como manter a saúde bucal no fim de ano

Como cuidar da saúde bucal durante as festas de fim de ano?

Mais um ano chegou ao fim e, com ele, vêm as férias, natal, réveillon, confraternizações entre amigos e colegas de trabalho, etc. Diante de tantas “preocupações” e comidas gostosas, você está lembrando daquilo que mais pode impactar na sua saúde e, inclusive, na sua aparência: a saúde bucal?

O seu sorriso é a “porta de entrada” para momentos mais agradáveis e divertidos, mas ele só consegue cumprir esse papel se for bem cuidado. Continue lendo e veja como cuidar da saúde bucal durante as festas de fim de ano!

 

  1. Não deixe de escovar os dentes, ainda mais antes de dormir!

Faz parte da tradição ficar acordado até tarde, seja na virada do ano ou na ceia de Natal. E é ainda mais normal comemorar tanto que fica exausto e dorme de qualquer jeito mesmo. Então aí vai a dica primordial: não se deixe levar pela preguiça! Durante a noite, a nossa boca fica mais seca, aumentando a chance das bactérias se proliferarem e você ter cárie, problemas gengivais e mau hálito!

 

  1. Beba vinho tinto com moderação!

“Vai restringir até de beber?” Não! No entanto, embora o vinho seja uma das clássicas bebidas de fim de ano, se você quer manter os seus dentes brancos e sem manchas, é preciso ter cuidado. 

Devido à coloração do vinho tinto, se consumido em excesso, ele pode acabar manchando a superfície dentária. Além disso, outras bebidas, como a cerveja e o champagne, quando consumidos em excesso, também podem provocar a erosão dentária (problema bucal caracterizado pela alteração na coloração dos dentes e pela sensibilidade). Equilíbrio é tudo!

 

  1. Se você usa aparelho, tenha atenção ao que você come!

Quantas comidinhas gostosas, não é?! Só tem um porém: se você usa aparelho ortodôntico, existem alguns alimentos que são muito perigosos. O consumo de nozes e castanhas, por exemplo, pode trincar ou até mesmo quebrar o dente, por se tratar de alimentos naturalmente mais duros. Se puder, evite. Se não for possível, coma pedaços menores e com atenção!

 

 

Leia mais:

 

 

  1. Docinhos? Liberados, MAS faça a higiene bucal depois!

Chocotone, torta, pudim, rabanada…  só de pensar já até deu água na boca! Odontologicamente falando, tudo bem! Afinal, não precisa ser tão rigoroso consigo mesmo. Mas, maas, maaas… não pode esquecer de realizar a higiene bucal corretamente depois de se deliciar, ok? Os doces são um convite para que as cáries entrem no seu sorriso e não tem necessidade de arriscar começar o ano com um probleminha bucal como esse.

Ou seja, sempre faça uma boa limpeza dos seus dentes depois de se alimentar!

 

 

  1. Água, água, água, água!

Além de ser importante para manter o bom funcionamento do organismo como um todo, vamos concordar que a água é uma aliada essencial para a sua saúde bucal, correto? 

A boca seca pode ser uma das responsáveis pelo mau hálito e ninguém merece ficar com cheiro ruim na boca, principalmente no meio de uma comemoração. Ah… tem mais: tomar um copo d’água depois de ingerir bebida alcoólica ajuda bastante a evitar o famoso “PT” e aquela ressaca chata do dia seguinte.

 

 

  1. SORRIA E APROVEITE!

Falamos aqui de alguns cuidados importantes, mas não podemos esquecer do mais importante para a sua saúde e sua vida: SORRIA! SE DIVIRTA! 

Aproveite este momento para curtir com seus amigos e sua família. Dê boas risadas. Fale o que tem vontade para aqueles que ama. Abrace muito. Lembre dos melhores momentos que esse ano proporcionou e deixe para trás todas as coisas ruins que aconteceram.

Enfim, encontre motivos para sorrir. E que 2022 venha com mais sorrisos e alegrias!

Posts Relacionados

8 motivos para se ter cuidado com os dentes durant... A gestação é um momento mágico na vida de toda mulher. Ela desperta inúmeros sentimentos e a vontade de conhecer o bebê só se multiplica ao longo dos ...
Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu ... Se você está aqui é porque certamente você se preocupa com a sua saúde bucal.   Você é o tipo de pessoa que está sempre atenta a qualquer t...
Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após... A hipersensibilidade dental pode surgir após o clareamento dental, como ação ao procedimento.   Se você está sentindo uma dor aguda nos d...
Qual tipo de restauração dental mais se encaixa no... Neste artigo vamos explicar os tipos de restauração dental e suas características em detalhes. Mas é importante saber que para responder a esta pergun...

Deixe uma resposta