Dia da Saúde Bucal: conheça 6 hábitos que você tem e precisa parar

Dia da Saúde Bucal: conheça 6 hábitos que você tem e precisa parar


Em 2002, foi instituída a Lei nº 10.465/2.002. Esta lei define o dia 25 de outubro como Dia Nacional da Saúde Bucal em todo país. 
Ela foi criada para orientar sobre algo muito importante. É essencial cuidar e ter uma boca saudável já que ela reflete na saúde do corpo como um todo. Nós já mostramos aqui no blog diversas dicas para que sua boca fique limpa, protegida das bactérias, prevenida contra possíveis doenças e muito mais. Mas, nunca tínhamos falado de alguns hábitos que podem passar despercebidos. Continue a leitura e veja o que preparamos para você no Dia da Saúde Bucal.

 

Hábitos que não fazem nada bem à longo prazo. O autocuidado é essencial nesse momento. Você deve prestar atenção no seu dia a dia. E é importante perceber e procurar ajuda de um dentista para começar o tratamento o quanto antes quando necessário. Veja os 6 hábitos que são verdadeiros vilões no Dia da saúde bucal e que devem ser banidos da sua vida.


#Hábito 1 – Demorar a trocar a escova de dente

Não demore a trocar a sua escova de dentes

Neste Dia da Saúde Bucal, sugerimos que você dê uma conferida para ver se a sua escova não está com as cerdas desfiadas ou desgastadas. Se sim, isso é sinal que elas não estão tão efetivas como você esperava. É comprovado que uma escova de dentes nova é capaz de remover mais placa do que uma mais velha. A dica aqui é não demorar a trocar a sua escova de dentes para garantir uma eficácia na sua escovação mantendo a sua saúde bucal. Quando devo trocar a escova de dente, então? Certifique-se de fazer a troca a cada três ou quatro meses, aproximadamente. Não deixe chegar ao ponto em que as cerdas ficam desfiadas.

 
#Hábito 2 – Aplicar muita força ao escovar os dentes

A força excessiva aplicada sobre eles apenas serve para desgastar o esmalte dos dentes

Certamente o seu dentista não ficará feliz ao saber que você está fazendo isso. Está muito enganado quem acha que esta atitude vai deixar os dentes mais limpos e brancos. Nada disso! A força excessiva aplicada sobre eles apenas serve para desgastar o esmalte dos dentes, irritar e causar problemas à gengiva, que pode ficar vermelha, dolorida e com feridas muitas vezes irreversíveis. Vamos parar com esse hábito? Para ajudar, a dica aqui é adquirir uma escova de dente elétrica que tenha a função de controlar a força durante a higienização bucal. Escolha um modelo com cerdas macias e arredondados.


#Hábito 3- Palitar os dentes

Evite palitar os dentes para uma saúde bucal mais saudável


Pode parar! Essa é uma das dicas mais valiosas no Dia da saúde Bucal. Nada de palitar os dentes após as refeições. 
Se continuar com esse costume, você só tem a perder. Isso porque ao ficar cutucando os dentes com o palito com a intenção de tirar os restos de comida, você pode machucar a gengiva e até mesmo provocar alguns ferimentos/lesões. E aposto que você não sabia dessa: os palitos não são esterilizados. Já sabe, né? Podem levar microrganismos à sua boca. Troque pelo fio dental, esta é a melhor solução.


#Hábito 4 – Mastigar de um lado só

Dia da Saúde Bucal: conheça 6 hábitos que você tem e precisa parar

Se você nunca reparou, chegou a hora de prestar atenção na sua mastigação. 
Mastigar de um lado da boca só enquanto come pode estar acontecendo com você, não é um fato raro. O que muitos não sabem é que esse hábito, conhecido como mastigação unilateral predominante, não é nada bom para a sua saúde bucal. Mas o que isso pode provocar? Veja três dos problemas mais comuns quando este comportamento não é tratado:

  • Aumento na musculatura;
  • Problemas nas articulações;
  • Desajuste na arcada dentária;
  • Desenvolvimento da face afetada.

E como deve ser a mastigação? O processo correto deve ser harmonioso, feita dos dois lados e alternadamente.


#Hábito 5 – Roer unhas

Roer as unhas é extremamente prejudicial à saúde bucal.

Você tem o hábito de roer unha? Muitas vezes já se tornou uma mania, talvez por ansiedade ou nervosismo, por exemplo. Segundo alguns estudos aproximadamente 30% da população mundial tem este hábito, ou seja, mais ou menos 2,2 bilhões de pessoas roem as próprias unhas. E por que todas essas pessoas devem parar de fazer isso o quanto antes possível? Roer as unhas é extremamente prejudicial à saúde bucal. Este comportamento pode causar trincas e lascar os dentes. Quando isso acontece eles ficam mais expostos a germes e bactérias que estão debaixo das unhas podendo até mesmo prejudicar o organismo.

 

#Hábito 6 – Ficar em jejum por um longo período de tempo

A má alimentação e o jejum é a terceira causa mais comum do mau hálito.


Alimentar-se bem e a cada três horas. Está seguindo esta orientação médica? 
Você já deve ter escutado a frase: “Estou sem tempo até pra comer.” A rotina agitada pode nos atrapalhar muito nesse sentido e pode causar problemas bem incômodos. Então, este é um alerta para que você pare com este hábito. Tente se programar para que isso não aconteça! A má alimentação e o jejum é a terceira causa mais comum do mau hálito.

 

Ao ficar com o estômago vazio, você passa a sentir o suco gástrico na boca. Além disso, como não há o hábito regular de comer, a pessoa acaba negligenciando a higiene bucal apropriada. Neste momento, as placas bacterianas e o tártaro se sentem mais à vontade ainda para se instalar nos dentes. Você acha que parou por aí? Quando você não se compromete com a dieta equilibrada e saudável, o sistema imunológico também sente. É a vez das herpes labiais, úlceras bucais e um conjunto de lesões se sentirem à vontade para aparecer.

 

Melhor hábito: prevenir

 

Quer ficar com a sua saúde bucal em dia? A prevenção é a forma mais simples e segura. Vamos mostrar agora os hábitos que contribuem para isso e não deixe que o Dia da Saúde Bucal passe em branco…

  • Escovação adequada e uso do fio dental diariamente;
  • Visitar o dentista regularmente, de preferência de seis em seis meses;
  • Não se esqueça de realizar a limpeza da língua;
  • Mantenha uma alimentação balanceada; 
  • Faça o uso adequado do flúor, com cremes dentais fluoretados; 
  • Evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.

Além do blog, publicamos um conteúdo especial para você regularmente lá no Instagram. Não deixe de seguir (@redeodonto).

 

Posts Relacionados

No mês das noivas confira 5 dicas para um sorriso ... A cerimônia é um dos momentos mais importante e inesquecíveis da vida de alguém.   Principalmente quando falamos das noivas, os  preparativ...
Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te p...   31 de maio é o Dia Mundial de Combate ao Fumo. A data serve para alertar as pessoas que ainda fumam e estão presas neste vício sobre o mal q...
Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dent... Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.   Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorid...
Saúde bucal: quais são as diferenças entre abrasão... Para ter um sorriso bonito e, acima de tudo, saudável, é preciso manter cuidados constantes como visitas regulares ao dentista, higienização correta a...

Deixe uma resposta