Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

 

 

Das mais simples às mais modernas, para cada sorriso um tipo. Já sabe como escolher a escova de dente certa para você? Que este é um item essencial para a nossa higiene bucal ninguém duvida. Mas sabia  que existe uma que se encaixa perfeitamente no seu sorriso?

 

Se a sua escova de dente anda velhinha, caindo aos pedaços e já não faz tão bem o serviço dela que é limpar os seus dentes. Tá na hora de trocar.

 

Ahh! Existem outros motivos para a troca, além da inutilidade da escova, que vamos te falar já já. 

 

Mas então você vai ao supermercado ou a farmácia e se depara com uma imensidão de modelos e marcas que te deixam desnorteado na hora de escolher uma para você.  Cerdas macias ou mais duras? Cabo longo ou curto? O limpador de língua que vem atrás realmente funciona?

 

Realmente são muitas dúvidas, fora o preço que em alguns casos podem doer no bolso.

 

Mas saiba que, esta é uma escolha que deve ser levada a sério, afinal a escolha da escova certa influencia diretamente a limpeza e a saúde da sua boca.

 

Mas antes, a dúvida de muitos pode ser a sua também…

 

O verão chegou com tudo e os seus dentes, estão preparados para a curtição? Saiba quais são as 4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

 

Quando eu devo trocar a minha escova de dente?

 

Se você acha que só deve trocar a sua escova de dentes quando ela tiver velhinha, temos uma notícia: você tá bem enganado, na verdade este é um dos motivos. Mas para fazer a troca, existem outros que você talvez nem imagine. Vamos te mostrar que a troca da escova nestes casos é extremamente necessária.

 

  • A cada três meses – Alguns profissionais da área podem indicar a troca da escova a cada três meses, tempo médio em que as cerdas começam a desfiar.

 

  • Gripou? Trocou! – Doenças infecciosas, como uma gripe ou resfriado podem parecer doenças bobinhas, mas você nem imagina no tanto de bactérias que podem fazer da sua escova de dente, a sua nova “casa”. Por isso, assim que você se curar, troque a escova.

 

Volta às aulas está chegando, e você ainda não sabe  como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos?

 

Descobriu que tem que trocar a sua escova de dente?

 

1º passo – O tamanho da cabeça da escova importa

 

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

 

Muitas pessoas podem até achar que quanto maior for a cabeça da escova de dente, maior será a sua eficácia. Na verdade é muito pelo contrário.

 

Uma escova com a cabeça muito grande pode causar incômodo na hora da escovação, além de machucar a gengiva. Um outro ponto negativo de escovas com a cabeça grande é o fato de ser mais difícil atingir alguns pontos mais fundos da boca.

 

Por isso dê preferência para escovas com a cabeça menor, além de mais confortáveis durante a escovação são mais eficazes na hora de remover placas em lugares de difícil acesso da boca.

 

2º passo –  O mesmo vale para o cabo da escova

 

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

 

Se a cabeça da escova de dente importa. O mesmo vale para o cabo, pois seu tamanho pode influenciar na qualidade da sua escovação.

 

Por isso observe qual cabo se adequa melhor na sua mão, além disso dê preferência aos cabos emborrachados, para que a sua mão não escorregue a ponto de machucar a sua boca durante a escovação. Em caso de escovas para crianças, cabos menores são mais indicados, em adultos os maiores.

 

3º passo –  Observe também as cerdas da escova

 

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

 

Um outro ponto que pode confundir muitas pessoas, é na hora de escolher o tipo de cerdas da escova. Você pode até pensar que cerdas são todas iguais, mas não é bem assim.

 

  • Cerdas macias ou extramacias – Esse tipo de cerda pode ser a mais recomendada pelos dentistas, além de serem macias e suaves, elas removem com excelência a placa bacteriana e restos de alimentos sem agredir a gengiva.

 

 

  • Cerdas médias ou duras –  Esse tipo de cerda pode confundir qualquer pessoa na hora da compra da escova (quase o mesmo caso da cabeça da escova), isso porque você pode pensar que quanto mais dura a cerda, mais forte a escovação e mais limpo são os seus dentes.

 

Só que não, muito pelo contrário, quanto mais delicado for o toque da escova com os seus dentes melhor.

 

Muitos dentistas podem indicar as extramacias, pois elas são maleáveis o bastante para auxiliar com eficácia na remoção de placa, além de não machucarem a gengiva.

 

Algumas cerdas podem vir também com posições de direção diferenciadas: inclinadas, curtas, longas, etc. Apesar dessa diferenciação esse fato não vai influenciar na eficácia da escova ou da sua escovação. mas é um bom detalhe para se observar.

 

Descubra tudo sobre o Abscesso dentário: o que é e como tratar a dor de dente?

 

4º passo –  Encontre a escova certa para você

 

 

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de dente?

 

Essa vai para  aqueles que iniciaram ou estão para iniciar o tratamento ortodôntico. Se para as pessoas que não usam aparelho já existe a escova certa, imagine para quem faz tratamento.

 

No mercado existe a escova mais que perfeita para quem usa o temido aparelho ortodôntico, tudo para facilitar né.

 

A chamada escova ortodôntica, possui um formato diferente das demais, isso porque são feitas para escovar entre os braquetes. Com isso, fica mais simples a prevenção de cáries, dificulta o aparecimento de manchas e faz a limpeza completa mesmo com aparelho.

 

Não deixe de ler sobre a Manutenção ortodôntica: por que você não pode faltar?

 

E então, o nosso artigo esclareceu as suas dúvidas? Escolher a escova certa para a sua boca é essencial para a sua  saúde bucal, além de auxiliar no bom resultado do tratamento ortodôntico.

Quer saber tudo sobre a saúde da sua boca? Siga a gente em nossas redes sociais e acompanhe novidades, dicas e muito mais. Acesse www.redeodonto.com.br e encontre uma clínica perto de você.

 

assinatura Dr. Sorriso

 

Posts Relacionados

Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e ... A higiene bucal é essencial para manter a beleza do sorriso e, principalmente, a saúde de toda a boca. E uma ferramenta indispensável na tarefa de lim...
8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...
O que é e como a laserterapia pode ser usada na od... Este procedimento que utiliza raios laser é um tipo de tratamento muito utilizado em diversas áreas da medicina, inclusive na odontologia, e que tem t...
8 motivos para se ter cuidado com os dentes durant... A gestação é um momento mágico na vida de toda mulher. Ela desperta inúmeros sentimentos e a vontade de conhecer o bebê só se multiplica ao longo dos ...

Deixe uma resposta