Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a saúde bucal em dia

Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a saúde bucal em dia

O clima de romance está no ar! Afinal, a data mais romântica do ano está chegando e os casais já estão fazendo os planos para comemorar esse dia de forma muito especial e, é claro, com muito amor. De qual dia estamos falando: o Dia dos Namorados!

 

E nada melhor para curtir o Dia dos Namorados do que uma encontro romântico com um jantar especial, sorriso estampado no rosto e, lógico, muitos beijos. Mas ninguém quer estar com mau hálito ou alguma doença bucal bem nesse momento!

 

Por isso é importante pensar nos cuidados que você deve ter com a sua saúde bucal para garantir que o beijo seja uma momento de troca de carinho, não de desconforto e risco pela troca de saliva com outra pessoa.

 

O beijo, além de gostoso, pode também ser perigoso. Isso porque ele pode atuar como uma via de transmissão de diversas doenças por meio da troca de saliva. Por isso, deve ser praticado com responsabilidade.

 

Na hora de beijar, todos devem estar com a saúde bucal em dia. Isso não quer dizer apenas estar com um hálito agradável. Afinal, isso é fácil de disfarçar com uma bala ou chiclete refrescante.

 

Porém, a falta de higiene, que pode gerar doenças causadas por bactérias, não podem ser escondidas com tanta facilidade. Além de oferecer riscos à saúde da outra pessoa. E é claro que você não quer isso, não é mesmo?

 

Então, se você quer curtir muito o Dia dos Namorados com a pessoa amada e dar muitos beijos, continue a leitura e confira as nossas dicas para manter a saúde bucal em dias e não cometer nenhuma gafe na hora do beijo!

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

Mantenha a higiene bucal regular

 

Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a saúde bucal em dia

 

Isso não é nenhuma novidade, porém é sempre importante lembrar que não existe segredo ou mágica para ter um boca saudável. O que é preciso ser feito é simples: higiene bucal regular e correta.

 

Isso quer dizer que é preciso escovar os dentes após todas as refeições. A escovação deve ser feita com uma boa escova de dentes e que seja apropriada para as características da sua boca e dentes (sensibilidade, espaçamento etc.)

 

Usar o fio dental após todas as escovações também faz parte do passo a passo para uma boca mais saudável. Inclusive, existem vários tipos de fio dental disponíveis no mercado. O ideal é que você converse com o seu dentista e, assim como com a escova de dentes, você veja qual o melhor tipo de fio dental para você.

 

Para encerrar o momento da escovação, você pode finalizar com um enxaguante bucal. Esse último passo do processo de higienização bucal é livre, pois algumas pessoas não gostam do sabor ou da refrescância causada pelos enxaguantes. Mas a escovação e o fio dental são obrigatórios, não se esqueça disso!

 

Não compartilhe objetos de uso pessoal

 

Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a saúde bucal em dia

 

Objetos de uso pessoal, como artigos de higiene e maquiagens não devem, em hipótese alguma ser compartilhados com outras pessoas. Isso porque, caso quem o pegue emprestado tenha alguma doença, o objeto fica contaminado e se torna um veículo de disseminação de vírus ou bactérias.

 

Talvez, falando dessa forma possa parecer abstrato demais. Então, vamos a um exemplo prático: imagine que você é uma mulher que gosta de usar batom. Um dia, uma amiga sua a vê com uma batom rosa incrível e o pede emprestado. Você, simpática, o empresta. Porém, você não imaginava que a sua amiga está com herpes, por exemplo.

 

Pronto! O seu batom está contaminado com o vírus da herpes que poderá ser transmitido para você quando usar novamente o batom e para o seu amor, na hora do beijo. Percebeu a dimensão do risco envolvido?

 

Por isso, evite se expor e expor quem você ama a riscos desnecessário emprestando seus objetos de uso pessoal a outras pessoas. Dessa forma, você mantém a sua segurança e saúde bucal.

 

Isso também vai te interessar. Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

Tenha uma alimentação saudável

 

Como a terceirização pode te ajudar no início de uma gráfica

 

Alimentação saudável tem uma enorme influência sobre a sua saúde bucal. Além das vitaminas e minerais serem fundamentais para a saúde e fortalecimento dos dentes, alguns alimentos podem causar problemas bucais.

 

Os doces, por exemplo, são os grandes vilões quando o assunto é cárie. Alimentos como refrigerantes à base de coca, café e produtos ricos em corantes causam manchas nos dentes.

 

Por isso, tudo o que você come tem impacto direto nos seus dentes. Portanto, reveja a sua dieta com atenção.

 

Visite seu dentista de seis em seis meses

 

Para garantir que a sua saúde bucal está em perfeito estado, visite seu dentista regularmente. Apenas um profissional de odontologia é capaz de verificar os mínimos detalhes dos seus dentes, gengiva, língua, ou seja, de sua boca completa, e resolver problemas ainda no início, evitando complicações.

 

Aproveite a consulta com o dentista para ver se não há alguma cárie no início, algum problema com placa bacteriana ou para fazer um clareamento dental e chegar com um sorriso ainda mais radiante no encontro do Dia dos Namorados.

 

Mantendo a sua higiene bucal em dia, escovando os dentes e usando fio dental corretamente, e ter uma alimentação saudável, além de nunca trocar objetos de uso pessoal e visitar regularmente o dentista, podem garantir um excelente Dia dos Namorados para vocês.

 

Como falamos, manter uma boca limpa e saudável é bom para você, que evita doenças bucais, que vão desde uma simples cárie ou placa bacteriana, até inflamações que podem levar à perda de um dente. E também para o seu amor, já que isso reduz os riscos de transmissão de doenças na hora do beijo.

 

Curtiu as nossas dicas para aproveitar todos os momentos dessa data tão especial que é o Dia dos Namorados e vai aplicar todas elas para arrasar com o seu amor? Então, curta nossa página nas redes sociais e compartilhe este conteúdo com seus amigos. Certamente eles vão adorar! Acesse www.redeodonto.com.br  e marque uma avaliação. 

 

Posts Relacionados

5 passos de como fazer o agendamento online nas cl... A Rede Odonto oferece, através de seus consultórios associados, várias especialidades odontológicas para você como ortodontia, cirurgia, implantes, cl...
Saúde bucal: 6 problemas que afetam a sua gengiva ... Antes de falarmos sobre problemas, vamos lembrar alguns fatos importantes sobre saúde bucal. Saúde bucal importa. A boca nos conecta com outras part...
8 motivos para se ter cuidado com os dentes durant... A gestação é um momento mágico na vida de toda mulher. Ela desperta inúmeros sentimentos e a vontade de conhecer o bebê só se multiplica ao longo dos ...
Como foram os primeiros passos das clínicas da Red... Há mais de 20 anos, nascia a Rede Odonto. Mas antes de sermos a Rede Odonto reconhecida no mercado, a nosso história foi construída aos poucos e isso ...

Deixe uma resposta