uso de máscara de tecido

Como usar máscara de tecido corretamente e se prevenir da covid-19?

O Brasil está passando por um momento delicado com a chegada do novo coronavírus e o uso de máscara, até então, é a melhor maneira de proteção. Por isso, saber como usar a máscara de tecido corretamente é um dos passos mais importantes para se prevenir da covid-19. Além disso, é necessário entender a imprescindibilidade da saúde bucal.  

 

Antes de tudo, quem precisa de máscara e em quais situações ela é importante?

Seja na rua, no trabalho, em hospitais, supermercados ou qualquer outro lugar público, o uso da máscara de tecido é a ação recomendada e já obrigatória em algumas regiões, como, por exemplo, em Belo Horizonte (Minas Gerais) ou São Paulo, que decretou como obrigatório em casos de circulação em qualquer ambiente público do estado.

As pessoas que estão em total quarentena, saindo de casa apenas para compras necessárias, não precisam de um material profissional, nesses casos, uma alternativa é fazer uma máscara de tecido caseira. No entanto, se você faz parte do grupo que precisa sair, seja qual for o motivo, esse tipo não promove proteção suficiente

 

Qual opção é a ideal?

O professor Paulo Artaxo, do Instituto de Física (IF) da USP explica que o vírus da covid-19 é mais de 1 bilhão de vezes menor que 1 metro. Além disso, “a eficiência na retenção para partículas tão pequenas varia muito entre máscaras de uma mesma classe e entre diferentes produtos usados para confeccioná-las”.

Pensando assim, outros tipos de máscaras, como as que possuem duplo tecido (poliéster e helanca light), são a melhor opção para manter uma proteção elevada e ajudar na prevenção contra qualquer vírus, incluindo a covid-19.

 

Como é o uso correto?

Os infectologistas entrevistados pelo G1 explicam que “manusear ou descartar o equipamento de forma errada pode aumentar o risco de contaminação”. Por isso, ressaltar a importância de saber como usar a máscara de tecido corretamente é essencial: cobrindo o nariz e a boca (completamente), sem vãos laterais.

 

Saúde bucal e Covid-19?

Em meio à pandemia, principalmente, cuidar da saúde bucal se tornou uma ação mais do que necessária. E por quê? A principal entrada do vírus é pela boca, o que quer dizer que não escovar os dentes e a língua direito, não efetuar a troca de escovas, deixar de ir ao dentista, entre outras ações, pode facilitar a entrada do vírus.

Além disso, é muito importante a higienização correta das mãos. Segundo o professor Vinícius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP, como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, escovação e etc, “é importante que estejam bem higienizadas, para que a gente possa levá-las até a cavidade bucal”.

Ainda de acordo com o professor, essas são medidas essenciais durante a pandemia da covid-19, mas que devem ser levadas para o resto da vida para que ninguém seja infectado com qualquer outro vírus que possa aparecer.

 

Dica importante: Não deixe de ir ao dentista, pois mesmo com os cuidados que podem ser feitos em casa, alguns problemas bucais, como cáries, só podem ser resolvidos em uma clínica odontológica. E o mais importante: procure uma clínica de confiança, como a Rede Odonto, que segue as orientações do Ministério da Saúde e está preparada para atender seus pacientes com segurança e proteção.

 

Leia também: 

Posts Relacionados

Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escov...   A escova de dentes é um utensílio pessoal que você usa diariamente. Ela é um objeto imprescindível para o ser humano e é extremamente necess...
8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...
Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu ... Se você está aqui é porque certamente você se preocupa com a sua saúde bucal.   Você é o tipo de pessoa que está sempre atenta a qualquer t...
8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal O sorriso é a porta de entrada quando conhecemos alguém, a primeira coisa que observamos, sendo muito importante na hora de passar uma impressão posit...

Deixe uma resposta