Como Tratar a Retração Gengival

Como Tratar a Retração Gengival

Você já ouviu falar da Retração Gengival?! Mesmo tendo uma saúde bucal em dia, este nome pode assustar, não é mesmo? A retração gengival é o deslocamento da gengiva que expôe a raiz do dente, causando sensibilidade dentária e outros incômodos orais. Confira, a seguir, mais informações e como tratar a retração gengival.

A função tecido gengival é formar uma espécie de colar protetor em volta do dente e ao apresentar um caso de retração gengival, a borda deste tecido irá se afastar da coroa do dente. Este fenômeno pode ser observado por qualquer pessoa, vá até o espelho e olhe se seus dentes estão com um tamanho maior do que apresentavam antes. Este problema pode começar a mostrar sinais a partir dos 10 anos.

Além desta aparência aumentada, outras possíveis causas da retração gengival são: Escovação dos dentes com muita força ou errada. A escovação incorreta pode agredir a gengiva e causar a retração. Doenças periodontais inflamatórias e degenerativas da gengiva. Restaurações mal posicionadas podem provocar uma inflamação local por restos de alimentos. Mordida torta e dentes mal posicionados também podem forçar a gengiva a se deslocar.

E por fim, também pode ser consequência de problemas decorrentes de procedimentos odontológicos, implantes dentários, clareamentos e até mesmo movimentações ortodônticas erradas. A hereditariedade também é um fator decisivo, muitas vezes a pessoa já nasce com o tecido gengival mais fino, sensível ou insuficiente.

Como Tratar a Retração Gengival

Como Tratar a Retração Gengival?

O primeiro passo será sempre a reeducação sobre a higienização dental, que deve ser feita com uma escova de dente com cerdas macias e ter atenção especial quanto a força aplicada durante a escovação.

Os métodos de tratamento da retração gengival irão variar de acordo com a gravidade de cada caso. A cirurgia conhecida como enxerto de gengiva, retira o tecido de outra área bucal e ajuda criar e regenerar a gengiva em regiões que apresentam a retração. Também evitam a progressão do deslocamento do tecido e o aumento da exposição da raiz.

A hipersensibilidade causada pela retração gengival é um das piores sensações para estes pacientes. No entanto, este incômodo pode ser amenizado com a Laserterapia. As aplicações de laser estimulam de produção de endorfina, o que causa um alívio imediato da dor. Após o procedimento, as propriedades anti-inflamatórias do laser irão agir na reparação do tecido gengival.

Dr. Sorriso

 

Posts Relacionados

8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Invern... O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da muda...
10 Conselhos para Prevenir Cáries em Crianças O cultivo de bons hábitos de higiene dentária ajuda a prevenir cáries em crianças e deve ser um cuidado dos pais muito antes dos dentinhos começarem a...
4 Dicas para Sorrir na Selfie A selfie é um termo que entrou para o dicionário há alguns anos e se tornou o apelido oficial do autorretrato. E por se tratar de uma foto em que somo...
Xô dor! Como aliviar a dor de dente e quais as mel... Quem aí já sentiu dor de dente? Se você já passou por isso, sabe que ela é tão incômoda que te deixa desconcentrado até para a mais simples tarefa do ...

Deixe uma resposta