Como Tratar a Retração Gengival

Como Tratar a Retração Gengival

Você já ouviu falar da Retração Gengival?! Mesmo tendo uma saúde bucal em dia, este nome pode assustar, não é mesmo? A retração gengival é o deslocamento da gengiva que expôe a raiz do dente, causando sensibilidade dentária e outros incômodos orais. Confira, a seguir, mais informações e como tratar a retração gengival.

A função tecido gengival é formar uma espécie de colar protetor em volta do dente e ao apresentar um caso de retração gengival, a borda deste tecido irá se afastar da coroa do dente. Este fenômeno pode ser observado por qualquer pessoa, vá até o espelho e olhe se seus dentes estão com um tamanho maior do que apresentavam antes. Este problema pode começar a mostrar sinais a partir dos 10 anos.

Além desta aparência aumentada, outras possíveis causas da retração gengival são: Escovação dos dentes com muita força ou errada. A escovação incorreta pode agredir a gengiva e causar a retração. Doenças periodontais inflamatórias e degenerativas da gengiva. Restaurações mal posicionadas podem provocar uma inflamação local por restos de alimentos. Mordida torta e dentes mal posicionados também podem forçar a gengiva a se deslocar.

E por fim, também pode ser consequência de problemas decorrentes de procedimentos odontológicos, implantes dentários, clareamentos e até mesmo movimentações ortodônticas erradas. A hereditariedade também é um fator decisivo, muitas vezes a pessoa já nasce com o tecido gengival mais fino, sensível ou insuficiente.

Como Tratar a Retração Gengival

Como Tratar a Retração Gengival?

O primeiro passo será sempre a reeducação sobre a higienização dental, que deve ser feita com uma escova de dente com cerdas macias e ter atenção especial quanto a força aplicada durante a escovação.

Os métodos de tratamento da retração gengival irão variar de acordo com a gravidade de cada caso. A cirurgia conhecida como enxerto de gengiva, retira o tecido de outra área bucal e ajuda criar e regenerar a gengiva em regiões que apresentam a retração. Também evitam a progressão do deslocamento do tecido e o aumento da exposição da raiz.

A hipersensibilidade causada pela retração gengival é um das piores sensações para estes pacientes. No entanto, este incômodo pode ser amenizado com a Laserterapia. As aplicações de laser estimulam de produção de endorfina, o que causa um alívio imediato da dor. Após o procedimento, as propriedades anti-inflamatórias do laser irão agir na reparação do tecido gengival.

Dr. Sorriso

 

Posts Relacionados

3 motivos para aproveitar as férias de julho para ... Finalmente as férias de julho chegaram dando aquele tempo para descansar e se divertir. Chegou a hora de se deliciar com gostosuras e guloseimas, além...
Higiene bucal: quais são os tipos de fio dental e ... A higiene bucal é essencial para manter a beleza do sorriso e, principalmente, a saúde de toda a boca. E uma ferramenta indispensável na tarefa de lim...
Odontologia do Esporte é Importante para Atletas A... A prática de esportes está cada vez mais presente na vida do brasileiro, principalmente ao nos tornarmos os anfitriões de maior evento esportivo do mu...
Dicas: como ajudar aquele amigo que está com mau h... Você está numa reunião de amigos, quando percebe que um dos seus colegas está com mau hálito. Quem nunca passou por isto?! A halitose é um problema bu...

Deixe uma resposta