Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos seus dentes nesta época

Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos seus dentes nesta época

 

 

A Páscoa é um data de muita alegria, união e comemoração. Além disso, ela também é uma das épocas mais gostosas do ano – senão a mais gostosa de todas!

 

E não é à toa, afinal, com a data surge os ovos de Páscoa feitos de chocolate, de todos os tipos e sabores que encantam e enchem os olhos de crianças e adultos de todas as idades.

 

Opções não faltam. São ovos crocantes, ao leite, recheados, trufados, ovos de colher, enfim, tem para todos os gostos. Porém, mais difícil que escolher qual o seu tipo de ovo de Páscoa preferido, é cuidar dos dentes corretamente no meio de tantos doces.

 

Comer chocolate não faz mal. Porém, o perigo está na imensa quantidade de açúcar contida nos ovos e nos seus recheios.

 

Apesar de delicioso, o açúcar é um grande vilão para a nossa saúde bucal. Quando não removido dos dentes corretamente, contribui para a formação de placa e se torna o principal causador da cárie. Por isso, temos que ficar muito atentos ao seu consumo excessivo.

 

Mas também não é preciso abolir todos os doces da sua vida, principalmente durante a Páscoa, quando a variedade é tão grande e tentadora. Basta saber cuidar corretamente dos seus dentes. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue com a gente e descubra como cuidar dos dentes durante a Páscoa!

 

Escolha o melhor chocolate para os seus dentes: quanto mais cacau, melhor!

 

Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos seus dentes nesta época

 

O chocolate não traz apenas coisas ruins para os dentes, muito pelo contrário, também traz benefícios para a saúde bucal. Quando consumimos o cacau com moderação proteínas, cálcio, fosfato e outros minerais protegem e fortalecem o esmalte dentário.

 

Para usufruir mais do efeito positivo do chocolate e não sofrer tanto com os pontos negativos, prefira os do tipo meio amargo ou aqueles chocolates 70% cacau, que têm menos açúcar.

E evite ao máximo o chocolate branco, pois além de não possuir os benefícios do cacau, tem alto teor de açúcar e gordura.

 

Tenha um horário para comer chocolate: evite beliscar chocolates durante todo o dia

 

Esta dica até parece que tem a ver com dieta, mas não. Escolha um horário específico para comer chocolate e qualquer outro tipo de doce é reduzir a exposição dos dentes ao açúcar.

 

O melhor horário é logo após as principais refeições, como o almoço e o jantar. Isso porque, quando comemos, submetemos os nossos dentes ao processo de desmineralização causado pelo contato com os alimentos, que é recuperado com a escovação correta.

 

Porém, se você comer doces no meio da tarde, você vai aumentar a exposição dos seus dentes ao açúcar, iniciando um novo processo de desmineralização. Isso, no médio e longo prazos comprometem a saúde dos dentes.

 

Por isso, prefira consumir doces logo após as refeições. Para assim, realizar a higiene na sequência e prevenir o acúmulo de placa e o surgimento das cáries. Aliás, é exatamente sobre a higiene bucal que vamos falar no próximo tópico deste texto.

 

Faça a higiene bucal correta: escove os dentes depois de comer ovos de Páscoa

 

Páscoa saudável: como cuidar da saúde dos seus dentes nesta época

 

Comer o ovos de Páscoa e outros chocolates deliciosos que surgem nesta época não é um problema. Como falamos, o perigo está no fato de comer o chocolate ou qualquer outro doce e não escovar os dentes depois disso.

 

Isso porque, como sabemos, doces são ricos açúcar, o principal inimigo da saúde bucal de todas as pessoas!

 

O acúmulo de açúcar nos dentes é o principal responsável por causar a placa bacteriana e as cáries, uma famosa doença odontológica que atinge principalmente as crianças, mas também os adultos que são fãs de um chocolate e outros tipos de doce e que não escovam os dentes corretamente.

 

A cárie surge em dentes que têm placa, normalmente causada por má escovação. Ela penetra no dente, prejudicando as estruturas e causando dor.

 

Caso não seja tratada, pode até mesmo chegar à raiz do dente, causando danos estruturais mais graves, que podem levar à extração do dente.

 

Por isso, não se esqueça de escovar corretamente os dentes. Se você tem filhos com menos de seis anos, lembre-se de auxiliá-los na escovação.

 

O mínimo recomendado pelos dentistas é escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, após as principais refeições: café da manhã, almoço e janta.

 

Trocando em miúdos

 

Depois de se deliciar com um ovo de Páscoa, procure escovar os dentes na sequência. Pois, quanto mais tempo eles ficarem expostos ao açúcar, maior o risco de desenvolver cárie.

 

Para a escovação, opte pelas pastas com ação antibacteriana. Elas são ótimas, pois formam um escudo protetor no esmalte do dente, fortalecendo-o contra a cárie e outros problemas bucais.

 

E claro, após a escovação completa dos dentes, língua, céu da boca e gengiva. Além disso, use fio dental para retirar os restos de alimentos que podem estar entre os dentes e use um enxaguante bucal.

Viu só como é possível curtir todo o sabor dos ovos de Páscoa sem comprometer a sua saúde bucal?

 

Siga as nossas dicas, como escolher chocolates com mais cacau e menos açúcar, evitar comer chocolate durante todo o dia. Evite a exposição excessiva ao açúcar e, claro faça a higiene bucal completa logo após comer aquele pedacinho de chocolate. Com isso você vai passar pela Páscoa com um sorriso lindo e saudável!

 

Gostou das nossas dicas para aproveitar a Páscoa sem comprometer a saúde dos seus dentes? Então, clique aqui para acessar nosso site e encontrar outros conteúdos interessantes como este!

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Conheça os principais cuidados para prevenir doenç... É normal que ao pensar em cuidar da saúde, as pessoas relacionem apenas com ir ao médico, esquecendo que a boca também precisa ter um acompanhamento. ...
Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a s... Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produto...
Higiene bucal: você sabe como limpar sua língua? Você tem o costume de limpar a língua durante a higiene bucal? Esta é uma parte importantíssima, que, muitas vezes, pode ser esquecida. A limpeza da l...
Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a sa... O clima de romance está no ar! Afinal, a data mais romântica do ano está chegando e os casais já estão fazendo os planos para comemorar esse dia de fo...

Deixe uma resposta