Como se Alimentar Após Extrair o Dente Siso

Como se Alimentar Após Extrair o Dente Siso

Muitos pacientes provavelmente terão que passar por este processo. A extração do siso é um procedimento cirúrgico bem simples, mas requer alguns cuidados em seu pós-operatório. Durante os três primeiros dias é importante seguir algumas restrições em sua dieta, além de alguns cuidados que discutimos logo abaixo:

É importante manter uma dieta nutritiva com alimentos ricos em proteína e cálcio, eles irão acelerar a sua cicatrização. É também importante se manter hidratado, por isso beba bastante líquidos, mas evite o uso de canudos, pois a sucção que o canudo provoca em sua boca pode destruir o coágulo e haver sangramento no local da cirurgia.

No primeiro dia após a extração é preferível que a alimentação seja totalmente líquida e fria, portanto abuse de sorvetes, iogurtes, sucos, vitaminas e açaí, mas sempre escolhendo as versões sem pedaços sólidos que possam te machucar.

No segundo dia já é permitido uma alimentação em temperatura morna ou ambiente, porém sem muita mastigação.

O paciente já terá mais opções para se alimentar, como o purê de batatas, sopas e caldos mais líquidos ou com pequenos pedaços sólidos e legumes bem cozidos.

No terceiro dia de cicatrização as restrições já podem ser retiradas e a alimentação pode gradualmente voltar ao normal, mas sem se esquecer de que a região ainda precisa de cuidados e que os pontos somente serão retirados no sétimo dia.

Quanto à higienização da área, não há motivos para que não seja realizada e agora com ainda mais atenção e cuidado. Pratique a higiene normalmente e completa da boca, use o fio dental e o enxaguante bucal, porém sem um bochecho muito intenso.

Para facilitar o momento de higienização, evite ingerir alimentos que possam ficar presos na cavidade dental ou irritar a área, como por exemplo, arroz, pipoca, nozes, etc.

Outros cuidados também importantes nas primeiras 72 horas após a extração do siso são:

  • Faça compressa de gelo.
  • Evite ficar exposto ao sol.
  • Não fique com a cabeça baixa.
  • Não faça nenhuma atividade física que gere muito esforço.

Dr. Sorriso

 

Posts Relacionados

Porque Você Nunca Deve Faltar a Manutenção Ortodôn... Os pacientes que estão em tratamento ortodôntico ou que já o finalizaram podem afirmar: a manutenção do aparelho ortodôntico é um procedimento extrema...
8 tipos de alimentos detergentes e como eles inter... Você sabe o que são alimentos detergentes? Saiba que o consumo desses alimentos é essencial para a melhora da saúde da sua boca, além de combater prob...
Dia mundial do dentista: você conhece todas as esp... Nesse dia 3 de outubro é comemorado o dia mundial do dentista, você conhece todas as especialidades odontológicas deste profissional? Temidos por uns...
Sensibilidade Dental? Veja como Reverter e se Prev... A sensibilidade dental pode ser uma sensação tão agoniante, que muitas vezes temos até dificuldade de descrevê-la. A sensibilidade dental é causada, p...

2 comentários

Deixe uma resposta