WhatsApp Image 2021-11-04 at 16.57.43

Entenda tudo sobre Odontopediatria!

Família escovando os dentes

Vamos cuidar dos nossos pequenos? Primeiramente, antes de qualquer esclarecimento, é necessário o esclarecimento: O CUIDADO COM A SAÚDE BUCAL NÃO COMEÇA NA ADOLESCÊNCIA OU NA VIDA ADULTA. A odontopediatria deve estar sempre presente!

Muito pelo contrário, essa é uma das especialidades odontológicas mais importantes, porque ela vai determinar como será o(a) sorriso do(a) seu(sua) filho(a). E para esclarecer as dúvidas e principais pontos da odontopediatria, a Dra. Sandra Lello explicou tudo sobre a odontopediatria.

O que é Odontopediatria?

A odontopediatria é uma especialidade dentro da odontologia voltada, principalmente, aos cuidados da saúde bucal, desde a gestação até a adolescência. Dessa forma, o profissional da área é essencial para acompanhar todo o crescimento e a formação dentária das crianças, garantindo que o sorriso dos pequenos fique longe de quaisquer problemas.

Por que a odontopediatria é importante?

A prevenção diante dos possíveis problemas de saúde bucal na idade infantil é uma das maiores provas de amor. A importância da odontopediatria está no acompanhamento da formação da correta, além da oclusão e ausência de problemas bucais!

Quando deve ser iniciada a escovação nos bebês? Como deve ser feita?

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, a escovação dos dentes do bebê deve ser iniciada assim que começarem a surgir os primeiros dentinhos, sendo recomendado que seja utilizada pasta de dente (com flúor) própria para criança para promover a limpeza da boca do bebê após as refeições e, assim, prevenir o desenvolvimento de cáries.
De forma geral, é indicado que os dentes do bebê sejam escovados pelos menos duas vezes por dia, sendo recomendado dar preferência à escovação à noite, após a última refeição do bebê, pois assim é possível prevenir o desenvolvimento da cárie de mamadeira. As escovas e a proporção de flúor vão mudando de acordo com cada fase de crescimento.

Quando deve ser a primeira visita ao dentista?

Geralmente, deve-se levar o bebê ao dentista logo quando os primeiros dentinhos de leite surgirem, por volta dos seis meses de idade. Essa consulta é mais para tirar dúvidas que possam surgir, além de aprender a forma mais correta para escovar os dentinhos e quais produtos. Hoje em dia, preconiza-se que a ida ao dentista deve-se iniciar no período da gestação.

Quais os problemas dentários mais comuns na odontopediatria?

Em crianças, as cáries são os problemas mais comuns por diversos motivos. Nos bebês, a cárie de mamadeira (infecção que surge em crianças como consequência do consumo frequente de bebidas açucaradas e maus hábitos de higiene bucal). Isso ocorre devido ao acúmulo de placas bacterianas, que é normal, e às dificuldades na hora de escovar os dentes e de fazer a higienização completa, além do consumo excessivo de doces e alimentos com alta concentração de açúcar, que também colabora para as chances de que esse acúmulo de placas bacterianas evolua para uma cárie. A principal forma de prevenção seria a correta escovação e o acompanhamento periódico do odontopediatra.

Qual a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da saúde bucal?

O aleitamento materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde do bebê, sendo que alguns estão diretamente ligados à saúde bucal. A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos, levando à harmonia da face, correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar na respiração e na fala.

Principais benefícios:
  • Crescimento adequado do complexo crânio – facial e treinamento da musculatura bucal;
  • A sucção da mama possibilita melhor desenvolvimento da face, melhor posicionamento dos dentes (correta oclusão), contribuindo para o exercício das funções de deglutição, respiração, mastigação e fala;
  • Redução nas chances de adquirir hábitos nocivos de sucção ouhábito de sucção não nutritivos.

Quando o tratamento ortodôntico pode ser iniciado?

A ida ao ortodontista geralmente é indicada pelo odontopediatra quando há verificação de alguma alteração na oclusão. A intervenção dependerá da maturidade emocional da criança.

Como aliviar a dor na gengiva quando um dente está nascendo?

Na prática diária, o mais adequado é oferecer alimentos frios ou gelados e também de consistência mais dura. Além disso, pode dar a opção de mordedores que não apresentam riscos para os bebês e também é permitido massagear o local com o dedo ou com uma dedeira.

Como ajudar e incentivar as crianças a manterem uma saúde bucal?

Proporcionar à criança conhecer e compreender a importância de uma boa higienização bucal, doenças bucais, criar hábitos de higienização e dar autonomia na escovação dos dentes é de suma importância no estabelecimento de uma boa saúde bucal, além das consultas periódicas ao odontopediatra, é claro!

Em relação à desmistificação em relação ao medo dentista, cabe, primeiramente, aos pais retirar esse “tabu” e incentivar mostrando a importância da ida ao dentista. No entanto, além do conhecimento técnico da área, o odontopediatra está qualificado, com conhecimento sobre psicologia e pediatria, para atender problemas comportamentais, como medo, traumas e birras, fazendo com que a consulta ao dentista seja agradável e prazerosa.

Posts Relacionados

Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na ...   Você sabia que, de acordo com o Jornal do Brasil, em 2019, houve um aumento de 540% (dado registrado pela ferramenta de buscas do Google) na...
Xô dor! Como aliviar a dor de dente e quais as mel... Quem aí já sentiu dor de dente? Se você já passou por isso, sabe que ela é tão incômoda que te deixa desconcentrado até para a mais simples tarefa do ...
Quais as principais características da síndrome cl... Uma doença rara, pouco conhecida e com uma nome complicado, a síndrome cleidocraniana ganhou destaque após a explosão mundial da série Strange Things,...
4 dicas importantes de cuidados com os dentes no v... Estar de férias não é desculpa para deixar a saúde da sua boca de lado. Confira 4 dicas para dentes mais saudáveis no verão. A estação mais quente ...