Tratamento de canal

Entenda tudo o que precisa saber sobre tratamento de canal!

De forma resumida, o tratamento de canal é um procedimento no qual o dentista faz uma limpeza dos canais dentro da raiz do dente retirando a sua polpa, limpando e desinfetando o interior do dente, para aliviar a dor dentária, reparar e salvar, evitando removê-lo.

Esse tipo de tratamento é indicado quando a polpa do dente dente está muito danificada ou infeccionada.Isso ocorre, normalmente, em situações de cárie profunda ou quando o dente está quebrado, permitindo a entrada de bactérias no dente e causando sintomas, como: dor intensa ao mastigar, inchaço na gengiva, rosto ou pescoço, dor de dente que aumenta com alimentos quentes ou frios e formação de um buraco no dente.

Nesses casos, se o dente não for tratado e a polpa do dente continuar sendo lesionada, as bactérias podem conseguir chegar até a raiz do dente, causando uma infecção grave, formação de abcesso com pus, levando à morte do dente, perda óssea e a perda do dente.

 

Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?

  1. Dor de dente que pode durar horas;
  2. Sensibilidade a temperaturas quentes e frias;
  3. Dor pulsátil;
  4. Sensibilidade ao mastigar;
  5. Dor irradiada para outros dentes.

Como o tratamento de canal é realizado?

  • Abertura do dente: com instrumentos dentários, o dentista faz uma abertura na parte superior do dente para remover a cárie e ter acesso à polpa dentária;
  • Remoção da polpa do dente: ao alcançar a polpa do dente, o dentista remove a polpa e faz uma limpeza e desinfecção dos canais do dente. Além disso, se necessário, o dentista pode cobrir o canal com um antibiótico tópico para garantir que a infecção tenha desaparecido e para prevenir a reinfecção;
  • Preenchimento e selagem do canal: após a limpeza, o canal é preenchido com um material para selar e prevenir que o canal tenha contato com a saliva;
  • Obturação do dente: é feita para a tapar a abertura do dente e evitar que o dente se quebre, pois fica mais frágil após o tratamento de canal. Esta obturação pode ser temporária caso seja necessário abrir o dente novamente e continuar o tratamento, ou permanente, feita quando apenas um tratamento resolveu a infecção e vai depender da quantidade de dente saudável que restar após o tratamento, sendo feita feita com a aplicação de um material que pode ser uma resina ou uma prótese de porcelana.

Além disso, quando é feito o tratamento de canal e mesmo assim a infecção do dente permanecer, pode ser realizada uma cirurgia para remover a ponta da raiz do dente, chamada apicoectomia, permitindo salvar o dente.

 

O tratamento de canal dói?

O tratamento de canal tem a reputação de ser doloroso. Na verdade, a maioria das pessoas relata que o procedimento não é mais doloroso do que fazer um preenchimento.

Hoje em dia com as novas tecnologias o tratamento é muito mais rápido e menos doloroso do que a fama que recebeu anos atrás, tudo depende do dentista e da clínica onde um procedimento é feito.

 

Quais são os cuidados pós tratamento de canal?

Nos primeiros dias após a conclusão do canal radicular, o dente ficar sensível devido à inflamação natural do tecido, especialmente se houver dor ou infecção antes do procedimento.

Essa sensibilidade ou desconforto geralmente pode ser controlada com analgésicos de venda livre. Exemplos são: o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). A maioria dos pacientes pode retornar às suas atividades normais no dia seguinte.

Até que o procedimento do canal radicular esteja completamente concluído – ou seja, o preenchimento permanente está no lugar e / ou na coroa, é aconselhável minimizar a mastigação do dente em reparo.

Para evitar algumas das razões pelas quais o nervo de um dente e sua polpa ficam inflamados e infectados são causadas por cáries profundas, é importante ter boas práticas de higiene bucal:

  • escovar duas vezes ao dia;
  • usar fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • agendar visitas regulares ao dentista;

Posts Relacionados

Como curtir o carnaval mantendo a sua saúde bucal ... Curtir o carnaval é bacana, mas manter a saúde bucal em dia é ainda melhor. Ainda que os quatro dias de carnaval passem rápido, precisamos ter algun...
Cárie dental: 10 curiosidades que você precisa sab... 10 curiosidades sobre a cárie dental que vão te deixar com a boca aberta. Uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, e uma das mais temidas....
Como a parceria com a Rede Odonto ajuda a promover... Responsável pela clínica Alfa, Dra. Tamara Carvalho, conta sobre sua experiência com a Rede Odonto e os benefícios que ela trouxe para sua clínica Vo...
Quais são e a importância das 6 peças do seu apare... Você sabia que o seu aparelho ortodôntico é composto por várias peças? Além das mais conhecidas, outras não muito famosas também são de extrema impo...

Deixe uma resposta