Muito além da estética: 6 benefícios em ter uma boca saudável

Muito além da estética: 6 benefícios em ter uma boca saudável

Antes de te mostrar os benefícios em ter uma boca saudável vamos te apresentar 2 dados importantes. É verdade ou fake news? 11% dos brasileiros não tem dente na boca. Verdade! E o Brasil é o segundo país que mais investe no “embelezamento dos dentes” no mundo, é verdade ou fake news? Verdade! A primeira afirmação é de um estudo realizado pelo IBGE, em 2015, e a segunda, de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Odontologia Estética – SBOE.

 

Que contradição, não é? 11% dos brasileiros não tem dente na boca mas o país é um dos que mais investem na estética dos dentes. Por isso, viemos destacar aqui que a saúde bucal vai muito além da estética. “Sorria você está sendo filmado”, um sorriso bonito e uma boca saudável abrem muitas portas. No dia a dia pode fazer diferença na sua rotina, na sua vida profissional e até mesmo amorosa. Listamos 6 benefícios em ter uma boca saudável. Veja!

 

Vida social mais ativa

 

Se você já sentiu que estava com mau hálito e ficou desconfortável na hora de conversar com alguém sabe como esta é uma situação desagradável. Além disso, a cárie é um dos problemas que mais acomete os brasileiros e resulta na perda de dentes. Desta forma, as pessoas podem ter que lidar com outros fatos desagradáveis como dificuldade de uma boa dicção e mastigação.

 

Caso a sua boca não esteja saudável, a sua qualidade de vida também pode deixar a desejar. Se você quer poder se sentir bem todos os dias, rir, conversar com seus amigos e se divertir, deve manter alguns hábitos constantes. Com o cuidado diário, as bactérias ficarão longe da sua boca, prevenindo cáries, inflamações na gengiva e o temido mau hálito.

 

Chances em uma oportunidade de emprego

 

Como um bom sorriso pode te ajudar nas entrevistas de emprego? Neste momento, a sua simpatia fará toda a diferença. Por isso, diversas pesquisas mostram que o hábito de sorrir influencia positivamente em como as pessoas irão criar uma imagem de você. A dica é não ficar o tempo todo sério, viu?! “Um belo sorriso abre as portas do mundo”. Isso vai além da estética. Isso mostra comprometimento, cuidado, bem-estar, autoconfiança e muito mais. Tudo o que qualquer recrutador leva em conta na hora da seleção para uma vaga. Segundo uma pesquisa do Journal of Economic Psychology, o sorriso transmite uma ideia de generosidade. Esta é uma qualidade muito bem vista em um ambiente de trabalho. Você pode ser avaliado com uma pessoa colaborativa e confiável. Faz toda a diferença!

 

Vontade de sorrir mais

Muito além da estética: 6 benefícios em ter uma boca saudável

Quanto mais você estiver de bem com a sua boca mais sentirá vontade de sorrir. Isso porque seu nível de bom humor vai só aumentando, as endorfinas produzidas ajudam a deixar de lado a tristeza e a melancolia. É claro que existem aqueles momentos em que o desânimo bate na porta. Mesmo assim, tente sorrir. Para isso, sua boca deve estar saudável para que seja um sorriso agradável com gostinho de quero mais.

 

Autoestima elevada

 

Boca saudável é sinônimo de autoestima elevada. Quem consegue se sentir confiante com mau hálito, cáries e escurecimento dentário dos dentes, por exemplo? Impossível, não é mesmo? Uma boca saudável vai te deixar confortável para relaxar e sorrir mais. E sorrir mais ajuda a reduzir o nível de estresse e aumentar a concentração. Estes são dados mostrados por um estudo publicado na Psychological Science. Com isso, a autoestima também vai lá em cima!

 

Vida amorosa mais ativa

Muito além da estética: 6 benefícios em ter uma boca saudável

O amor está no ar! E amar também é se cuidar. Uma vida amorosa ativa pressupõe o convívio, o contato, uma vida social, entre outros fatores. Quando estamos em dia com o nosso bem-estar se relacionar fica ainda melhor. Ficar à vontade para dar um beijo romântico, por exemplo. Neste momento o mau hálito deve passar longe. E o grande amor do mau hálito é a falta destes cuidados básicos, boa dieta alimentar, ingestão de muito líquido durante e higiene bucal de forma adequada, no mínimo três escovações por dia com direito ao uso do fio dental.

 

Boca saudável, corpo saudável

 

Você sabia que existe uma forte relação entre a boca e as doenças cardíacas, o diabetes, a hipertensão, entre outros? Isso acontece porque a bactéria que está na cavidade bucal cai na corrente sanguínea pela ferida da gengivite ou periodontite. Desta forma, ela tem como destino o coração causando grandes problemas. Esse é um fato comprovado por diversas pesquisas. 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal, segundo estudo do Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo.

 

Fica ainda mais importante a visita um dentista regularmente caso você tenha um problema cardíaco ou não. Observe a aparição de alguns sintomas também, como o sangramento, a gengiva que é saudável não sangra. Podemos concluir que mais saúde bucal corresponde a menos chances de ter problemas no coração.

 

Nas nossas redes sociais você pode acompanhar outras dicas como estas. Se ainda não segue o nosso perfil, corre lá no Instagram (@redeodonto).

 

Posts Relacionados

Dia da Saúde Bucal: conheça 6 hábitos que você tem... Em 2002, foi instituída a Lei nº 10.465/2.002. Esta lei define o dia 25 de outubro como Dia Nacional da Saúde Bucal em todo país. Ela foi criada par...

Deixe uma resposta