Quais são os alimentos que fazem mal para os dentes e gengivas?

Quais são os alimentos que fazem mal para os dentes e gengivas?

Conheça os 7 alimentos que são os verdadeiros “vilões” para seus dentes e gengivas.

Essa semana é comemorada o dia mundial da alimentação. E desde pequenos nós costumávamos ouvir dos nossos pais ou dentistas coisas como “bala faz mal para os dentes”, ou “escova esses dentes depois da sobremesa”.

Mas será que esses são os únicos alimentos que fazem um verdadeiro estrago nos seus dentes e gengivas? Já vamos adiantar que a lista é maior do que imaginávamos.

Assim como alguns alimentos são verdadeiros aliados para a nossa saúde bucal, outros no entanto só dão prejuízos aos nossos dentes e gengivas. Sabia que alguns alimentos podem causar erosão, manchas e até mesmo fraturas nos dentes?

Se a respostas for não, relaxa, na semana do dia mundial da alimentação listamos aqui 7 alimentos que afetam diretamente a saúde da sua boca.

 

Conheça as 10 dicas de alimentos que deixam os seus dentes mais fortes e brancos

 

Balas (duras)

 

balas

Pra quem acha que chupar balas duras é algo inofensivo, aí vai uma realidade, esse tipo de alimento não é nada recomendável se o seu objetivo é ter uma boca saudável.

Você pega uma bala, coloca na boca e começa a chupar, já parou para pensar em quanto tempo essa bala vai ficar liberando açúcar nos seus dentes? Não?

Então imagina 5 minutos em que seus dentes estão expostos a uma quantidade grande de açúcar, em contato direto e contínuo. Parece que não é uma das melhores coisas não é?

E cá pra nós, quase ninguém possui o hábito de escovar os dentes após chupar uma bala. Pelo contrário, a maioria das pessoas costumam até substituir a escovação pela bala, com o objetivo de não ficar com mau hálito após o almoço.

É importante saber que se você possui esse tipo de hábito seus dentes, sua gengiva e a saúde da sua boca em geral estão sendo prejudicados.

A boca é um lugar úmido e quente, habitat ideal para a proliferação de bactérias e placas, que são atraídos principalmente pelo açúcar contido na boca.

Por isso, evite esse tipo de alimento o máximo que der, e caso queira mesmo assim, leve sempre uma escova dental na bolsa.

E lembre-se, balas após o almoço podem até tirar o mau hálito, mas nunca irão substituir a escovação.

 

Frutas cítricas

 

frutas cítricas

Quem aí não gosta de um suco de laranja ou uma limonada? Acho que todo mundo né.

Mas sabia que frutas cítricas podem ser muito prejudiciais a sua saúde bucal? Vamos explicar o porquê.

Alimentos cítricos como, limão, laranja, abacaxi, mexerica entre outros possuem alto teor de acidez.

Essa acidez em contato com os dentes pode fazer com que ocorra a “erosão ácida”, com isso a camada externa dos seus dentes como o esmalte por exemplo, começam a se desgastar.

Isso pode facilitar ainda mais o aparecimento de cáries, pois a camada protetora dos dentes está desprotegida, além de fazer com que sua gengiva fique mais sensível devida a grande quantidade de ácido que entra em contato com ela.

Não estamos falando que você deve parar de consumir esse tipo de alimento, mas saiba que tudo em demasia faz mal a saúde tanto do seu corpo em geral, quanto para a sua saúde bucal.

 

Entenda, frutas cítricas fazem mal aos dentes?

 

Café com açúcar

 

café com açúcar

Ah, o nosso querido café, amigo de todas as horas. Que é uma questão cultural brasileiro tomar café o dia todo, disso ninguém dúvida, mas sabia que o excelentíssimo alimento pode ser um vilão quando se trata da saúde da sua boca?

Isso porque o café possui pigmentos que ocasiona o escurecimento dos dentes, deixando- os mais amarelados e esteticamente mais “feios”.

Mas nós estamos falando de café com açúcar não é mesmo? Já sabemos que o açúcar não é muito amigo dos dentes e da saúde bucal, e que devemos sempre evitar ao máximo alimentos que contenham muito açúcar.

O que recomendamos é, evite tomar café a todo momento. Além disso, procure adoçar com o mínimo de açúcar possível, ou substitua com açúcares naturais, como o xilitol.

 

Leia também 5 bebidas que você deve evitar durante o clareamento dental.

 

Refrigerante

 

refrigerante

Aposto que muitos de vocês já ouviram falar que refrigerante não faz bem para os dentes. Seja quem for que te disse isso, essa pessoa estava certíssima.

E não importa se é “Zero”, “Diet”, “Light”, ou qualquer outro termo utilizado para fazer com que esse alimento pareça saudável.

Refrigerantes não são e nunca serão uma opção saudável para saúde da sua boca.

Os refrigerantes em geral se destacam como uma das fontes principais de cárie dental, atingindo muitas pessoas em faixas etárias diferentes.

Esse tipo de bebida é rica em ácidos e subprodutos que contêm uma quantidade elevadíssima de açúcar que, quando combinadas desmineralizam o esmalte dental, contribuindo para o aparecimento da cárie, além de manchas nos dentes.

 

Castanhas (duras)

 

castanhas

No geral castanhas fazem muito bem para todo  nosso organismo, as fibras e as proteínas presentes nesse tipo de alimento, fazem com que o nosso organismo tenha um excelente funcionamento.

Apesar dos benefícios para a pele, cabelos e bem estar, infelizmente as castanhas possuem um lado ruim.

As castanhas, especialmente as mais duras, possuem a possibilidade de quebrar o esmalte natural dos dentes, deixando- o desprotegido.

Além disso, se você usa aparelhos ortodônticos ou implantes dentários, é indicado que você exclua esse tipo de alimento da sua dieta, pois existem grandes chances de serem danificados.

Se você é um fã de carteirinha desse alimento, uma opção é comer as castanhas em pedaços menores, para que assim a mastigação seja facilitada.

Outra alternativa deliciosa, é consumir as castanhas em forma de pasta, cremes, etc.

 

Leia também 7 curiosidades que você precisa saber sobre a ortodontia

 

Alimentos ricos em carboidratos

 

carboidratos

Massas, pães, tubérculos no geral, a lista de alimentos ricos em carboidratos é extensa, e dão água na boca.

Geralmente são consumidos no nosso dia a dia, mas sabia que esse tipo de alimento pode fazer muito mal para a saúde da sua boca?

Alimentos com muito amido, como esses listados acima, para que sejam absorvidos pelo nosso organismo são metabolizados como açúcares na digestão.

Com isso possibilitam juntamente com as bactérias, a produção do ácido que danifica o esmalte dos dentes.

Além disso, esse tipo de alimento quando mastigado, costumam ficar pegajosos e grudam com mais facilidade nos dentes, ocasionando a proliferação de bactérias.

 

Vinhos

 

 

vinhos

No geral, vinhos não fazem mal à saúde, e muitos profissionais da área até indicam tomar ao menos um taça de vinho por dia.

Mas assim como outros tipos de alimentos a exceções quanto ao consumo dessa bebida.

O vinho tinto possui a pigmentação natural da uva, esses pigmentos são capazes de se fixarem no esmalte dos dentes, fazendo com que manchas surjam a longo prazo, isso se caso o consumo não for moderado.

Por outro lado, o vinho branco parece ser mais inofensivo que o tinto, talvez por não conter muita pigmentação, mas ao contrário do que muitos pensam o vinho branco possui alto teor de acidez, até mais elevado do que o vinho tinto.

Essa acidez presente no vinho branco compromete e muito a proteção dos dentes, fazendo com que ocorra a corrosão do esmalte dos dentes, auxiliando assim o aparecimento de manchas e cáries.

Por isso, é indicado que uma taça de vinho seja acompanhado por um copo de água, de preferência com gás, para que assim a carbonatação presente no gás ajuda a diminuir a acidez, mas o mais importante é que a boca não fique seca.

É importante ressaltar que, nenhum alimento deve ser excluído totalmente da sua alimentação, mas que é necessário que haja moderação.

Não se esqueça também que a escovação, o uso do fio dental e a visita regular ao seu dentista fazem toda a diferença na sua saúde bucal.

E aí gostou das nossas dicas? Quer saber como encontrar uma clínica da Rede Odonto mais próxima de você?

Então, acesse nosso site e faça agora o seu agendamento.

 

Saiba 5 passos de como fazer o agendamento online nas clínicas odontológicas .

 

assinatura Dr. Sorriso

 

Posts Relacionados

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de de...     Das mais simples às mais modernas, para cada sorriso um tipo. Já sabe como escolher a escova de dente certa para você? Que este é ...
3 motivos para aproveitar as férias de julho para ... Finalmente as férias de julho chegaram dando aquele tempo para descansar e se divertir. Chegou a hora de se deliciar com gostosuras e guloseimas, além...
Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te p...   31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A data serve para alertar as pessoas que ainda fumam e estão presas neste vício sobre o mal q...
8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...

Deixe uma resposta