Mitos e verdades sobre a saúde bucal

6 mitos e verdades sobre a saúde bucal

Clareamento deixa os dentes sensíveis? Bicarbonato clareia os dentes? Enxaguantes bucais podem substituir a escovação? São muitos os mitos que cercam a saúde bucal e a maioria deles é causada pela desinformação.

Listamos alguns mitos e verdades sobre a saúde bucal que ajudarão você a cuidar cada vez melhor do seu sorriso. Confira.

 

1) Flúor diminui a sensibilidade dos dentes.

Verdade. Em geral, a sensibilidade dentária pode ser tratada e curada. Com o flúor pode haver uma melhora considerável neste mal. Seu dentista poderá indicar o uso de um enxaguante bucal com flúor ou o uso do flúor em gel. Os cremes dentais específicos para dentes com sensibilidade também auxiliam no combate às dores nos dentes, tornando-os mais resistentes.

2) Bicarbonato de sódio clareia os dentes.

Mito. O uso do bicarbonato pode ser muito prejudicial à sua saúde bucal. Trata-se de uma substância abrasiva, que esfolia os dentes. Seu uso contínuo pode causar o desgaste do esmalte dos dentes e provocar sensibilidade.

3) A maçã ajuda a combater o mau hálito.

Verdade. A maçã é considerada uma “alimento detergente”, juntamente com a cenoura, o gengibre ou pepino. Quando consumidos, estes alimentos realizam uma espécie de raspagem nos dentes, deixando-os mais limpos.

4) A mulher perde cálcio durante a gestação.

Mito. Muitas pessoas acreditam o feto retira o cálcio dos dentes da mãe, enfraquecendo os dentes durante a gestação. Mas isto não acontece. Durante a gravidez a gestante só estará mais sujeita a ter cáries se mantiver uma alimentação rica em açúcar e carboidratos e se não efetuar a higiene bucal da forma correta. As alterações hormonais que ocorrem na gravidez só aumentam os sinais de inflamação já existentes na gengiva.

5) A escovação noturna é a mais importante.

Verdade. A escovação noturna é a mais importante do dia, pois durante sono a temperatura da boca aumenta, diminuindo a produção de saliva, o que causa a proliferação das bactérias. Mesmo sendo a mais importante, ela não deve ser a única. A escovação noturna é apenas uma parte da higiene bucal que ajuda na prevenção das doenças bucais.

6) Enxaguantes bucais substituem a escovação.

Mito. Apesar de serem de extrema importância na higiene bucal, os enxaguantes bucais não substituem a escovação. Eles apenas auxiliam a escovação, tornando a higiene bucal mais completa.

Sempre que tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre a sua saúde bucal, é muito importante conversar com o seu dentista durante a sua consulta. Nunca inicie qualquer mudança nos cuidados com seus dentes sem verificar, previamente com ele.

Cuidados preventivos como usar o fio dental, escovar os dentes após as refeições e consultas semestrais evitam uma série de problemas, como cárie, mau hálito, canal, infecções, dores, entre outros. A higiene bucal é a melhor forma de cuidar do seu sorriso e mantê-lo sempre saudável.

Já está na hora de fazer sua consulta preventiva? Encontre a clínica mais próxima e agende sua avaliação!

Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...
Guia de Estilo do Aparelho Ortodôntico Colocar aparelho não significa o fim de um sorriso bonito. Muito pelo contrário! Além de contribuir para deixar seu sorriso mais harmonioso, o aparelh...
Saúde bucal: quais são as diferenças entre abrasão... Para ter um sorriso bonito e, acima de tudo, saudável, é preciso manter cuidados constantes como visitas regulares ao dentista, higienização correta a...
4 dicas importantes de cuidados com os dentes no v... Estar de férias não é desculpa para deixar a saúde da sua boca de lado. Confira 4 dicas para dentes mais saudáveis no verão. A estação mais quente ...

Deixe uma resposta