovação é essencial para qualquer pessoa e previne diversas doenças bucais e o mau hálito.

 

Você conheceu as vantagens e desvantagens dos principais tipos de escovas de dentes. Cuide da sua saúde bucal para afastar os problemas dentários.  Compartilhe este artigo repleto de informações para os seus amigos  na sua rede social.

 

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Quais são e a importância das 6 peças do seu apare... Você sabia que o seu aparelho ortodôntico é composto por várias peças? Além das mais conhecidas, outras não muito famosas também são de extrema impo...
Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na ...   Você sabia que, de acordo com o Jornal do Brasil, em 2019, houve um aumento de 540% (dado registrado pela ferramenta de buscas do Google) na...
Qual tipo de restauração dental mais se encaixa no... Neste artigo vamos explicar os tipos de restauração dental e suas características em detalhes. Mas é importante saber que para responder a esta pergun...
Como surge e como tratar o medo de dentista com di... Quem não conhece alguém que tenha medo de dentista ou pavor daquele famoso barulho dos aparelhos utilizados no consultório? Este ainda é um sentimento...

Deixe uma resposta