dia nacional da saúde bucal

Dia Nacional da Saúde Bucal: como anda a saúde da sua boca?

No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Saiba porque essa data deve ser levada a sério.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se ter uma boca saudável e informar sobre prevenção de doenças bucais, o Ministério da Saúde criou em outubro o Dia Nacional da Saúde Bucal, comemorado no dia 25 de outubro.

Nessa mesma data, aqui no Brasil é comemorado também o Dia do Dentista Brasileiro.

Leia também o artigo sobre Dia Mundial do dentista: você conhece todas as especialidades da odontologia?

A nossa boca tem um papel fundamental no que diz respeito a nossa saúde como um todo. É importante entender que se a sua saúde bucal não está em dia, todo o bom funcionamento do seu organismo estará comprometido.

O Dia Nacional da Saúde Bucal, veio para nos lembrar que devemos tratar como prioridade fundamental a saúde da nossa boca.

Devemos ter consciência de que a nossa boca é a maior cavidade a ter contato direto com o meio ambiente. Por isso existe um facilitador na entrada de bactérias e outros micro-organismos que são prejudiciais a nossa saúde bucal.
Para que você entenda a relevância do Dia Nacional da Saúde Bucal, separamos aqui, alguns dos problemas bucais mais comuns e como preveni-los.

Não deixe de ler quais são os alimentos que fazem mal para os dentes e gengivas?

Cárie

cárie

Quando falamos de problemas prejudiciais a nossa saúde bucal, consequentemente vem a nossa cabeça uma das principais doenças que afeta grande parte da população brasileira.

A famosa cárie, se trata da fragmentação do dente, causada principalmente pela influência do estilo de vida que levamos, por isso é preciso ter uma atenção redobrada dos nosso hábitos.

A cárie, pode se desenvolver por diversos fatores, dentre eles estão:

Má alimentação;
Falta de escovação ou escovação incorreta;
Ausência do uso do fio dental;
Em alguns casos, a hereditariedade.

Por isso, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, além do uso do fio dental.

Tenha uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido, e visite o seu dentista de forma regular. O conjunto desses fatores vão fazer com que a sua saúde bucal esteja sempre em dia.

 

Tártaro

tártaro

Quando não escovamos os dentes após qualquer refeição, uma camada pegajosa e meio esbranquiçada se forma em torno dos nossos dentes. Essa camada recebe o nome de placa bacteriana.

A placa bacteriana, por sua vez, é extremamente prejudicial a sua saúde bucal, pois, quando não tratada de forma correta ou quando esse acúmulo ocorre de forma exacerbada a placa acaba evoluindo para o tártaro, se tornando um problema ainda maior.

Quando o tártaro se forma, é sinal de que a placa bacteriana endureceu em torno dos seus dentes e gengiva. Com isso, o seu tecido gengival pode ser prejudicado a ponto de se desenvolver uma gengivite.

Além da gengivite, o tártaro também pode ocasionar a Cárie, por isso é essencial que você não deixe que essa placa se desenvolva a ponto de se tornar um tártaro.

Leia também 8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal. 

 

Gengivite

gengivite

Como falado anteriormente a gengivite é uma inflamação na gengiva, causada pelo acúmulo exagerado de placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, causando assim uma alteração nos tecidos que sustentam, os dentes.

A gengivite na sua fase inicial é mais fácil de ser tratada, porém, caso a doença evolua pode-se desenvolver uma periodontite.

A periodontite é a doença progressiva da gengivite, que pode ocasionar na perda total dos dentes causada pela fragilidade óssea.

Os sintomas mais comuns da gengivite são: gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis que podem provocar sangramentos durante a escovação.

Para que você consiga prevenir a gengivite, e assim ter uma ótima saúde bucal é necessário, acima de tudo, uma excelente e contínua escovação e uso do fio dental.

Além disso, ir disciplinarmente ao seu dentista para fazer uma limpeza profissional é essencial para que, no caso de haver tártaros, que eles possam ser removidos com mais facilidade pelo seu dentista.

 

Problemas ortodônticos

ortodôntico

A ortodontia é a área da odontologia, que trata da correção da posição dos dentes e ossos do maxilar que se formaram de forma incorreta.

Quando os dentes nascem de forma tortuosa, a limpeza dos dentes acaba ficando prejudicada, com isso a mais chances de se ter o acúmulo de alimentos facilitando o surgimento e proliferação de bactérias.

Um outro problema causado pela má formação dos dentes, e que pode afetar diretamente na sua saúde bucal são os problemas com a mordida e a mastigação, podendo ocasionar dores de cabeça, além da não absorção de nutrientes contidos nos alimentos entre outros.

Atualmente existem diversos tipos tratamentos ortodônticos, com variados tipos de aparelhos, entre fixos e móveis. O tratamento deve ser acompanhado pelo seu dentista desde o início até o fim do procedimento para melhores resultados.

Descubra 7 curiosidades que você precisa saber sobre a ortodontia.

 

E você, está em dia com a sua saúde bucal? Encontre uma clínica mais próxima e agende agora mesmo a sua consulta.

Posts Relacionados

8 tipos de alimentos detergentes e como eles inter... Você sabe o que são alimentos detergentes? Saiba que o consumo desses alimentos é essencial para a melhora da saúde da sua boca, além de combater prob...
Você sabe do perigo que o carvão ativado causa nos...   Apesar de ser bastante utilizado para o clareamento dental, a ação do carvão ativado nos dentes ainda é um mistério tanto para leigos quan...
Higiene bucal: você sabe como limpar sua língua? Você tem o costume de limpar a língua durante a higiene bucal? Esta é uma parte importantíssima, que, muitas vezes, pode ser esquecida. A limpeza da l...
Quais são e a importância das 6 peças do seu apare... Você sabia que o seu aparelho ortodôntico é composto por várias peças? Além das mais conhecidas, outras não muito famosas também são de extrema impo...

Deixe uma resposta