Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Sorria! Hoje é o dia do dentista. E como bom profissional que é, ele gostaria que você soubesse que ele pode desmascarar mentiras, cáries, doenças e muito mais. Por isso, neste Dia mundial do Dentista um texto revelador para você.

 

#1. EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NA HORA PASSADA.

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Não adianta escovar os dentes corretamente só antes de ir ao dentista, tem que ser SEMPRE.

Não adianta tentar enganar o dentista. Quando você come durante os dias sem escovar os dentes depois está facilitando a vida da placa.  Ela irá se acumular mais rapidamente e virar tártaro. Você pode passar bastante tempo escovando os dentes antes de ir ao dentista que esta sujeira não vai sair e o profissional saberá identificar se você cuidou bem dos seus dentes constantemente ou não.

Isso também vai te interessar. Saúde bucal: quais são as diferenças entre abrasão e erosão dental?

 

#2. É IMORTAAAL. 

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Só é possível remover a placa manualmente escovando e passando o fio dental. Caso contrário, ela simplesmente fica lá PARA SEMPRE.

Você sabia que um terço da superfície dos nossos dentes está coberta por outros dentes? E quando você come, a placa vai se formando e cobrindo todas as superfícies, ou seja, aquela que a escova de dente não alcança também será coberta. Por isso, a importância de limpadores interdentais como o fio dental pelo menos duas vezes ao dia, além de escovar bem os dentes. Só assim é possível remover a placa manualmente antes dela se tornar tártaro, que é uma placa bem mais rígida só retirada pelo dentista.

 

#3. NÃO ME DIGA MENTIRINHAS, DÓI DEMAIS. 

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

“Eu escovo os dentes e passo fio dental 3 vezes por dia, não sei como fiquei com cáries.”

Basta entender o processo de formação das cáries para comprovar que esta  informação é falsa:

  • Os restos de alimentos grudados nos dentes são transformados em ácidos pelas bactérias encontradas em nossa boca.
  • Estes ácidos atacam o esmalte do dente.
  • O esmalte do dente fica corroído provocando a cárie.

Viu? Se tivesse tirado efetivamente os restos de alimentos grudados nos dentes nada disso teria acontecido.

 

#4. ERROOOOUU! 

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Possivelmente a forma como você passa fio dental é a errada.

Se você enfiar o fio dental entre os dentes e empurrar para cima e para baixo com força, sinto em lhe informar mas, ERROOOUU! Isso é perfeito para machucar a gengiva podendo até sangrar ou ficar com uma irritação e inchaço. E nada adianta para tirar a placa também!
A maneira correta é:

  1. Segure o fio dental em um ângulo que ele envolva o dente;
  2. Mova as pontas para cima e para baixo suavemente.

Desta forma, você não danifica a sua gengiva e consegue limpar efetivamente os dentes.

Não deixe de ler também. Como surge e como tratar o medo de dentista com dicas básicas

 

#5. DESERTO BUCAL.

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Se sua boca estiver muito seca, as bactérias se proliferam ainda mais rapidamente.

A saliva é muito importante para a sua saúde bucal. Além de ajudar a limpar os resíduos de alimentos, ela também tem funcionalidade antibactericida neutralizando os ácidos que corroem o esmalte. Por isso, não é nada bom se você estiver sofrendo com a boca seca, muitas vezes ocasionada por certos medicamentos. O que você deve fazer é dar ainda mais atenção à limpeza dos seus dentes. Procure enxaguantes bucais e pastas de dente que aumentam a produção de saliva. Não se esqueça também de beber muita água.

 

#6. CONTROLE SUA LÍNGUA! 

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

A cor da sua língua merece atenção.

Se você nunca prestou atenção na sua língua, saiba que deve prestar. Isso porque as mudanças em sua cor podem indicar má higiene bucal. Além disso indicam coisas mais sérias como doenças na cavidade oral e até mesmo em todo o corpo. Escove a língua todos os dias e note se há alguma coloração ou textura diferente.

 

#7. TÔ RINDO, MAS TÔ PREOCUPADO.

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Quebrou o seu dente? Por menor que seja o estrago, fica super vulnerável às cáries.

Vamos entender o motivo. Quando o dente quebre, mesmo se for uma lasquinha, o tecido mais macio que cobre a raiz fica exposto. Sem o esmalte, que funciona como uma defesa natural do nosso dente contra as cáries, a bactéria fica livre para entrar. Simples assim. Então, se isso acontecer, procure logo o seu dentista.

 

#8. EM 100 METROS, VOCÊ CHEGARÁ AO SEU DESTINO. 

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria que você soubesse

Beleza, cuidou muito bem dos dentes? Você ainda precisa visitar seu dentista regularmente.

São muitos os motivos para você visitar o dentista regularmente. Mas veja estes dois de extrema importância. O dentista não olha apenas a saúde dos seus dentes. Ele analisa sua gengiva, sua língua até sua garganta. Desta forma é possível identificar lesões precoces que podem ser transformadas em câncer bucal. Além disso, algumas doenças infecciosas que não ocorrem necessariamente na boca, podem se manifestar na mucosa oral. O especialista poderá identificar a tempo de ser tratada e não gerar graves transtornos.

 

Se você quer ver mais conteúdos como este, é só seguir as nossas redes sociais (@redeodonto). Postamos regularmente, assim como deve ser uma boa escovação. =)

 

Posts Relacionados

Dia Nacional da Saúde Bucal: como anda a saúde da ... No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Saiba porque essa data deve ser levada a sério. Com o objetivo de conscientizar a ...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...
8 tipos de alimentos detergentes e como eles inter... Você sabe o que são alimentos detergentes? Saiba que o consumo desses alimentos é essencial para a melhora da saúde da sua boca, além de combater prob...
Saúde bucal: quais os melhores tratamentos para o ... O mau hálito é um problema que afeta mais pessoas do que você pode imaginar. Segundo estudo da Associação Brasileira de Halitose, quatro em cada 10 br...

Deixe uma resposta