Manutenção ortodôntica: por que você não pode faltar?
Colocar um aparelho ortodôntico é coisa séria, faltar a manutenção pode causar sérios danos aos seus dentes.
Você que já iniciou o tratamento odontológico, com certeza já teve que ir a famigerada manutenção ortodôntica. Mas as idas ao seu dentista são de extrema importância para que complicações não apareçam durante o seu tratamento.
A gente sabe que pode até dar uma preguicinha na hora de ir na consulta de manutenção do aparelho ortodôntico, mas infelizmente isso é uma coisa que você vai ter que aceitar. O sucesso do seu tratamento depende disso.
Tirando a preguiça e o incômodo de lado, com as visitas para a manutenção odontológica, seu dentista vai poder acompanhar de perto o andamento do seu tratamento, e assim poder dar continuidade sem complicações.
Ao longo desse artigo, vamos explicar os 4 maiores riscos que você está correndo ao faltar na manutenção ortodôntica.
Não deixe de saber os 3 cuidados que você deve ter para ajudar na evolução do seu tratamento ortodôntico
Por que devo fazer a manutenção do meu aparelho ortodôntico?
Durante o tratamento, seu dentista vai olhar de perto como vai o andamento do seu aparelho ortodôntico. Com isso, listamos aqui alguns procedimentos que serão feitos durante uma visita de manutenção ortodôntica.
• Troca do fio ortodôntico e borrachinhas;
• Avaliação do resultado da última consulta;
• Verificação da higiene bucal;
• Colagem de alguma eventual peça solta;
• Instalação de novos arcos ortodônticos, quando necessário;
• Fazer novas fotografias digitais para acompanhar a evolução do tratamento;
• Verificação dos movimentos de acordo com a última manutenção.
E então, já imaginou ficar um longo período sem esses procedimentos? Colocar um aparelho ortodôntico é como comprar um carro no que diz respeito a manutenção. Quando as visitas não ocorrem de forma regular, danos aos seus dentes podem surgir. Como:
Sabe por quanto tempo dura o tratamento ortodôntico? Leia agora.
Atraso no tratamento
A gente sabe que, ter um aparelho ortodôntico pode ser muito desagradável devido ao incômodo que o mesmo causa. Cortes, dor nos dentes, dificuldade de fazer a limpeza entre outros.
Quer prolongar essas sensações? Acho que não né. Então, a cada vez que você falta na manutenção ortodôntica, o tempo em que você vai ficar com o seu aparelho também irá aumentar.
A solução? Evite faltar. Além de perdurar no tratamento convivendo muito mais tempo com esses inconvenientes, outras complicações podem surgir.
Alguns dentes podem amolecer e cair
Sim, seus dentes podem cair, não pense que estamos tentando assustar você, o que acontece é que, ao faltar na manutenção ortodôntica, não ocorrerá o aperto do aparelho ortodôntico feito pelo dentista e conforme o tempo vai passando, seus dentes podem começar a forçar o aparelho.
Quando isso acontece, um processo se inicia: começa um tipo de briga entre seu aparelho e seus dentes. De um lado seus dentes querem voltar a posição natural deles. Do outro, seu aparelho que apesar de não estar apertado força seus dentes a continuarem no mesmo lugar.
O resultado disso? Alguns dentes podem enfraquecer, e assim iniciar o amolecimento. Dependendo da situação, a perda total dos seus dentes pode vir acontecer.
Saiba como manter o seu aparelho ortodôntico transparente sempre clarinho
As chances de ter cárie e gengivite aumentam
Se aparelho ortodôntico precisa de um constante controle do seu dentista, isto é fato. Na manutenção ortodôntica, além do seu dentista trocar as borrachinhas, apertar mais o aparelho, ele vai fazer uma limpeza profissional e completa.
Higienizar seu aparelho ortodôntico não é uma das tarefas mais fáceis. Por isso é indicado ter um kit de limpeza ortodôntico para que a sua escovação seja a mais completa possível. Mas, limpar o seu aparelho apenas com este kit não é o suficiente.
Por isso, as idas na sua manutenção ortodôntica são primordiais para que as chances de cáries e gengivites aparecerem sejam mínimas. Só com a limpeza profissional a saúde da sua boca estará completa e protegida.
Seu tratamento cada vez mais caro
Já vimos que, não ir a manutenção ortodôntica pode fazer com que a saúde da sua boca pode ficar muito prejudicada.
Alguns danos podem ser de alto custo para você, e sim, estamos falando de dinheiro. A cada ida ao seu dentista um preço é pago para que a manutenção ocorra, certo? Agora imagina ter que prolongar o tratamento? Realmente é muito dinheiro que pode sair do seu bolso.
Agora, imagine se por acaso ocorra a perda total dos seus dentes? Ou que ocorra o surgimento de cáries e gengivites? O custo desses tratamentos, às vezes, não são dos mais baratos.
Então por que passar por isso, gastar mais dinheiro, se você só precisa ter disciplina em ir regularmente a sua manutenção ortodôntica? 😉
Já viu o nosso último artigo? Descubra 10 curiosidades sobre a cárie dental
Viu como não ir a manutenção ortodôntica pode sair caro tanto para os seus dentes, quanto para o seu bolso? Esse artigo foi útil para você?
Já iniciou o tratamento ortodôntico ou quer fazer uma avaliação? Encontre a clínica mais próxima e agende agora mesmo.