Xô dor! Como aliviar a dor dente e quais as melhores opções?

Xô dor! Como aliviar a dor de dente e quais as melhores opções?

Quem aí já sentiu dor de dente? Se você já passou por isso, sabe que ela é tão incômoda que te deixa desconcentrado até para a mais simples tarefa do dia. Trabalhar com esse desconforto é horrível, não é?! E agora? Como aliviar? O ideal é manter as visitas ao seu dentista e seguir suas orientações de higienização bucal, independentemente de qualquer coisa, para não chegar ao ponto de sentir dor de dente. Só este ato já evita as principais causas do problema. Mas, se já chegou ao ponto de doer, existem algumas opções para se livrar do incômodo, enquanto você não vai ao dentista. Lembrando que nenhuma dessas medidas substitui a consulta com um profissional, que irá tratar o problema da forma mais adequada possível.

 

Entenda as causas da dor de dente

 

A dor de dente pode ter vários motivos. No entanto, é possível dizer que ela é basicamente uma irritação na polpa do elemento dentário. A cárie é a causa mais comum, seguida de doenças na gengiva, infecções, inflamações e traumas. Para entender melhor, entenda como é a estrutura do dente: a parte superficial é o esmalte, seguida inferiormente pela dentina e a polpa (composta por nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo), conhecida por todos como canal do dente. Então, qualquer agente agressor que consiga atingir o nervo do dente, provoca dor.

 

Em relação às doenças periodontais (aquelas infecto-inflamatórias que acometem os tecidos de suporte – a gengiva e a sustentação – cemento, ligamento periodontal e osso), podemos dizer que são mais silenciosas. No início, os sintomas passam pelo sangramento e uma cor mais avermelhada das áreas acometidas. Quando não tratadas, evoluem para quadros mais graves, como a periodontite. É neste momento que começa a ocorrer uma reabsorção do osso e um espaço entre o osso e o dente, que chamamos de bolsa periodontal. Quem é o próximo prejudicado? Ela mesmo, a polpa do dente.

 

Como aliviar a dor de dente, enquanto não vou ao dentista

 

Xô dor! Como aliviar a dor dente e quais as melhores opções?

Surgiu a dor e você não pode ir ao dentista imediatamente? Veja o que pode fazer:

 

Bochecho com água morna e sal

 

Modo de preparo e uso

Basta misturar, em um copo de água morna, duas pitadas de sal. Em seguida, faça um bochecho, de forma bem cuidadosa, no local da dor.

 

Como funciona?

Além de ajudar a remover restos de alimentos, o sal funciona como agente para eliminar a infecção. Outro fator importante é o calor da água morna, porque ele drena os fluidos da infecção e acalma o tecido inflamado.

 

Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha

 

Modo de preparo e uso

  • Basta colocar alguns cubos de gelo num saco plástico;
  • Umedeça um pano para envolver este saco plástico;
  • Aplique a compressa fria na bochecha do lado da dor de dente;
  • Deixe agir por 20 minutos, de 3 em 3 horas.

 

Como funciona?

É o frio que promove uma contração dos vasos sanguíneos, ajudando, assim, a controlar a inflamação e reduzir o inchaço. Consequentemente, alivia a dor.

 

Outros alimentos para o alívio

 

Xô dor! Como aliviar a dor dente e quais as melhores opções?

E não para por aí! Que tal abrir a despensa e procurar algumas soluções caseiras, que poderão ser a sua salvação, até o dia da consulta com o seu dentista? 

 

Alho

 

Achou que era mito? Não é não. A verdade é que o alho, além de ser bom pra saúde, ajuda no alívio da dor de dentes. Isso, devido à algumas de suas propriedades medicinais e ação bactericida.

 

Modo de preparo e uso

Você deve consumir o alho na forma de temperos, chás, óleos e extratos. Só desta forma, ele pode ser muito eficaz na prevenção de doenças orais.

 

Própolis

 

Com uma poderosa ação anti-inflamatória e bactericida, o própolis atua na formação de anticorpos e acelera os processos de regeneração celular. Ele não possui contraindicação, apenas não deve ser utilizado por quem possui alergia. 

 

Modo de preparo e uso

Embeber um algodão limpo e passar suavemente em toda a superfície afetada. Se preferir, pingue diretamente no local.

 

Cravo da índia

 

E aquela receita louca da vovó? Funciona mesmo? Nada de louca. Se ela leva cravo da índia, pode saber que funcione. Este alimento é rico em substância analgésica. Mas, atenção! Ele não deve ser deixado em contato, por muito tempo, com a mucosa, evitando, assim, possíveis queimaduras.

 

Modo de preparo e uso

Você pode mascar o cravo, tomar chá de cravo ou aplicar óleo dele no local da dor.

 

Os medicamentos de farmácia sem prescrição do dentista devem ser evitados. Isso porque o quadro de infecção pode se agravar ainda mais com medicamentos utilizados de forma errônea. Um anti-inflamatório sem associação adequada, como um antibiótico, por exemplo, pode não ser uma boa saída. Faça a prevenção constante, vá ao seu dentista sempre.

 

Prevenir é melhor do que remediar. Apesar de termos citados diversas opções para aliviar sua dor, você pode evitar que ela comece. E como fazer isso? Indo ao dentista regularmente, pelo menos de 6 em 6 meses e seguindo à risca as suas orientações. Clique aqui e agende uma avaliação, através do nosso site.

 

Posts Relacionados

Conheça os principais cuidados para prevenir doenç... É normal que ao pensar em cuidar da saúde, as pessoas relacionem apenas com ir ao médico, esquecendo que a boca também precisa ter um acompanhamento. ...
Como surge e como tratar o medo de dentista com di... Quem não conhece alguém que tenha medo de dentista ou pavor daquele famoso barulho dos aparelhos utilizados no consultório? Este ainda é um sentimento...
Cárie dental: 10 curiosidades que você precisa sab... 10 curiosidades sobre a cárie dental que vão te deixar com a boca aberta. Uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, e uma das mais temidas....
Saúde bucal: 6 problemas que afetam a sua gengiva ... Antes de falarmos sobre problemas, vamos lembrar alguns fatos importantes sobre saúde bucal. Saúde bucal importa. A boca nos conecta com outras part...

Deixe uma resposta