Saúde bucal não sai de férias: 6 razões para levar seu filho no dentista

Saúde bucal não sai de férias: 6 razões para levar seu filho no dentista

 

O mês de julho não é um mês qualquer, não para quem é criança ou para quem tem filhos em idade escolar. Isso porque o sétimo mês do ano traz consigo as tão esperadas férias. Os dias de folgas podem ser muito bem aproveitados quando cuidamos da saúde bucal dos pequenos.

 

Os dentistas recomendam que tanto crianças quanto adolescentes e adultos devem fazer consultas preventivas de seis em 6 meses para verificar como anda a saúde bucal e tratar qualquer problema ainda no início. Então, que tal unir o útil ao agradável e aproveitar os dias de férias em julho para fazer aquela visita especial ao dentista? Neste texto vamos listar 6 razões para levar seu filho ao dentista regularmente. Leia este artigo até o fim para descobrir todas elas.

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para sua boca

 

1- Previne cáries e outros problemas bucais

 

A cárie é a maior vilã da saúde bucal infantil. O principal motivo é o grande consumo de doces, o principal causador desse problema bucal e também da placa bacteriana, é a escovação que nem sempre é feita corretamente. Além disso, a falta de escovação correta também pode causar um problema muito incômodo ainda na infância: o mau hálito.

 

O momento das férias é perfeito para fazer um check-up na saúde bucal dos pequenos com uma consulta ao dentista e também ficar de olho se a escovação está sendo feita da forma correta. Afinal, com eles em casa fica muito mais fácil para ensinar a cuidar bem dos dentes das crianças.

 

2- Evita complicações durante a viagem de férias

 

Saúde bucal não sai de férias: 6 razões para levar seu filho no dentista

Já pensou como seria sair de férias com as crianças para outra cidade ou país e, chegando lá, ter que interromper toda a programação da viagem por conta de uma dor de dente dos pequenos? Isso seria algo terrível e que acabaria prejudicando os momentos de diversão em família, além da preocupação em relação à causa do problema. Antes de viajar, agende uma consulta com o dentista para verificar se está tudo bem, se não é necessário realizar algum procedimento ou tratamento.

 

Dessa forma, os momentos de férias em família serão muito melhor aproveitados sabendo que a saúde bucal das crianças está perfeita.

 

3- Não é preciso faltar na escola ou em algum curso

 

As crianças têm uma agenda tão concorrida quanto a dos adultos. Além da escola regular, são diversas atividades como cursos de idiomas, informática e esportes que preenchem os horários durante a semana. Por isso, algumas vezes a consulta com o dentista acaba não encontrando espaço entre as atividades diárias.

 

Assim, as férias se tornam o momento ideal para aproveitar os dias mais livres e cuidar da saúde bucal sem prejudicar algum outro compromisso. Marque logo nos primeiros dias de férias para garantir o horário ideal e caso seja preciso agendar retorno.

 

Isso também vai te interessar. Quais são e como evitar problemas dentários associados ao diabetes?

 

4- Facilita a adaptação ou recuperação em caso de procedimentos

 

Caso seu filho já esteja com cárie, placa bacteriana ou algum outro problema bucal que necessite de alguma intervenção,  realizá-la durante as férias será muito mais seguro. Isso porque você poderá acompanhar de perto a recuperação, alimentação e escovação dos dentes após o procedimento. Diferente do que aconteceria se a criança estivesse a maior parte do dia na escola ou em algum curso extra. Dessa forma, a recuperação é mais rápida e tranquila tanto para os pais quanto para a criança.

 

5- É possível monitorar os cuidados de perto

 

Saúde bucal não sai de férias: 6 razões para levar seu filho no dentista

 

A falta de rotina das férias pode fazer com que as crianças se esqueçam dos cuidados com a saúde bucal. Por isso, aproveitar o momento das férias para fazer uma visita ao dentista é uma ótima oportunidade de lembrá-los de escovar os dentes corretamente.

 

Além disso, por ser uma período de maior liberdade de descontração, é comum que o consumo de alimentos ricos em açúcar, como chocolates, bolos, biscoitos, refrigerantes entre tantas outras guloseimas aumente durante os dias de folga. Inclusive, os alimentos ricos em açúcar são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da famosa e temida cárie e da placa bacteriana.

 

Esse é mais um motivo para agendar a consulta com o dentista para julho e evitar que os abusos das férias de inverno se tornem problemas maiores nas férias de verão.

 

Não deixe de ler também. Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?

 

6- Ensina a criança como é importante cuidar da saúde bucal

 

Com as crianças em casa por alguns dias, fica mais fácil ensiná-las de perto o quão importante é a saúde bucal. Além de mostrar como deve ser feita a escovação da forma correta, com o uso de fio dental entre todos os dentes e, para finalizar, o enxaguante. 

 

Torne esse momento o mais divertido possível para conquistar o interesse das crianças e tirar a imagem de “coisa chata” que os cuidados com a saúde bucal costumam ter para os pequenos. Também é possível falar sobre o impacto da alimentação nos dentes. Você já conhece algumas das principais razões em aproveitar as férias para levar seu filho ao dentista. Que tal conferir a sua agenda, verificar as datas livres em julho e já ligar para o dentista?

 

Lembre-se que as férias passam rápido e quando menos percebemos. Aproveite o período para fazer com que elas aprendam mais sobre a saúde bucal e os principais cuidados.

 

Quer ter acesso a mais informações sobre como cuidar da saúde bucal dos seus filhos? Acesse nosso site e confira outros conteúdos como este.

 

Posts Relacionados

Saúde bucal: quais os 4 principais tipos de dentes... Você conhece todos os dentes presentes na sua boca? Saiba que cada um deles tem sua própria função e são de extrema importância para a sua saúde bucal...
Como usar máscara de tecido corretamente e se prev... O Brasil está passando por um momento delicado com a chegada do novo coronavírus e o uso de máscara, até então, é a melhor maneira de proteção. Por is...
8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...
Xô dor! Como aliviar a dor de dente e quais as mel... Quem aí já sentiu dor de dente? Se você já passou por isso, sabe que ela é tão incômoda que te deixa desconcentrado até para a mais simples tarefa do ...

Deixe uma resposta