Conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico

Conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico

Muitas pessoas já precisaram usar aparelho ortodôntico alguma vez na vida, seja ele móvel ou fixo. Hoje em dia, o seu uso tem se tornado cada vez mais comum por questões de estética ou saúde. Mas você sabe quais são os seus principais benefícios?

 

Além de realinhar os dentes, o aparelho ortodôntico também traz outras vantagens para quem o usa, melhorando, além da aparência, a qualidade de vida do paciente. A ortodontia é a área da odontologia responsável pelo crescimento e desenvolvimento da face e dos dentes. Sendo assim, tudo o que for ligado a aparelhos dentários está diretamente ligado à esta ciência.

 

Existem basicamente três tipos de tratamentos de ortodontia, que são: preventivos, interceptivos e corretivos. É indicado que todo mundo vá, ainda na infância, ao dentista ortodontista fazer uma avaliação para que, se for identificado algum problema, ele possa ser corrigido precocemente.

 

Continue a leitura e conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico.

 

Não deixe de ler nosso último artigo sobre Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após o clareamento

 

Deixa o sorriso mais bonito

Conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico

 

A estética é um dos principais benefícios e a razão pela qual a maioria das pessoas optam pelo uso do aparelho ortodôntico. Além de realinhar os dentes, ele também ajuda a mudar a posição dos tecidos bucais, que traz como consequência lábios mais volumosos, que é um desejo de muitas pessoas.

 

Melhora as funcionalidades bucais

 

Os aparelhos ortodônticos ajudam na correção dentária e também no posicionamento ósseo maxilar. Isso faz com que a dicção, a respiração, a mastigação, entre outras coisas sejam melhoradas. É comum associar o uso de aparelhos ortodônticos apenas com problemas dentários estéticos. Mas eles também são altamente eficazes para corrigir imperfeições na base óssea da mandíbula e do maxilar, que se não forem tratados precocemente, podem causar dificuldades de respiração e fala.

 

Reduz problemas bucais

 

O uso de aparelhos também é recomendado para corrigir a mordida. Com os dentes corretamente posicionados, alguns problemas como placa dentária, mau hálito e cárie são evitados. Isso porque, com a mordida alinhada, é possível fazer a correta higienização bucal, diminuindo o acúmulo de resíduos na boca.

 

Evita dores de cabeça e de dente

 

Tratamentos ortodônticos são capazes de corrigir dificuldades na mastigação e o posicionamento dos dentes. Essas questões costumam ser causas comuns de dores de cabeça, que são geradas devido à tensão muscular facial provocada pela posição dos dentes.

 

Já bebeu água hoje? Entenda como o consumo de água pode interferir na sua saúde bucal

 

Melhora a autoestima

Conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico

 

Quem não fica com a autoestima melhor com um sorriso mais bonito?  Fazer um tratamento ortodôntico proporciona esse resultado e, consequentemente, uma melhora na qualidade de vida do paciente. Isso porque com o correto alinhamento dos dentes, além de um sorriso perfeito, o rosto fica mais harmonioso e atraente.

 

Previne problemas gástricos

 

A mastigação correta é fundamental para que os alimentos sejam enviados ao estômago bem triturados.  E isso proporciona uma digestão mais completa, evitando problemas gástricos. O desnivelamento da mandíbula, que afeta a trituração ideal dos alimentos, também pode ser corrigido com o uso de aparelhos.

 

Evita problemas de oclusão

 

Há pessoas que têm problemas de oclusão, que é o ato de abrir e fechar a boca. O uso de um aparelho ortodôntico específico para isso pode corrigir ou até mesmo evitar este mal. O problema deve ser identificado antes dos seis anos de idade para que seja corrigido o quanto antes, evitando prejudicar o desenvolvimento de outras funções. Não é necessário que todos os dentes permanentes tenham nascido para que tratamento seja iniciado. Conhecendo agora todos os 7 benefícios dos aparelhos ortodônticos, conheça quais são os tipos de aparelho e qual pode ser o mais indicado para você.

 

Tipos de aparelho

Conheça os 7 benefícios principais do uso do aparelho ortodôntico

 

Os tipos mais conhecidos são:

 

Fixo: este é o modelo mais comum de todos. É utilizado para realinhar os dentes, os movimentando pouco a pouco para o lugar correto. Este processo exige muita paciência pois leva um certo tempo para atingir o resultado buscado.

 

Móvel: é indicado para manter os dentes no local correto, muito usado após a remoção do fixo por um curto período de tempo. Como o nome diz, pode ser removido e exige disciplina por parte do paciente para atingir o objetivo do tratamento.

 

Expansor palatino: este tipo de aparelho tem como função alargar a arco do maxilar superior. É indicado para pacientes com dentes entrecavados, tortos e mordida torta. É um modelo móvel e também exige disciplina em seu tratamento.

 

Lingual invisível: é como se fosse o móvel, mas seus bráquetes ficam virados para a língua, deixando a parte da frente dos dentes visível. É indicado na correção do alinhamento dos dentes.

 

Autoligável: este modelo é uma versão mais moderna do aparelho fixo. Ele é mais discreto pois não necessita das famosas borrachinhas para prender os bráquetes, pois eles já estão ligados em pequenas tampinhas.

 

Mais algumas dicas para quem usa o aparelho ortodôntico

 

Algumas dicas são importante e devem ser adotadas por quem precisa usar aparelho, como:

 

  • Ter um dentista de confiança para consultar sempre que houver algum problema;
  • Abandonar de vez balas e chicletes;
  • Ter sempre um espelhinho junto com você para verificar se há algum resíduo de alimento preso no meio do aparelho e evitar desconfortos;
  • Evitar alimentos duros.

 

Cuidado! Você sabe do perigo que o carvão ativado causa nos seus dentes?

 

Essas são algumas dicas práticas, mas que fazem toda a diferença na vida de quem usa aparelho. Além disso, é indispensável manter a correta higienização do seu aparelho para que o tratamento atinja o resultado esperado sem que surjam outros problemas, como as cáries. Inclusive, há escovas e kits de higiene específicos para quem usa aparelho ortodôntico, use e abuse deles! E lembre-se de que apenas um profissional qualificado pode indicar qual o melhor aparelho e diagnosticar se você precisa ou não do uso dele.

 

É importante que todos passem ao menos uma vez por uma avaliação de um ortodontista. Caso o profissional indique que você precise de um aparelho, não tenha medo, como você acabou de ver, ele traz muitos benefícios à sua aparência e também à sua saúde.

 

Quer saber mais sobre saúde bucal? Clique aqui e acesse o nosso site para aprender a como cuidar melhor do seu sorriso! Não deixe de nos acompanhar também em nossa redes sociais.
dr correto

 

 

Posts Relacionados

Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a s... Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produto...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...
Câncer de mama: conheça os sintomas, causas e trat... No mês da campanha do Outubro rosa, saiba mais sobre o câncer de mama: sintomas, tratamentos e causas. Cuidar da nossa saúde deve ser uma prioridad...
Lentes de contato para os dentes: o que são e para... Todo mundo concorda que um sorriso harmonioso pode transformar a feição de uma pessoa, certo? E isto pode afetar diretamente o bem-estar e a autoestim...

Deixe uma resposta