Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e suas utilidades?

Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e suas utilidades?

A higiene bucal é essencial para manter a beleza do sorriso e, principalmente, a saúde de toda a boca. E uma ferramenta indispensável na tarefa de limpar os dentes e evitar doenças, é o fio dental. Apesar da escova de dentes fazer o “grosso” do trabalho de limpar os dentes e retirar os os resíduos dos alimentos, apenas o fio dental é capaz de passar por entre os dentes e próximo à gengiva ao ponto de retirar aqueles pequenos pedaços de alimentos que insistem em se esconder mesmo após a escovação prejudicando a higiene bucal.

 

Por possibilitar uma limpeza mais profunda, passando entre todos os dentes, o fio dental é essencial para prevenir o surgimento de cárie, placa bacteriana, tártaro e doenças periodontais, que podem levar até mesmo à perda dos dentes e outras complicações. Mas você sabia que existem vários tipos de fio dental? Cada um tem uma função específica e é indicado de acordo com as necessidades de cada paciente. Quer saber quais são os tipo mais populares de fio dental, conhecer a função de cada um deles e descobrir qual é o melhor para cuidar da sua higiene bucal? Continue a leitura deste artigo!

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Saúde bucal não sai de férias: 6 razões para levar seu filho no dentista

 

Fio dental de múltiplos filamentos 

 

Este é o tipo mais tradicional de fio dental, encontrado facilmente em todas as farmácias. Ele é composto pela junção de diversos filamentos que compõem o fio que vemos a olho nu. Por isso, é comum que, quando não cortado da forma correta, comece a desfiar. Não há contraindicação para utilização deste tipo de fio dental.

 

Fio dental de filamento único

 

Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e suas utilidades?

Também conhecido como fita dental, este tipo é mais fino e achatado que o de múltiplos filamentos. Por ser composto de um único filamento, ele é mais resistente, o que evita que desfie durante o uso. É indicado para pessoas que têm a arcada dentária mais apertada, sem muito espaço entre os dentes e, por isso, sentem desconforto para utilizar o fio dental. Por ser mais fino e achatado, a sensação dele entre os dentes é mais confortável.

 

Fio dental super floss

 

O tipo de fio dental chamado de super floss foi desenvolvido especialmente para as pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes dentários. Ele costuma vir em em pacotes, são fios unitários, sua característica mais marcante é o fato de a ponta ser fina e o restante do fio grosso. Com o uso desses aparelhos e próteses, a higiene bucal fica mais complicada. Por outro lado, justamente devido ao uso deles, limpeza precisa ser mais detalhada. O fio dental super floss tem manejo mais fácil, deslizando de forma mais prática entre o aparelho ou prótese, permitindo a limpeza adequada entre os dentes, sem deixar resídios de alimentos.

 

Fio dental com haste flexível

 

Este tipo de fio dental possui uma tecnologia diferenciada que permite a limpeza mai eficiente dos dentes. Trata-se de uma ferramenta de plástico que possui uma ponta em forma de curva em uma de suas extremidades, que fixa o pedaço de fio dental. Na outra extremidade há um tipo de palito, do mesmo material plástico, que pode ser utilizado com a mesma função dos palitos de madeira, para retirar pedaços maiores de comida que ficam presos entre dos dentes e a gengiva. Este tipo de fio dental é indicado para pacientes que têm uma arcada dentária mais espaçada e que, por isso, acabam acumulando mais alimentos entre os dentes.

Isso também vai te interessar. Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para sua boca

 

Fio dental com ação whitening ou branqueadora

 

Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e suas utilidades?

Este tipo de fio dental tem um tipo de tecnologia que o torna capaz de fazer um limpeza mais eficaz dos dentes, prevenir doenças como a gengivite e ainda deixar os dentes mais brancos. Tudo isso graças ao seu revestimento de sílica, um material que ajuda a remover manchas na superfície dos dentes. Deixando o seu sorriso mais claro, uniforme e radiante! Este tipo de fio dental está se tornando o queridinhos entre os pacientes dos consultórios. Cada vez mais popular, já é comum encontrá-los em grandes redes de farmácias por preços acessíveis.

 

Fio dental multibenefícios

 

Já pensou como seria bom se existisse um tipo de fio dental que, além de auxiliar na higiene bucal, retirando os restos de alimentos entre os dentes, também prevenisse doenças gengivais e refrescasse o mau hálito? Pois ele existe! Este é o fio dental multibenefícios, que é capaz de fazer tudo isso por meio de uma tecnologia que também o torna mais resistente, confortável ao uso e ainda deixar a sua bom com um agradável sabor de menta. Este tipo de fio dental pode ser encontrado em grandes redes de farmácias ou pela internet.

 

Não deixe de ler também. Quais são e como evitar problemas dentários associados ao diabetes?

 

Passa fio dental

 

Este não é exatamente um tipo de fio dental, mas sim um acessório que pode ser utilizado para auxiliar a passagem do fio entre os dentes.

 

O passa fio dental é feito de um tipo de plástico e possui formato semelhante ao de uma agulha de costura. O fio dental deve ser passado no passa fio exatamente da mesma forma que uma linha entra na agulha. O passa fio é muito utilizado por pessoas que têm aparelho ortodôntico do tipo fixo. Com o passa fio, elas passam o fio dental por entre os dentes com mais facilidade. Assim, evitam o acúmulo de alimentos na boca, algo que se agrava com o uso de aparelhos.

 

Poucas pessoas sabem que existe uma variedade tão grande de tipos de fio dental. Porém, agora que você já conhece os mais utilizados, é importante ressaltar que não existe o fio dental certo para todas as pessoas. Não há uma regra universal. Cada tipo de fio dental é indicado para a higiene bucal do paciente de acordo com suas necessidades. Afinal, cada um tem particularidades no formato dos dentes, por exemplo. Por isso, converse com seu dentista para saber qual o tipo mais indicado para você.

 

Quer saber mais sobre como cuidar bem do seu sorriso? Clique aqui e acesse o nosso site. Nele você encontra diversas dicas práticas sobre como manter a correta higiene bucal no seu dia a dia.

 

 

Posts Relacionados

5 alimentos da ceia de natal que prejudicam a saúd... O Natal está chegando e com ele muitas delícias. Descubra aqui quais os alimentos da ceia de Natal que prejudicam a saúde da sua boca. Que essa épo...
Higiene bucal: você sabe como limpar sua língua? Você tem o costume de limpar a língua durante a higiene bucal? Esta é uma parte importantíssima, que, muitas vezes, pode ser esquecida. A limpeza da l...
8 tipos de alimentos detergentes e como eles inter... Você sabe o que são alimentos detergentes? Saiba que o consumo desses alimentos é essencial para a melhora da saúde da sua boca, além de combater prob...
5 passos de como fazer o agendamento online nas cl... A Rede Odonto oferece, através de seus consultórios associados, várias especialidades odontológicas para você como ortodontia, cirurgia, implantes, cl...

Deixe uma resposta