como o Invisalign pode revolucionar seu sorriso

Especialista revela como o Invisalign pode revolucionar seu sorriso

 

Uma conversa esclarecedora com a Dra. Marjore Viana sobre os principais benefícios do Invisalign

 

Quem imaginaria que poderíamos ter o sorriso perfeito sem o uso do aparelho ortodôntico tradicional? O Invisalign veio para ficar e com ele, uma revolução no mercado odontológico e ortodôntico. Nós, que somos especialistas em transformar sorrisos, sabemos que cuidar da sua saúde bucal impacta diretamente na sua vida profissional e pessoal.

 

Se antes era necessário usar aparelhos com fios e outras estruturas metálicas, com o Invisalign o tratamento se torna completamente outro. E para que você entenda como o Invisalign pode revolucionar o seu sorriso, o papo é com a  Dra. Marjore (CRO-DF 10726), especialista em Ortodontia e no tratamento ortodôntico com o aparelho Invisalign e ela vai falar com a gente sobre o uso, cuidados e os principais benefícios desse tipo de aparelho.

 

Conta pra gente um pouco sobre a sua trajetória profissional

 

Meu nome é Marjore Viana, sou de Fortaleza formada pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Ortodontia desde 2013. Me mudei para Brasília em 2014, já como especialista, e assim, ingressei na Rede Odonto pela clínica Ortis. Desde então, atuo como responsável técnica de todos os tratamento ortodônticos feitos pela clínica.

 

Qual foi o seu primeiro contato com o Invisalign?

 

Meu primeiro contato com o Invisalign foi em 2018 quando fiquei sabendo sobre uma nova mecânica sem fios ortodônticos e braquetes fixos e claro que tudo isso me encantou, tanto como profissional da área como na minha vida pessoal. Isso porque durante minha adolescência eu iniciei o tratamento com o aparelho convencional e interrompi, por isso quando o Invisalign surgiu, vi nele uma forma de vivenciar e ao mesmo ter a oportunidade de me especializar usando o alinhador na prática.

 

Bom pra mim, bom para os meus pacientes

 

Se pra mim, como paciente, que sempre tive resistência com o aparelho fixo, o tratamento foi surpreendente, sem dores, confortável e muito eficiente, imagina para os meus pacientes né? Então, como quem já vivenciou o tratamento com o fixo e viu a diferença com o Invisalign, decidi buscar o credenciamento e a especialização no tratamento ortodôntico com ele e desde então venho presenciando seu método fantástico de mover os dentes sem a necessidade de usar estruturas metálicas no sorriso.

 

O que é o tratamento com o Invisalign e como ele funciona?

 

Bom, o Invisalign é um sistema de alinhadores ortodônticos, que promove uma movimentação e a correção do alinhamento dos dentes. O tratamento é pré-programado e conta com a tecnologia para entender a necessidade do seu sorriso, a quantidade de placas alinhadoras necessárias para o tratamento, como será essa movimentação e prever os resultados do seu sorriso através de um software de computador. A partir desse planejamento virtual é feita a confecção de pares de placas alinhadoras e assim, o profissional dentista orienta o paciente sobre como usar, lavar e trocar estes pares em casa mesmo com substituições programadas variando de caso para caso.

 

Nas consultas de manutenção nós vamos consultar o planejamento virtual e ver se a movimentação dos dentes correspondeu às movimentações pré-programadas pelo planejamento de cada paciente, e assim o tratamento segue. Vale lembrar que o Invisalign é feito de material altamente tecnológico e exclusivo, desenvolvido pela Align Technology, empresa fundadora do Invisalign.

 

A empresa, que é americana, fica localizada no Vale do Silício e investe pesado em tecnologia. Possuem uma equipe formada por engenheiros e estudiosos da biomecânica dentária que com 25 anos de história do Invisalign desenvolveram o material usado para a fabricação do aparelho para que ele seja o mais biocompatível possível, garantindo a saúde bucal de quem usa.

 

Quais as principais diferenças e vantagens que você percebe sobre o Invisalign?

 

Para mim e para a maioria dos meus pacientes que usam Invisalign, umas das principais vantagens que o Invisalign oferece é o fato dele ser removível. O aparelho ortodôntico convencional é feito de braquetes que são as peças de metal, cerâmica ou safira coladas nos dentes e os fios ortodônticos que são os que passam ativando os braquetes para a movimentação dos dentes. Com o Invisalign você se alimenta com mais liberdade, além de ser um facilitador na hora de fazer a sua higiene bucal evitando manchas, possíveis cáries e outros problemas bucais. Além disso, você não corre o risco de quebrar as peças e tem a possibilidade de fazer outros tratamento ao longo do uso do aparelho. 

 

Quais os benefícios do aparelho Invisalign?

 

  • Aparelho estético e discreto;
  • Altamente personalizado;
  • Removível;
  • Confortável;
  • Previsível – você sabe quanto tempo o seu tratamento vai durar antes de iniciar;
  • Precisão na Movimentação  – o aparelho envolve completamente os dentes;
  • Trata todos os tipos de caso;
  • Pode ser associado a outros tipos de tratamento.

 

Existe alguma contraindicação? Se sim, qual?

 

Até o momento não existem contraindicações do tratamento com o Invisalign. Claro que, se houver uma limitação de movimentação particular de algum caso ou outros tipos de problemas que precisem de alguma outra interferência para movimentar, eu, como ortodontista, vou orientar cada um destes pacientes sobre o uso do aparelho. É importante entender que tudo vai depender do diagnóstico que o ortodontista vai dar para o paciente, ou seja, se o caso for tratável, como é na maioria, o Invisalign é sim uma opção viável para este paciente.

 

Existe um tempo mínimo ou máximo de tratamento?

 

Não existe. De acordo com o planejamento virtual que foi feito para o paciente vamos verificar o número de alinhadores necessários para aquele caso. Existem sim, casos complexos, mas isso vai variar de acordo com cada caso, assim como é com o aparelho ortodôntico convencional. 

 

Assim como no aparelho convencional é necessário o uso da contenção após o tratamento?

 

Sim, toda e qualquer movimentação ortodôntica feita por qualquer ferramenta, precisa de contenção. É importante entender que a biologia do movimento dentário é a mesma, o que vai alterar é a ferramenta que serve de base para esse movimento, no caso, com o alinhador Invisalign você terá mais conforto e um aparelho tecnológico e mais rápido. A própria Invisalign desenvolveu uma contenção chamada Vivera, que também é removível e no mesmo formato de placa, assim como o aparelho de movimentação.

 

Essa contenção é bem parecida com o próprio alinhador porém, é produzida em um material mais rígido. O uso de outros tipos de aparelhos de contenção também pode ser indicado, até mesmos os convencionais (aqueles com ferrinhos colados atrás dos dentes) tudo vai depender do seu caso e de como o tratamento foi realizado, porém hoje no mercado, a melhor contenção está sendo a Vivera.

 

E então, pronto para transformar o seu sorriso com o poder da transparência? Esperamos que tenha gostado do papo com a Dra. Marjore. Acesse o nosso site e marque agora uma avaliação www.redeodonto.com.br e nos siga também em nossas redes sociais. 

 

 

Posts Relacionados

Como aliviar a dor após a manutenção do meu aparel... A ortodontia tem evoluído constantemente. Hoje já são utilizados fios mais modernos nos aparelhos ortodônticos. Apesar deles não realizarem tanta pr...
4 dicas importantes de cuidados com os dentes no v... Estar de férias não é desculpa para deixar a saúde da sua boca de lado. Confira 4 dicas para dentes mais saudáveis no verão. A estação mais quente ...
Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal... Saiba por que montar um kit de higiene bucal para seu filho é importante neste volta às aulas. Clima de férias no ar, mas a cabeça de você mamãe e ...
Como limpar o aparelho ortodôntico de forma rápida... Dicas valiosas para você não perder tempo durante a escovação.   Finalmente, o grande dia chegou! É hora de tirar o aparelho ortodôntico e ver um ...

Deixe uma resposta