Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A data serve para alertar as pessoas que ainda fumam e estão presas neste vício sobre o mal que o cigarro faz para a saúde respiratória. Mas você sabia que o cigarro também é altamente prejudicial à saúde bucal?

 

Quando falamos sobre cigarro e os males que o tabagismo causa à saúde, logo vem em mente as doenças pulmonares, como câncer de pulmão, bronquite, enfisema pulmonar etc.

 

O foco maior é dado aos problemas respiratórios. Porém, o vício em nicotina é altamente nocivo para todos os órgão do corpo, e isso inclui a saúde bucal.

Quer saber quais são as doenças bucais mais graves e recorrentes? Continue a leitura deste artigo até o fim e previna-se.

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

Câncer de boca

 

O câncer de boca, assim como os outros tipos da doença, é causado pela mutação genética de células, inicialmente sadias, da boca. Esse processo por ocorrer de várias formas e o tabagismo tem grande influência para desencadear esse processo de mutação celular.

 

O que comprova isso é o fato de a maioria dos pacientes diagnosticados com câncer de boca, são ou eram fumantes. Ou seja, o cigarro é um dos principais causadores dos tumores de boca.

 

Ao inalar as substâncias químicas prejudiciais presentes no cigarro, elas passam primeiro pela boca e, em seguida, pela garganta antes de atingir os pulmões. A exposição contínua à essas substâncias altera o processo de formação celular, desencadeando um câncer bucal, que pode atingir também língua e garganta.

 

O câncer bucal exige um tratamento intenso, que pode fazer uso de quimioterapia e radioterapia, além de outros remédios para controlar os efeitos colaterais do próprio tratamento. Porém, caso não seja tratado corretamente, tumores malignos bucais pode ser fatais.

 

E parar de fumar é a melhor, e única, forma de prevenir o surgimento de tumores que comprometem a saúde bucal.

 

Gengivite e doença periodontal

 

 

Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

A gengivite é a inflamação das gengivas, comumente causada por bactérias acumulados por, por exemplo, higiene inadequada, que podem até mesmo levar à perda dos dentes.

 

A doença periodontal é uma gengivite mais grave.

 

Os fumantes têm muito mais riscos de desenvolver esta doença.

 

O vício interfere diretamente no sistema imunológico, tornando ainda mais difícil ao corpo combater as bactérias causadoras da doença periodontal, que atinge as gengivas e a estrutura óssea da boca.

 

Inclusive, o tratamento da doença periodontal em fumantes leva mais tempo do que em pessoas que não fumam, exatamente pela capacidade cicatrizante estar comprometida pelo tabagismo.

 

Quando a doença periodontal não é tratada corretamente ou o tratamento não corresponde como o esperado pela saúde bucal estar comprometida, a inflamação pode passar para a corrente sanguínea, causando complicações.

 

Por isso, se ao fazer a escovação de rotina, você perceber qualquer tipo de sangramento ou desconforto, procure por um dentista o quanto antes para evitar complicações futuras relacionadas a uma possível gengivite.

 

Isso também vai te interessar. Aparelho metálico X estético: quais as diferenças e qual escolher?

 

Mau hálito e dentes manchados

 

Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

Além de causar doenças graves, como o câncer bucal e a doença periodontal, que pode causar problemas cardíacos e até levar à morte, o vício em tabaco também compromete a beleza dos dentes.

 

O alcatrão, substância presente no cigarro, é o responsável por manchar o esmalte dentário, dando um aspecto desagradável aos dentes, como se estivessem sujos e mal cuidados.

 

Além disso, o cigarro também é responsável por causar mau hálito, por conta da interação do tabaco com os resíduos de alimentos e sucos gástricos. O fumo também pode afetar na recuperação bucal após a extração de um dente, infectado o local dos pontos pelo acúmulo de bactérias.

 

Certamente, você não quer acabar com a sua saúde bucal e sua qualidade de vida, correndo o risco de desenvolver essas doenças. Afinal, algumas delas podem ser fatais. Porém, não existe outro caminho para preveni-las que não seja abandonar o cigarro de uma vez por todas!

 

Sabemos que parar de fumar é um verdadeiro desafio. É comum que muitas pessoas acreditem ser impossível vender o vício após anos convivendo com ele. Porém, saiba que com foco e força de vontade viver sem cigarro é um realidade. E os benefícios são inúmeros!

 

Leia também. Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros?

 

Parar de fumar dá vida nova ao seu sorriso.

 

A nicotina, além de viciar, acumula no esmalte que reveste os dentes, estimulando a produção de melanina. Por isso, é tão comum que fumantes tenham um sorriso amarelado, com os dentes manchados.

 

A gengiva e a parte interna da bochecha também podem adquirir manchas devido ao vício.

 

O bom é que, ao parar de fumar, esses danos podem ser revertidos mais rápidos do que você imagina. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um ex-fumante pode sentir os benefícios quase que imediatamente após parar de fumar.

 

Após 20 minutos sem fumar um cigarro, a pressão sanguínea e a pulsação já desaceleram.

 

Cerca de 2 horas sem colocar nicotina no corpo, não há mais resíduo da substância no organismo. Ou seja, seu corpo pode sim se livrar aos poucos dos males causados pelo cigarro.

 

Aproveite essa data tão importante para compartilhar este post em suas redes sociais. Marque aquele amigo ou familiar que está precisando de um incentivo para largar fumo.

 

Conte com a Rede Odonto. Não deixe de nos acompanhar também em nossas redes sociais. 

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Dia Nacional da Saúde Bucal: como anda a saúde da ... No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Saiba porque essa data deve ser levada a sério. Com o objetivo de conscientizar a ...
8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...
Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na ...   Você sabia que, de acordo com o Jornal do Brasil, em 2019, houve um aumento de 540% (dado registrado pela ferramenta de buscas do Google) na...
Como curtir o carnaval mantendo a sua saúde bucal ... Curtir o carnaval é bacana, mas manter a saúde bucal em dia é ainda melhor. Ainda que os quatro dias de carnaval passem rápido, precisamos ter algun...

Deixe uma resposta