Bruxismo dental: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Bruxismo dental: saiba o que é, quais os sintomas e como tratar

Seja pelo estresse ou até mesmo pelo efeito colateral de remédios, o Bruxismo dental, requer atenção e tratamento.

Se você já acordou reclamando de dores na mandíbula, percebeu que seus dentes estão achatados ou lascados, você pode estar sofrendo de Bruxismo dental.

O Bruxismo dental atinge atualmente boa parte da população, e muitas pessoas não sabem disso pois a doença geralmente se manifesta durante o sono. Apesar dos sintomas serem bem característicos, uma visita ao seu dentista pode fazer com que o diagnóstico seja mais assertivo para início do tratamento.

 

Saiba também 8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal.

 

Mas, o que é Bruxismo dental?

o que é Bruxismo dental?

É o hábito de pressionar e ranger os dentes seja durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. O Bruxismo dental acontece quando os dentes entram em contato um com o outro de forma involuntária.

Como o Bruxismo dental se desenvolve?

Como o Bruxismo dental se desenvolve?

 

Apesar desse distúrbio ser bem comum e atingir pessoas das mais variadas faixas etárias, a causa ainda é discutida pelos médicos.

Dentre alguns fatores que são capazes de desenvolver o Bruxismo dental, estão:

  • Ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão;
  • Alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores;
  • Efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como alguns antidepressivos;
  • Resultantes da  dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças);
  • Problemas relacionados ao sono, como apnéia do sono.

Alguns outros fatores podem ser complicadores como:

Idade – Geralmente ocorre na infância e pode desaparecer na adolescência.

Personalidade – Pessoas hiperativas, agressivas ou agitadas tendem a ter mais chances de desenvolver a doença.

Substâncias estimulantes – Álcool, nicotina, drogas e cafeína podem aumentar o risco de desenvolver o  Bruxismo dental.

 

Confira também os mitos e verdades sobre a saúde bucal.

 

Quais são os sintomas do Bruxismo dental?

sintomas do Bruxismo dental?

Os sinais recorrentes do Bruxismo incluem:

  • Dor na mandíbula ou na face;
  • Dentes achatados, desgastados ou trincados;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Esmalte dental desgastado;
  • Recuos de língua.

 

Leia também nosso artigo sobre sensibilidade dental, como reverter e se prevenir.

 

Existe tratamento para o bruxismo dental?

Existe tratamento para o bruxismo dental?

O tratamento para o Bruxismo existe, e apesar de não ser considerado um distúrbio muito grave, o Bruxismo pode vir a auxiliar no desenvolvimento de problemas mais graves.

O mais indicado é que você procure dentistas especializados no momento em que começar a suspeitar de que alguns dos sintomas podem vim a ser Bruxismo dental. Fazer uma lista dos sintomas por exemplo, é um facilitador na hora de receber um diagnóstico.

Umas das principais finalidades do tratamento de Bruxismo é reduzir o rangido, consequentemente diminuindo a dor e impedir que alguns danos sejam  permanentes.

Seu dentista pode por exemplo usar uma placa própria para Bruxismo dental, geralmente são moldadas de acordo com a sua arcada, e são fixadas nos dentes inferiores ou nos superiores.

Elas podem ser utilizadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo de placa não servir, converse com o seu dentista para saber qual a placa mais indicada de acordo com o seu caso.

Uma outra alternativa é que você evite bebidas alcoólicas, cigarros ou quaisquer outras substâncias que venham a ser estimulantes, que consequentemente são agravantes do Bruxismo dental.

Em outros casos para o tratamento de Bruxismo, seu dentista pode pedir uma acompanhamento de um psicólogo, que poderá ajudar no tratamento reduzindo o estresse, hiperatividade ou outros problemas psicológicos e comportamentais.

Esse artigo foi útil para você? Se tiver identificado algum sintoma recorrente na sua rotina, está na hora de procurar um dentista especializado.

 

Não deixe de ler também esse artigo com 10 dicas de alimentos que deixam os dentes mais fortes e brancos.

 

Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim. Procure uma clínica mais próxima a você e agende uma consulta agora mesmo.

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após... A hipersensibilidade dental pode surgir após o clareamento dental, como ação ao procedimento.   Se você está sentindo uma dor aguda nos d...
Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a s... Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produto...
7 curiosidades que você precisa saber sobre a orto... Precisamos falar sobre ortodontia, por isso separamos aqui 7 curiosidades que vão te interessar. Manter suas visitas ao dentista é algo que você de...
6 dicas que você precisa saber sobre clareamento d...   O Clareamento dental é um procedimento que se tornou um sucesso, pois modifica a tonalidade dos dentes de forma simples, rápida, com resulta...

Deixe uma resposta