Dia mundial do dentista: você conhece todas as especialidades da odontologia?

Dia mundial do dentista: você conhece todas as especialidades da odontologia?

Nesse dia 3 de outubro é comemorado o dia mundial do dentista, você conhece todas as especialidades odontológicas deste profissional?

Temidos por uns, mas que são indispensáveis dentro do contexto da área da saúde. No dia 3 de outubro é comemorado o dia do dentista, a este profissional que faz com que nosso sorriso fique cada vez mais saudável e bonito, só temos a agradecer.

Como surgiu o dia mundial do dentista?

Foi em Baltimore, nos Estados Unidos que tudo começou. Nesta mesma data (3 de outubro), surgiu a primeira escola de Odontologia em 1840, onde eram passados os conhecimentos que já haviam sendo explorados desde 9 mil anos atrás. Por isso o dia do dentista é comemorado no dia 3 de outubro.

Quando você percebe que precisa ir no dentista, seja por uma dor de dente ou até mesmo uma indicação do seu dentista de confiança, é necessário saber o porquê de você está indo naquele especialista, afinal assim como na medicina tradicional o ramo da odontologia  é também separada por várias especialidades odontológicas.

E para comemorar o dia mundial do dentista em grande estilo, separamos aqui algumas especialidades odontológicas que você precisa conhecer.

Já viu? Mitos e verdades da saúde bucal

Ortodontia

ortodontia

A especialidade odontológica responsável pela correção da posição dos dentes e dos maxilares é chamada de Ortodontia, com esse profissional é possível identificar e tratar os dentes que podem ter sido formados de maneira incorreta e desalinhada.

Ter os dentes tortos ou que não se encaixam de forma correta, pode ocasionar diversos tipos de danos a sua saúde tanto bucal quanto de modo geral.

Por exemplo, se seus dentes nascem com a posição prejudicada e são tortuosos, as chances de você conseguir fazer uma higienização de forma correta é mínima, isso faz com que as chances de se ter cáries e outra doenças bucais seja alta.

A especialidade odontológica Ortodontia, utiliza de aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis, para que o paciente tenha uma melhor aparência, maior conforto e saúde bucal, além de aumentar a autoestima e confiança pessoal.

Veja também 7 curiosidades que você precisa saber sobre a ortodontia.

Cirurgião dentista

cirurgião dentista

O especialista cirurgião dentista tem como principal função, o tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face.

Essa especialidade odontológica atribui ao diagnóstico e tratamento de doenças, traumas nos ossos da face, e malformações congênitas ou adquiridas dos maxilares e da mandíbula que podem interferir de forma prejudicial a sua saúde bucal.

O cirurgião dentista faz a remoção dos dentes inclusos (siso), implantes dentários, cirurgia reparadoras após traumas na face, intervenções em alterações patológicas como tumores e afins enxertos ósseos.

Leia também nosso artigo sobre os 5 cuidados após a extração do siso

Odontopediatria

Odontopediatria

Algumas pessoas que  tem medo de encarar a cadeira do dentista depois de adultos é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças com esse especialista.

Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. Ele é o responsável pelo diagnóstico, a prevenção, o tratamento e controle dos problemas da saúde bucal infantil.

Cabe a essa especialidade odontológica, a higiene não só das crianças que já têm dentes até a adolescência, mas também dos bebês e das gestantes.

É indicado que as gestantes procurem esse especialista durante a gestação, para que assim elas possam se informar sobre os cuidados após o nascimento do bebê.

Cabe a este profissional a limpeza, pequenas restaurações, aplicação de flúor quando necessário, extrações (no caso dos dentes de leite), manutenção de espaço entre outros.

Saiba 10 conselhos para prevenir cáries em crianças.

Clínico Geral

clínico geral

Podemos dizer que essa especialidade odontológica se equipara ao médico clínico geral, porém o dentista clínico cuida somente do ramo da saúde bucal dos pacientes.

É extremamente importante consultar de forma disciplinar um clínico geral porque, é ele quem avalia sua higienização, verifica o surgimento de cáries ou problemas na gengiva.

Além disso, realiza o controle radiográfico dos dentes, verifica se você tem necessidades estéticas e confere possíveis problemas de mordida (oclusão).

Endodontia

endodontia

O especialista em Endodontia tem a missão de diagnosticar possíveis danos na estrutura interna dos dentes, ou seja a polpa dentária, o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais e assim fazer o tratamento correspondente.

Se você possui uma cárie, por exemplo, e não tem o devido cuidado no tratamento, a doença pode evoluir de forma gradativa, até que atinja a polpa do dente (mais conhecida como o nervo do dente), causando muita dor e desconforto.

Essa especialidade odontológica tem como principal objetivo o tratamento de canal, ou o seu retratamento.

Periodontia

Periodontia

É a especialidade odontológica que identifica e trata doenças relacionadas a gengiva e os tecidos de sustentação dos dentes. Afinal, é preciso cuidar não só dos dentes mas de toda a estrutura que o sustenta também.

Caso as doenças ligadas a gengiva e as estruturas em geral não sejam tratadas precocemente e corretamente, a evolução pode acarretar na sensibilidade dos dentes ou até a perda total dos dentes.

Os procedimentos realizados por esse especialista são: cirurgia da gengiva, gengivectomia, raspagem de tártaro, dessensibilização, aumento de coroa clínica entre outros métodos relacionados a estrutura que sustentam os dentes.

Entenda como tratar a retração gengival

Ortopedia facial

Ortopedia Facial

Essa especialidade ortodôntica, é especializada no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que deixam os dentes e faces irregulares.

O profissional trabalha principalmente com o crescimento dos ossos da mandíbula e maxilar superior, tendo como objetivo harmonizar o rosto, e fazer com que os dentes fiquem alinhados para um processo de mastigação mais correto e saudável.

O tratamento consiste basicamente em uso regular de um aparelho removível.

Dentística

Dentística

Nada mais é que a especialidade que trata da estética dos dentes, todos os procedimento que realçam ou fazem com que seu sorriso fique visualmente bonito, é dado por essa especialidade odontológica.

O especialista em dentística atua fazendo procedimentos estéticos como clareamento dental, facetas, lentes de contato, peeling dental, resinas e fechamento de diastemas.

Para que seus dentes tenham o resultado esperado, o profissional de dentística se relaciona com diversas áreas da odontologia, como: Ortodontia, Periodontia, Endodontia etc.

Ter um sorriso bonito requer muita disciplina e profissionais especializados para cada detalhe a ser conferido.

Conheça mais 6 dicas que você precisa saber sobre clareamento dental 

Procure uma clínica mais próxima a você e agende uma consulta agora mesmo.

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Higiene bucal: Como escolher a melhor escova de de...     Das mais simples às mais modernas, para cada sorriso um tipo. Já sabe como escolher a escova de dente certa para você? Que este é ...
Abscesso dentário: o que é e como tratar a dor de ... Não pense que dor de dente é uma coisa comum. Saiba as causas, sintomas e tratamentos do abscesso dentário. Muito se engana quem acha que ter uma d...
Como a Rede Odonto ajuda no trabalho de suas clíni... Dra. Rosiene conta sobre como é fazer parte da família Rede Odonto Conte um pouco sobre a sua trajetória profissional.   Olá, eu sou a D...
Quais as principais características da síndrome cl... Uma doença rara, pouco conhecida e com uma nome complicado, a síndrome cleidocraniana ganhou destaque após a explosão mundial da série Strange Things,...

Deixe uma resposta