Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos

Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos

O clareamento dental está cada vez mais comum. Esta é uma forma segura, prática e rápida para deixar o sorriso reluzente! Mas quem tem vontade ou já fez o clareamento deve manter o acompanhamento com um dentista e tomar alguns cuidados importantes, como ficar longe desses 11 alimentos. Observação: é essencial ter em mente que quanto mais ingerirmos alimentos que mancham os dentes, menor será a longevidade do tratamento, ou seja, o tom branco sairá mais rapidamente.

 

Café 

 

Se você é como a maioria dos mineiros, o café está bastante presente no seu dia a dia. Então, aí vai um recado importante. O pigmento marrom escuro que dá cor a este saboroso líquido que tanto amamos é o culpado por manchar os dentes. Apesar de já existirem alguns estudos mostrando que, ao ingerir o produto, não há alteração no processo do clareamento, eles são muito recentes e pouco confiáveis. Por isso, o indicado é não beber café pelo curto período do tratamento

 

Chá

 

Chá-preto, chá-mate, de frutas vermelhas ou amarelas e hibisco são alguns exemplos de chás que mais mancham os dentes e não devem ser consumidos durante o clareamento dental. Isso porque são produtos que imprimem tanto cor à água quanto aos dentes. Caso você não consiga ficar sem tomar pelo menos uma xícara por dia, escolha opções com cores mais claras ou tome com leite.

 

Vinho tinto e suco de uva integral

 

Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos

Algumas bebidas com alto potencial para manchar os dentes, como o vinho tinto e o suco de uva integral devem passar longe da sua dieta neste período. Isso porque ambos são tingidos naturalmente pelo pigmento roxo da casca da uva.


Chocolate

 

Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos

Há uma grande discussão se chocolate pode ou não ser consumido por quem escolheu fazer este tratamento. A grande questão é que o cacau é o maior responsável pela coloração marrom intensa deste alimento, além de ser o principal ingrediente presente no mesmo. Ao mastigar, este pigmento vai sendo absorvido pelos dentes, o que pode resultar em um possível amarelamento. Neste caso, tente evitar ao máximo o chocolate. Os chocólatras que eventualmente não se controlarem, basta fazer bochechos com água e escovar os dentes após a degustação.

 

Alimentos com pigmentos roxos: açaí, beterraba e mirtilo

 

O açaí, a beterraba e o mirtilo são alguns dos alimentos que possuem a coloração roxa devido à antocianina, uma substância antioxidante. Ela faz bem para a saúde, mas pode não fazer bem para o clareamento dental, causando as temidas manchas. A dica, neste caso, é a mesma para o chocolate. Caso você dê uma escapada e coma eventualmente, faça bochechos com água e, em seguida, aquela boa escovação.

 

Molho de soja (shoyu) e molho inglês

 

Este tipo de alimento também deve ser evitado. Como já vimos anteriormente é o tom extremamente escuro do shoyu e do molho inglês que também podem ficar nos dentes, causando as manchas e prejudicando o resultado do clareamento dental.

 

Ketchup e molho de tomate

 

Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos


Aqui a culpa toda é do pigmento vermelho do tomate. Como ele está presente de forma concentrada no ketchup e nos molhos de tomate, seu procedimento não vai ser eficiente caso sejam muito consumidos.


Refrigerantes escuros

 

Se o café e até mesmo chás devem ficar de lado nos dias em questão, com os refrigerantes escuros não seria diferente, como os de cola, uva e laranja. Todos eles possuem uma quantidade significante de corantes que podem manchar os dentes. Sem contar que este tipo de líquido pode provocar manchas e sensibilidade.

 

Biscoitos

 

Você sabia que a maior parte dos biscoitos, não só possuem, como são ricos em corantes artificiais? E corantes artificiais você já sabe, não é? Têm grandes chances de atrapalhar os resultados do clareamento dental. Guarde a ansiedade para conseguir saboreá-los depois que o procedimento acabar e seu dentista liberar. Evite ao máximo!

 

Doces

 

Quer fazer ou fez o clareamento dental? Fique longe desses 11 alimentos


O décimo alimento para ser evitado são os doces. Sabe por quê? O tempo que eles permanecem em sua boca enquanto os mastiga ou saboreia é mais do que suficiente para deixar seus pigmentos na superfície dentária. Mais um ponto para o amarelado nos dentes, menos vários pontos para o clareamento.

 

Alimentos muito ácidos

 

Anote aí, evite ao máximo:

 

  • Frutas cítricas, como laranja, limão, maracujá, abacaxi, mexerica, ameixa e kiwi; 
  • Alguns temperos ácidos, como vinagre;
  • Bebidas alcoólicas e refrigerantes.

 

Obs.: evite também vitamina C efervescente.

 

Isso porque ao ingerir alimentos ácidos você acaba deixando os dentes mais sensíveis aos pigmentos de outros alimentos.

 

Pensou em clareamento dental? Fique de olho também

 

Batons de cores fortes

 

Neste período, opte apenas por tonalidades claras, já que os batons mais escuros, como o vermelho, podem manchar a superfície dos dentes. 

 

Cigarro

 

Cigarro e sorriso saudável não combinam. Este consumo causa enfraquecimento e amarela os dentes, causa danos às gengivas e cárie. Durante o clareamento ele continua sendo um grande inimigo. Caso tenha dificuldades em largar o hábito de fumar de vez, peça indicação de alternativas como adesivos de nicotina para um especialista. 

 

Higiene bucal

 

Escolha pastas dentais sem corantes artificiais e escove os dentes sempre após as refeições. E, claro, não se esqueça de usar o fio dental. Dentes brancos e bonitos só são possíveis com a boa higiene bucal

 

Visitas ao seu dentista periodicamente

 

Acompanhar a saúde da sua boca é imprescindível para um sorriso bonito. E quem deve fazer isso é um especialista juntamente com seu autocuidado. Faça uma consulta a cada 6 meses e observe possíveis alterações na cor do seu sorriso. É possível realizar uma manutenção rápida para potencializar a duração do clareamento caso seus dentes escureçam um pouco antes do tempo previsto para um próximo tratamento.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Não deixe de seguir as nossas redes sociais! Acesse o nosso site e marque agora uma avaliação. 

 

Posts Relacionados

Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após... A hipersensibilidade dental pode surgir após o clareamento dental, como ação ao procedimento.   Se você está sentindo uma dor aguda nos d...
Quais são os alimentos que fazem mal para os dente... Conheça os 7 alimentos que são os verdadeiros “vilões” para seus dentes e gengivas. Essa semana é comemorada o dia mundial da alimentação. E desde ...
Como ter um implante dentário pode fazer a diferen... A saúde do nosso corpo está intimamente relacionada com a nossa saúde bucal. Engana-se - e muito - quem pensa que uma não tem nada a ver com a outra. ...
O que é e como a laserterapia pode ser usada na od... Este procedimento que utiliza raios laser é um tipo de tratamento muito utilizado em diversas áreas da medicina, inclusive na odontologia, e que tem t...

Deixe uma resposta