O Gás do Riso na Odontologia

O Gás do Riso na Odontologia

Ninguém nunca imaginou que poderia dar tantas risadas em uma cadeira de Dentista, e que não seria apenas uma risada pelo ótimo resultado de um tratamento. O Gás do Riso ou gás hilariante é inalado pelo paciente como uma alternativa anestesiante para um procedimento cirúrgico, e é amplamente utilizado pela Odontologia estrangeira e agora está também está conquistando mais adeptos aqui no Brasil, mesmo que de forma tímida.

O gás do riso é composto por óxido nitroso, funciona como uma anestesia consciente e somente deixa o paciente em um estado mais confiante, com uma sensação de segurança e relaxamento. Mas ainda respondendo a estímulos de forma consciente.

O Gás do Riso na Odontologia

Usada pela primeira vez por um Dentista americano no século XIX, a sedação pelo gás do riso é muito eficiente para os pacientes com fobia de dentistas, de agulhas, de anestesias ou que ficam muito ansiosos ao enfrentar um procedimento odontológico.

E se você tem medo de dentista, clique aqui e descubra 5 Dicas Infalíveis para Perder o seu Medo de Dentista.

O gás hilariante é inalado através de uma máscara com uma mistura entre o óxido nitroso e oxigênio ministrado pelo Dentista e em questão de minutos ele já atravessará os alvéolos pulmonares do paciente e cairá em sua corrente sanguínea. Ele age em uma região do cérebro que gerencia sentimentos como o medo, o estresse e a ansiedade, gerando uma maior tolerância à dor imediata e relaxamento. Também causa algumas contrações musculares na face e por isso causa a impressão de risada solta, sensação que caracteriza o seu nome como Gás do Riso.

A sedação através do óxido nitroso não tem nenhuma contra indicação e pode ser aplicada em qualquer paciente com condições estáveis de saúde. Inclusive até mesmo pessoas hipertensas ou com diabetes também podem usufruir do gás hilariante.

Você provavelmente já assistiu em algum filme americano, um personagem indo ao Dentista e viu o Gás do Riso sendo utilizado. Provavelmente você deu boas risadas nesta cena.

 

O Gás do Riso na Odontologia

E após a finalização do procedimento odontológico, o óxido nitroso é rapidamente eliminado do organismo humano. Basta retirar a máscara e voltar a respirar normalmente, ele será eliminado na expiração e também pela pele. Nos Estados Unidos e na Europa esta técnica de anestesia é muito usada, principalmente por sua facilidade de aplicação indolor e também por ser um processo bastante seguro, além de proporcionar muito mais conforto ao paciente.

Dr. Sorriso

 

 

Posts Relacionados

Guia de Escovação Ideal com Aparelho Ortodôntico... Você, que está em tratamento ortodôntico, tem uma boa higiene bucal? Sabemos que a escovação durante o tratamento é mais complicada, no entanto é tamb...
Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu ... Se você está aqui é porque certamente você se preocupa com a sua saúde bucal.   Você é o tipo de pessoa que está sempre atenta a qualquer t...
Quais são as causas do câncer de boca e como trata... Lesões, rouquidão, nódulos no pescoço… são apenas alguns dos vários sintomas do câncer de boca, um dos tumores mais comuns no Brasil.   A e...
Quais as principais características da síndrome cl... Uma doença rara, pouco conhecida e com uma nome complicado, a síndrome cleidocraniana ganhou destaque após a explosão mundial da série Strange Things,...

Um comentário

  • janete 23 de março de 2017 Reply

    muito bom o seu artigo

Deixe uma resposta