Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a saúde bucal

Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a saúde bucal

Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produtos que prometem milagres viram assuntos polêmicos. Mas será que tudo o que vemos por aí é verdade? É importante ressaltar que, quando se trata de saúde bucal, todo cuidado é pouco, pois nossos hábitos de higiene bucal interferem diretamente no nosso bem-estar e também na nossa autoestima.

 

Na busca do sorriso perfeito, muitas pessoas optam por tratamentos caseiros vindos de dicas de familiares ou buscas na internet, mas muitas vezes esses tipos de procedimentos não surtem efeitos esperados ou, às vezes, até prejudicam o sorriso. No primeiro artigo, abordamos alguns mitos e verdades sobre a nossa saúde bucal. Neste, veremos outros sete. Você tem cuidado da sua saúde bucal de forma correta? Com que frequência você visita um dentista?

 

Apenas profissionais qualificados podem indicar o melhor tratamento para os seus dentes, realizar procedimentos para clareá-los entre outros efeitos que sempre estão presentes entre os mitos populares. Para ajudar você a cuidar melhor do seu sorriso, listamos sete mitos e verdades sobre a sua saúde bucal. Continue a leitura e não caia mais em nenhum deles!

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

 

1- Carvão ativado clareia os dentes

 

Mito! Este método, que está ficando muito famoso e usado por muitas pessoas, pode ser até prejudicial aos dentes. De acordo com o ortodontista da Clínica Innova BH, Dr. Arnaldo Leôncio, nenhum teste ou pesquisa foi realizada para comprovar ou embasar sua utilização. “Há riscos associados ao uso deste produto.O clareamento que ele produz seria resultado da remoção de parte da camada de esmalte, podemos deixar a dentina exposta o que gera muita sensibilidade”, ressaltou. 

 

Clareamentos dentais devem ser feitos apenas por dentistas . Os profissionais de odontologia indicam ou os tratamentos a laser ou realizados com produtos químicos de forma segura e controlada, o que só é possível em consultório ou em casa com os produtos certos e acompanhamento adequado.

 

Muitas empresas lançaram produtos com carvão ativado como alternativa para o clareamento dentário, mas é preciso se policiar e consultar o seu dentista antes de aplicar qualquer coisa desconhecida nos dentes. Pois, esses produtos podem até danificar o esmalte dos dentes aferando por completo a sua saúde bucal.

 

2- Alinhadores transparentes são mais rápidos que os convencionais

 

Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a saúde bucal


Verdade! Além de todos os benefícios que os aparelhos invisíveis têm, eles costumam ser mais rápidos do que os convencionais com bráquetes de metal. Mas isso pode variar  de acordo com cada caso, não vá achando que é tão simples assim. 
Com os alinhadores transparentes, a movimentação é focalizada apenas nos dentes necessários e, como é possível retirá-los para realizar refeições e higienização, há um acúmulo menor de bactérias, evitando casos de cárie e mau hálito.

 

O tempo de tratamento é relativo à disciplina do paciente, que precisa usá-lo na maior parte do seu dia para obter o resultado desejado no menor tempo possível.

 

A eficácia dos alinhadores transparentes também se dá por conta de um acompanhamento mais detalhado do dentista e do uso de tecnologias mais avançadas, que permitem a retirada de moldes digitais em uma periodicidade curta e a possibilidade de ter maior previsibilidade do resultado antes mesmo de se iniciar o tratamento.

 

3- É obrigatória a extração do dente do siso para todos

 

Mito! A extração do terceiro molar, conhecido como dente do siso, é indicada apenas em casos que ele atrapalha o desenvolvimento dos outros dentes ou que cause dor ao paciente. Nos demais casos, se não houver irrompido pode ser extraído preventivamente ou acompanhados por radiografias periódicas, pois um dente retido pode gerar cistos e outras patologias. 

 

Como esse dente não tem função específica, não há problemas caso haja a necessidade de remoção, mas tudo precisa ser feito com a avaliação e intervenção de  um dentista e em consultório, pois se trata de uma pequena cirurgia. Há casos em que os dentes do siso nascem sem interferir em nada ou então nem nascem. Tudo isso varia de pessoa para pessoa e, por meio de raio-X, é possível identificar com antecedência se haverá a necessidade de extração ou não.


Isso também vai te interessar. 
8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca

 

4- Chiclete sem açúcar combate as cáries

 

Mito! É recomendado o uso de chiclete sem açúcar na substituição da versão com açúcar, mas não pode se dizer que ele combate as cáries em si, mas apenas podem ser menos prejudiciais por não conter açúcar, pois não há qualquer componente em sua receita que faça essa função. Porém, o chiclete sem açúcar é uma espécie de alimento detergente, que auxilia na limpeza dos dentes após as refeições, podendo reduzir a  proliferação de bactérias, caso o paciente não consiga escovar os dentes imediatamente após se alimentar.

 

Na dúvida, não masque chicletes, com ou sem açúcar. Opte por uma escovação correta e higienização completa. Essa é a única garantia de manter seus dentes sempre limpos.

 

5- A troca da escova de dentes deve ser frequente

 

Blog-2

 

Verdade! Dentistas recomendam que as escovas sejam trocadas a cada três meses, pois além do acúmulo de bactérias, ela perde a sua eficácia conforme vai sendo usada. É de extrema importância ter um cuidado especial com a escova de dente, pois ela é um objeto essencial em nosso dia a dia. Opte pelas opções macias e com arestas médias, que não ferem a gengiva.

 

Além da troca das escovas de dente, é necessário  também o uso de fio dental, pois ele vai limpar as superfícies dos dentes que a escova não alcança, prevenindo o aparecimento de cáries entre os dentes. Enxaguantes bucais, sem álcool, podem ser utilizados após ao menos uma das escovações para evitar a proliferação de bactérias e manter a gengiva saudável. 

 

 

6- A quantidade de creme dental interfere na eficácia da escovação

 

Mito! A quantidade de creme dental não interfere diretamente na limpeza pois o trabalho mais importante é o da escova. A função dele é de facilitar, servindo como uma espécie de sabão e, também dar um frescor ao hálito. Inclusive, os especialistas indicam que a quantidade de creme dental seja pequena, do tamanho de uma ervilha, e que seja posicionada no centro das cerdas para evitar que seja engolida ou derrubada na movimentação da escova.

 

Excesso de escovação prejudica os dentes

 

Verdade! Por mais incrível que pareça, escovar os dentes muitas vezes ao dia é mais prejudicial do que benéfico, pois há um desgaste no esmalte dentário, deixando os dentes mais sensíveis e vulneráveis. Porém tem que ser uma quantidade realmente excessiva. É indicado que cada pessoa faça três escovações bem feitas ao dia para que os dentes sejam limpos. Lembre-se da máxima que quantidade não é qualidade, isso vale também para a higienização dos nossos dentes.

 

Alguns hábitos não devem mudar, como o uso das escovas de dentes, do fio dental e, se possível, de enxaguantes bucais. Porém, é preciso tomar cuidado com tratamentos alternativos ou produtos que prometem mil maravilhas. Na maioria das vezes, eles não passam de mitos! Caso você sinta algum incômodo, perceba alguma anormalidade ou apenas queira deixar seu sorriso mais bonito, a melhor opção é procurar por um especialista. Ele é o profissional indicado para cuidar bem da sua saúde bucal.

 

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Acompanhe o nosso site!

 

Posts Relacionados

Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dent... Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.   Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorid...
Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após... A hipersensibilidade dental pode surgir após o clareamento dental, como ação ao procedimento.   Se você está sentindo uma dor aguda nos d...
8 motivos para se ter cuidado com os dentes durant... A gestação é um momento mágico na vida de toda mulher. Ela desperta inúmeros sentimentos e a vontade de conhecer o bebê só se multiplica ao longo dos ...
Lentes de contato para os dentes: o que são e para... Todo mundo concorda que um sorriso harmonioso pode transformar a feição de uma pessoa, certo? E isto pode afetar diretamente o bem-estar e a autoestim...

Deixe uma resposta