Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na sua autoestima

Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na sua autoestima

 

Você sabia que, de acordo com o Jornal do Brasil, em 2019, houve um aumento de 540% (dado registrado pela ferramenta de buscas do Google) nas pesquisas sobre Harmonização Facial? Com o intuito de promover a recuperação funcional dos músculos da face e devolver a qualidade de vida do paciente, a harmonização facial é uma técnica antiga, mas que ganhou visibilidade atualmente, devido ao crescimento na procura por métodos menos invasivos e a maior preocupação com a aparência.

 

E, levando em consideração a influência direta no aspecto psicológico e melhora da autoestima, a harmonização se faz importante também para a saúde plena e o bem estar das pessoas. Para entender mais sobre o assunto, a Dra. Manoela Gonçalves, responsável por procedimentos de Harmonização Facial na clínicas Sorrir e Alfa, em Porto Alegre,  explica tudo. Confira abaixo:

 

– Qual o conceito da Harmonização Facial?

 

É um conjunto de procedimentos estéticos que visa a melhorar e a harmonizar a face, tratando o envelhecimento facial, caracterizado pela perda da elasticidade da pele e pela queda de tecidos, músculos e gordura.

 

– Quais procedimentos são realizados?

 

Pode-se realizar desde um procedimento para prevenção de rítides da face (rugas) até estimulação de colágeno, preenchimento (de lábios, olheiras, malar, mandíbula), lipo de papada, bichectomia e fios de sustentação.

 

– Você acha que a Harmonização Facial tem tido mais visibilidade? Se sim, a que se deve este aumento?

 

Com certeza tem tido mais visibilidade. Um dos aspectos é que ela se popularizou mais e, por isso, os profissionais estão trabalhando com preços mais acessíveis à população. Outro ponto é o potencial resultado que pode alcançar, melhorando a autoestima, o relacionamento interpessoal e a confiança, fundamentais na conquista de objetivos.

 

– Quais são os benefícios destes procedimentos?

 

A harmonização facial tem muitos benefícios. Entre eles, eu destaco que a pessoa pode melhorar vários aspectos que a incomodam ao longo da vida sem passar por um tratamento cirúrgico em que, na maioria das vezes, o paciente tem de ficar em repouso e, em algumas situações, tirar férias para realizá-lo. Na harmonização ela pode fazer o procedimento e trabalhar no mesmo dia. Só existem algumas recomendações e alguns cuidados que o paciente deve ter.

 

E os pontos negativos?

 

O ponto negativo que eu vejo dentro desta área é o exagero, é o paciente ir em um profissional que não domina bem a técnica ou que não sabe tratar uma intercorrência, por exemplo. Ou até mesmo especialista só fazer a vontade do paciente e não o que é recomendado para ele.

 

– Existe alguma contraindicação? Se sim, quais?

 

Existem algumas contraindicações: pacientes com alergia à proteína do ovo não podem fazer uso de procedimentos para paralisação muscular e gestantes e lactantes não podem fazer nenhum procedimento. Os pacientes que possuem alguma doença crônica devem estar com as mesmas controladas.

 

– Quais são os procedimentos mais ¨queridinhos¨ do público? Porque?

 

O procedimento “queridinho” do momento é o preenchimento do lábio. Os pacientes gostam muito de preenchimento labial, realmente dá um resultado maravilhoso. E também têm os tratamentos das rítides da face (rugas), onde paralisamos os músculos que se contraem, dando um aspecto mais jovial ao paciente.  Eles têm um resultado muito rápido e até mesmo imediato, o que os pacientes amam. 

 

– Tem algum procedimento doloroso? Qual?

 

Os procedimentos, em geral, não doem. É feita anestesia local, e os pacientes não sentem nada durante o procedimento. Nas aplicações para paralisia muscular da face, por exemplo, às vezes, alguns sentem um pouquinho. No entanto, é colocado anestésico tópico local e gelo para amenizar o desconforto.

 

– Qual é a importância da Harmonização Facial para a autoestima?

 

 A harmonização facial melhora a autoestima e a autoconfiança, fazendo com que o paciente se sinta bem consigo mesmo. Tendo mais confiança, consegue se expressar melhor, viver melhor seus relacionamentos e se torna protagonista no ambiente que está inserida(o). Certa vez uma paciente que fez um procedimento falou que há muito tempo não se sentia tão linda. A harmonização tem este poder: recuperar a autoestima.

 

– Qual o tempo de duração de cada procedimento?

 

O tempo de duração dos tratamentos para paralisia muscular é de 4 a 6 meses. Já os preenchimentos têm média de 1 ano de duração. Pode durar menos ou mais, isso vai depender de alguns fatores. 

 

– Por fim, você já fez algum procedimento de harmonização?

 

Sim, já fiz preenchimento labial (geralmente faço 1 ml por ano). Fiz também preenchimento de olheiras e contorno mandibular para dar sustentação para uma flacidez que me incomodava um pouco. Sempre faço o procedimento para prevenção/paralisação das rítides (de 4/4 meses) .

 

 

Especialista em harmonização facial

 

Gostou do nosso conteúdo? Se tiver alguma dúvida, deixa para gente nos comentários que vamos te responder. Continue nos acompanhando e fique por dentro desse e de outros assuntos sobre odontologia.

 

 

 

Posts Relacionados

Saúde bucal: 6 problemas que afetam a sua gengiva ... Antes de falarmos sobre problemas, vamos lembrar alguns fatos importantes sobre saúde bucal. Saúde bucal importa. A boca nos conecta com outras part...
O que é e como a laserterapia pode ser usada na od... Este procedimento que utiliza raios laser é um tipo de tratamento muito utilizado em diversas áreas da medicina, inclusive na odontologia, e que tem t...
Cárie dental: 10 curiosidades que você precisa sab... 10 curiosidades sobre a cárie dental que vão te deixar com a boca aberta. Uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, e uma das mais temidas....
Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te p...   31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A data serve para alertar as pessoas que ainda fumam e estão presas neste vício sobre o mal q...

Deixe uma resposta