Saúde bucal: 6 problemas que afetam a sua gengiva pela má higiene
Antes de falarmos sobre problemas, vamos lembrar alguns fatos importantes sobre saúde bucal. Saúde bucal importa. A boca nos conecta com outras partes do nosso corpo. Ela também faz parte do rosto, responsável também por expressar nossos sentimentos, um sorriso, por exemplo. E a sua saúde deve ser preservada.
Mas como fazer isso? Mantendo uma boa higiene bucal. Caso contrário, você vai ter que lidar com uma série de problemas.
Hoje, vamos alertar para o que pode acontecer com a sua gengiva e as consequências destes problemas, que vão desde perda da autoestima, oportunidades de emprego e dificuldades na vida amorosa até complicações cardíacas mais graves. É importantíssimo realizar limpeza profissional com o seu dentista de seis em seis meses. Continue a leitura e saiba que ter uma saúde bucal em dia faz toda a diferença.
#Problema 1 – Tártaro
O tártaro pode afetar, além dos dentes, a gengiva. Por esse e outros motivos, ele precisa ser evitado ou tratado o mais rápido possível. Você sabe como ele é formado na sua boca? Uma “película” de bactérias, chamada de placa bacteriana, é formada em volta dos dentes. É essa placa que se transforma no famoso tártaro. A parte inferior do dente fica com mancha amarela ou até amarronzada.
É aí que mora o perigo porque é nesse estágio que as bactérias são capazes de evoluir para doenças periodontais.
Você sabe como evitá-lo? Tudo ocorre quando não há uma higienização correta, ou seja, se escovar bem e com regularidade os dentes a película não se forma. Você sabe como tratá-lo? Apenas o dentista pode realizar o procedimento de retirada do tártaro. Com uma limpeza profunda é possível retirar toda a placa bacteriana para um sorriso mais saudável.
#Problema 2 – Sorriso desagradável
Um sorriso desagradável pode ser causado pelo tártaro resultando em problemas periodontais como retração gengival e perda óssea. Os dentes amarelados prejudicam muito a estética e a autoestima. Com certeza, você não quer se apresentar desta forma para as pessoas. O crescente acúmulo de tártaro nos dentes possibilita a formação de uma massa amarelada que os encobre, além da retração gengival e perda óssea.
Você sabe como evitá-lo? Para evitar é fundamental visitar o seu dentista e realizar a raspagem de tártaro para dar tchau ao aspecto sujo e desagradável na sua boca.
#Problema 3 – Gengivite
Você sabe quais são os sintomas e o que causa a gengivite? Sempre quando você perceber algo de diferente na sua boca, vá ao dentista já que só ele pode realizar o diagnóstico correto. A gengivite é normalmente caracterizada por sangramento constante ao escovar os dentes, gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis. É o acúmulo de placa bacteriana entre as gengivas e os dentes que ocasiona essa inflamação.
Você sabe como evitá-lo? Para evitar é fundamental visitar o seu dentista e realizar a limpeza de seis em seis meses. Se não tratada pode resultar em doenças cardíacas e perdas de um ou mais dentes.
#Problema 4 – Periodontite
E quando a gengivite não é tratada?Agora é a vez da periodontite. Uma inflamação em que os ligamentos e ossos que sustentam os seus dentes são afetados de forma profunda. Neste caso, quem for afetado vai sofrer com sintomas desagradáveis como dificuldade de mastigação, na fala e dependendo da gravidade a perda dos dentes.
#Problema 5 – Gengivas afastadas dos dentes: propícias a causar problemas cardíacos
É mais do que sério esse assunto. Os germes e bactérias associados à gengivite e periodontite avançada podem migrar através da corrente sanguínea para o seu sistema cardíaco, a Endocardite bacteriana. Isso coloca o seu coração em graves riscos já que o órgão pode ser afetado por infecção nas válvulas, artérias cardíacas ou nos tecidos com chances de levar até à morte.
Um estudo da Universidade Federal do Piauí demonstrou que a endocardite é fatal em 21% dos casos em que há má formação cardíaca e em 50% dos casos em que o paciente tem uma prótese cardíaca. Por isso, não deixe de manter as consultas com o seu dentista em dia.
#Problema 6 – Mau hálito pode vir da gengiva
A halitose pode ser consequência de uma má higiene bucal já que é um dos sintomas de bactérias nas gengivas.
Como evitar estes problemas e ter uma saúde bucal em dia?
O segredo é comparecer ao dentista a cada seis meses. Assim, você terá um acompanhamento da sua saúde bucal com quem realmente é especializado no assunto. Só ele é capaz de analisar aspectos de toda a sua boca, até da garganta. Com o diagnóstico preciso, o tratamento em fase inicial é mais eficiente. Mantenha também uma boa higienização bucal constante.
Nas nossas redes sociais você pode acompanhar outras dicas como estas. Se ainda não segue o nosso perfil, corre lá no Instagram (@redeodonto).