Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?

Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?

Se você está aqui é porque certamente você se preocupa com a sua saúde bucal.

 

Você é o tipo de pessoa que está sempre atenta a qualquer tipo de alteração ou anormalidade que apareça na sua boca, língua, gengiva ou dentes. E, sempre que preciso, procura por um especialista em odontologia para ajudar.

 

Então, talvez você já tenha se deparado com uma pequena bolha na parte interna dos lábios, língua ou parte interna das bochechas e se perguntou: o que será que está acontecendo com a minha saúde bucal?

 

Essas pequenas bolhas são chamadas de mucocele e são mais comuns do que você pode pensar. Neste artigo vamos explicar o que é essa doença, como ela surge, como tratá-la e também como preveni-la. Continue a leitura para saber mais sobre a mucocele!


Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

 

O que é mucocele?

 

A mucocele é uma doença manifestada por meio de um inchaço, semelhante a uma bolha, que surge normalmente na parte interna dos lábios inferiores, no interior das bochechas e na língua.

 

O surgimento da mucocele é mais comum em adolescentes entre 14 a 18 anos, mas mesmo sendo raro pode acometer outras faixas etárias.

 

Ela não é grave ou perigosa, também não é causada por nenhum tipo de vírus ou bactéria. A mucocele surge devido ao acúmulo de saliva na mucosa, formando uma pequena bolha, que pode ter de milímetros até 3 centímetros de diâmetro.

 

As lesões causadas pela mucocele não costumam causar dor. Porém, por se tratar de algo que causa incômodo na boca, alguns pacientes acabam mordendo a bolha, o que acaba gerando feridas que podem causar dor.

 

A mucocele pode desaparecer rapidamente em poucos dias ou até mesmo levar anos para que a saliva em seu interior se dissipe por completo. Por isso, se perceber que a bolha já persiste por mais de sete dias, é importante procurar um especialista.

 

 A escova ideal, leia também. Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

O que causa a mucocele?

 

Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?


Como mencionamos, a mucocele consiste no acúmulo de saliva no interior do tecido da mucosa bucal. Essa saliva pode parar dentro do tecido por diversos fatores, como:

 

  • rompimento dos canais responsáveis pelo transporte de saliva;
  • trauma como uma batida ou mordida;
  • formação de cálculos nos condutos de saliva, que acabam bloqueando a passagem do fluido e provocando a formação da mucocele.

Todas essas condições interferem de alguma forma no funcionamento normal das glândulas salivares. E, como a produção de saliva nunca é interrompida, o líquido acaba se acumulando em algum local, ocasionando a bolha da mucocele.

 

Porém, vale lembrar que somente um profissional de odontologia é capacitado para diagnosticar corretamente a mucocele.

 

Assim, como falamos, se o inchaço persistir, marque uma consulta com o seu dentista para descartar a possibilidade de problemas bucais que demandem maior atenção. 

 

Qual a diferença entre rânula e mucocele?

 

É comum ocorrer a confusão entre o que é rânula e o que é mucocele. Isso porque rânula é o termo odontológico usado para definir as mucoceles que aparecem no assoalho bucal (em baixo da língua). 

 

Além disso, a origem também é diferente. As rânulas, na maioria das vezes, são causadas pelo rompimento do ducto submandibular, uma grande glândula salivar. Enquanto a mucocele tem origem no rompimento de glândulas bem menores.

 

Isso também vai te interessar. Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

Como tratar corretamente a mucocele?

 

Após receber o diagnóstico de mucocele, é a hora de começar o tratamento. A boa notícia é que, dependendo do caso, não é preciso fazer qualquer tipo de intervenção, já que em muitos casos a bolha se desfaz sozinha em alguns dias, como mencionamos anteriormente.

 

Porém, se o canal rompido não se fechar sozinho e a saliva acumulada não for absorvida naturalmente, pode ser o caso do dentista realizar uma pequena cirurgia para remover a glândula afetada.

 

Se a cirurgia for necessária, não é preciso se preocupar. Trata-se de um procedimento simples, que não precisa de internação. É indicado apenas que o paciente fique de repouso, sem fazer grande esforço físico ou movimento bruscos com a cabeça por ao menos 2 dias.

 

O repouso após o procedimento é fundamental para a boa recuperação e cicatrização completa da mucocele, evitando que ela volte em poucos dias.

 

É possível prevenir o aparecimento da mucocele?

 

Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?

 

Não existe uma forma de prevenir 100% as chances de a mucocele aparecer, pois alguns canais que transportam salivas podem se romper espontaneamente.  Entretanto, alguns cuidados podem ajudar a evitar o surgimento das bolhas, como:

 

  • morder lápis ou canetas;
  • morder lábios e parte interna das bochechas;
  • mastigar com cuidado para evitar morder a língua ou parte interna da boca por acidente.

Essas são algumas atitudes simples que podem evitar que as glândulas salivares sofram traumas que gerem a mucocele.

 

Como você pode aprender ao longo deste artigo, a mucocele é um problema muito comum e que atinge a saúde bucal de cerca de 150 mil pessoas todos os anos no Brasil, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Mas a boa notícia é que, com o diagnóstico correto, não há com o que se preocupar, pois a lesão de mucocele pode ser tratada no próprio consultório odontológico.

 

Contudo, caso a bolha não desapareça em poucos dias, procure um dentista.

 

Quer saber mais sobre como prevenir doenças e cuidar corretamente da sua saúde bucal para manter um sorriso sempre bonito e, claro, saudável?

 

Clique aqui e acesse o nosso site para saber tudo sobre como cuidar bem da sua saúde bucal!

 

Posts Relacionados

4 dicas importantes de cuidados com os dentes no v... Estar de férias não é desculpa para deixar a saúde da sua boca de lado. Confira 4 dicas para dentes mais saudáveis no verão. A estação mais quente ...
Você sabe do perigo que o carvão ativado causa nos...   Apesar de ser bastante utilizado para o clareamento dental, a ação do carvão ativado nos dentes ainda é um mistério tanto para leigos quan...
Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escov...   A escova de dentes é um utensílio pessoal que você usa diariamente. Ela é um objeto imprescindível para o ser humano e é extremamente necess...
5 alimentos da ceia de natal que prejudicam a saúd... O Natal está chegando e com ele muitas delícias. Descubra aqui quais os alimentos da ceia de Natal que prejudicam a saúde da sua boca. Que essa épo...

Deixe uma resposta