Dente siso: 5 cuidados que você deve tomar após extração

Dente siso: 5 cuidados que você deve tomar após extração

A extração do siso pode ser um procedimento simples, mas o pós operatório requer atenção. Por isso confira aqui, quais são os 5 cuidados que você deve tomar após a extração.

Com certeza você conhece alguém que já teve problemas com o famoso dente siso, e possivelmente essa pessoa teve de fazer a cirurgia de extração.

Esse dente nasce entre os 17 aos 21 anos e é o último dente da nossa arcada dental, por isso quando ele começa a sua formação pode ocasionar o desalinhamento nos demais dentes, além de ser um processo muito dolorido.

Com isso, a extração do dente siso é mais comum do que você possa imaginar, apesar da cirurgia ser frequente nos consultórios odontológicos, os cuidados após a extração devem ser redobrados para que não haja complicações futuras.

#Dica 1: Repouse

Após a cirurgia de extração do dente siso, uma das principais recomendações dos dentistas é o repouso, pois assim você evita sangramentos, dores no local e outros possíveis desconfortos.

Por isso nas primeiras 24 horas após a extração, é aconselhável fazer o mínimo de esforço possível, além disso deitar com a cabeça mais inclinada que o restante do corpo faz com que o conforto seja maior.

repouse

#Dica 2: Atenção a sua alimentação

Um outro cuidado após a extração é ter atenção redobrada a sua alimentação, principalmente pelo fato de que a mastigação é dificultada após a cirurgia, podendo causar dor e sangramentos.

É aconselhável que todos os alimentos estejam na temperatura morna, frios ou gelados para que assim não ocorra dores e sangramentos no local.

Outra indicação é que todos os alimentos, nas primeiras semanas, sejam moles, com consistência pastosa ou líquida para que assim, a deglutição seja facilitada e para que tenha o mínimo de resíduos possíveis acumulados no local, além de facilitar na hora da higiene.

Por isso sorvetes, sopas, caldos, purês, gelatinas e afins estão liberados, após a extração do dente siso.

alimentação

Leia também nosso artigo sobre como se alimentar após extrair o dente siso

 

#Dica 3: Cuide bem da sua higiene bucal

Nos primeiros dias, a escovação dos dentes deve ser feita apenas nos dentes da frente, para que se evite a proliferação de bactérias e doenças bucais.

Alguns dentistas podem aconselhar o uso de cotonetes para limpar o local da cirurgia, entretanto é necessário seguir as recomendações do seu profissional de confiança.

Mas a atenção deve ser redobrada na hora da higiene para que não ocorra acidentes como, passar a escova sem querer no local dos pontos, ou apertar o local com o cotonete, pois isso pode afetar e muito a sua recuperação.

higiene

#Dica 4: Evite a exposição ao sol

Na #Dica 2, falamos sobre os alimentos e como a sua temperatura mais quente pode acarretar danos a sua cicatrização, e isso tem total relação com a exposição ao sol.

Assim como os alimentos quentes, se expor a um clima elevado pode fazer com que seu corpo aumente a sua temperatura, ocasionando maior probabilidade de sangramento, dores e difícil cicatrização.

Por isso evite ficar sob o sol ou em ambientes quentes. Assim como a exposição ao sol, banhos muitos quentes podem causar o mesmo efeito, então de preferência à água morna ou fria.

#Dica 5: Não pratique atividades físicas

Quando realizamos atividades físicas, nosso sangue pulsa mais e consequentemente faz com que a temperatura do nosso corpo se eleve.

Isso pode ocasionar inchaços e sangramentos no local além de dores latejantes, por esses e outros motivos os dentistas não aconselham a prática de atividades intensas nas primeiras semanas após a extração do siso.

Que tal aproveitar esse tempo para colocar a leitura em dia?

atividades físicas

#Dica bônus: Vá a sua consulta de retorno

Após a extração do dente siso, seu dentista irá marcar várias consultas de retorno e você precisa comparecer a todas elas.

Assim ele vai analisar como está a sua recuperação, fazer a limpeza se necessário, mudar um medicamento caso precise entre outras coisas a serem averiguadas.

Por isso, é importante o seu comprometimento com as visitas de retorno.

A cirurgia de extração do dente siso é na sua maioria comum e segura e não é considerado um procedimento de grande porte ou perigoso.

Mas ter os cuidados após a extração de forma disciplinar é de grande importância para o bom resultado na sua recuperação.

retornoEssas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim. Procure uma clínica mais próxima a você e agende uma consulta agora mesmo.

Saiba mais em como fazer seu agendamento online com esses 5 passos 

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Bruxismo dental: saiba o que é, quais os sintomas ... Seja pelo estresse ou até mesmo pelo efeito colateral de remédios, o Bruxismo dental, requer atenção e tratamento. Se você já acordou reclamando de...
8 tratamentos odontológicos que podem ser feitos a... Conheça aqui 8 tratamentos odontológicos que farão toda a diferença na hora  do “aceito”. A gente sabe que planejar um casamento não é uma tarefa fác...
8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal O sorriso é a porta de entrada quando conhecemos alguém, a primeira coisa que observamos, sendo muito importante na hora de passar uma impressão posit...
7 curiosidades que você precisa saber sobre a orto... Precisamos falar sobre ortodontia, por isso separamos aqui 7 curiosidades que vão te interessar. Manter suas visitas ao dentista é algo que você de...

Deixe uma resposta