Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

Junho chegou e com ele uma das épocas mais esperadas – e deliciosas –  do ano. Certamente, você passou esperando pelo momento de curtir o clima de festa Junina e todas as comidas típicas. Mas como fazer isso sem prejudicar a saúde bucal?

 

Afinal, doces, os principais causadores da cárie, inimiga número um da saúde bucal, domina as festas juninas. E tem opções para todos os gostos: arroz doce, canjica, cural, bolo de fubá, maçã do amor, pamonha, algodão doce, paçoca etc. É impossível de resistir!

 

Mas não precisa de desesperar, é possível curtir todos os sabores sem prejudicar seus dentes.

 

Quer saber como? Continue a leitura deste artigo até o fim porque agora vamos contar quatro dicas incríveis e super simples que vão proteger seus dentes das delícias das festas juninas – sem deixar de comer de tudo, é claro!

 

Não deixe de ler. Saúde bucal e cigarro: saiba como o fumo pode te prejudicar

 

1- Olha a cárie! É mentira!

 

Poderia ser só mais uma brincadeira de festa junina, daquelas que alguém sempre faz na hora da quadrilha. Mas cárie é coisa séria!

 

Com tantos doces típicos, lotados de açúcar, não dá para vacilar com a higiene bucal e correr o risco da cárie tomar conta e dominar a quadrilha dos dentes saudáveis!

 

Por isso, uma dica simples e que não vai fazer você abrir mão dos quitutes da festa é trocar o refrigerante para acompanhar as comidas, por um suco natural sem açúcar ou água.

 

Os refrigerantes têm tanto açúcar quanto uma paçoca ou uma maçã do amor, por exemplo. Então, que tal fazer essa compensação, trocando o açúcar do refrigerante por um doce junino que você quer comer?

 

O açúcar é nocivo aos dentes, pois danifica o esmalte que os envolve. Provocando, assim, o surgimento das cáries.

 

Quanto menos a exposição dos dentes ao açúcar, menos os riscos de cárie. Ou seja, vale a pena abrir mão do refrigerante para aproveitar melhor a festa e todos os docinhos.

 

2- Na quadrilha, não faça par com os restos de alimentos

 

Chegou a hora da quadrilha e você está sem um par? A dica é: antes só do que mal acompanhado!

 

Não faça par com os restos de alimentos que insistem em ficar coladinhos em você, escondidos entre os seus dentes. Eles não querem dançar quadrilha com você, só querem danificar os seus dentes!

 

Os restos de alimentos, se não retirados, podem estimular o surgimento de bactérias, cárie, tártaro e placa bacteriana. Todos eles são responsáveis por causar dor e inflamação, além de deixar os dentes com aspecto desagradável e mau hálito.

 

Se você que curtir a festa bem longe desses problemas, sempre escove os dentes e utilize fio dental quando chegar em casa.

 

3- Muita atenção na hora da quadrilha do aparelho ortodôntico

 

Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

 

Essa vai para as quadrilhas dos caipiras que usam aparelho e também para a quadrilha da galera que usa próteses dentárias: muita atenção os alimentos duros e crocantes.

 

Pé de moleque, quebra-queixo, amendoim, maçã do amor, milho etc. Viu quantas formas de descolar seu aparelho, quebras os braquetes ou danificar a sua prótese?

 

Mas calma, isso só acontece se você não tomar os devidos cuidados na hora de comer esses alimentos. Basta ter atenção e cautela para não forçar demais os dentes com aparelhos.

 

Se possível, coma o alimento em porções menores, de forma que você não precise pressionar os dentes com aparelhos e próteses.

 

Corte a maçã do amor em quatro pedaços ou mais, retire o milho da espiga antes de consumi-lo com a ajuda de uma faca, parta os alimentos em porções menores, como o pé de moleque. Tudo isso reduz o atrito dos dentes dos alimentos e evitar danos às próteses.

 

Dessa forma, você saboreia todos os pratos típicos sem prejudicar seu tratamento ortodôntico.

 

Isso também vai te interessar. Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escova de dentes

 

4- Pula a fogueira, mas nunca pule a hora de escovar os dentes!

 

Na festa junina, sempre chega a hora de pular a fogueira e se divertir com a quadrilha. Porém, depois que a festa terminar, não pule de maneira alguma a hora de escovar os dentes.

 

Depois de comer tantos alimentos deliciosos, é fundamental realizar a correta higienização de toda a boca. Escove bem os dentes com uma escova adequada e um bom creme dental, não se esqueça de escovar as bochechas e a língua, nem deixe de passar fio dental entre todos os dentes, até a gengiva para retirar os restos de alimentos e, para finalizar, um enxaguante bucal.

 

A limpeza correta de toda a boca protege os dentes de danos que podem ser causados pelos restos de alimentos das festas juninas. E garante que você estará com a saúde bucal em dia para curtir todas as festas, afinal, são 30 dias de comemorações pelo país!

 

Leia também. Aparelho metálico X estético: quais as diferenças e qual escolher?

 

Trocando em miúdos

 

Agora que você já sabe que é  possível aproveitar todo o clima de alegria, união e, é claro, todo o sabor que só as festas juninas trazem para os nossos dias, sem comprometer a saúde dos seus dentes, não deixe de cuidar da sua saúde bucal. Basta manter alguns cuidados simples e práticos.

 

Como vimos, basta escovar os dentes corretamente após as refeições, utilizando fio dental para retirar os possíveis restos escondidos na gengiva, uma boa pasta de dentes e, se você preferir, também o enxaguante bucal. Toda essa rotina de cuidados deve fazer parte do seu dia, principalmente nas festas juninas, quando se come doces além do normal.

 

Mas você sentir qualquer incômodo nos dentes e gengiva, ou alguma sensibilidade na boca de forma geral.

 

Ou até mesmo se você quiser fazer um check-up odontológico para garantir que sua saúde bucal está em perfeito estado mesmo depois de muito arroz doce, pé de moleque e canjica, entre em  contato conosco e agende uma consulta!

Posts Relacionados

Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...
Como surge e como tratar o medo de dentista com di... Quem não conhece alguém que tenha medo de dentista ou pavor daquele famoso barulho dos aparelhos utilizados no consultório? Este ainda é um sentimento...
Entenda como a Harmonização Facial pode ajudar na ...   Você sabia que, de acordo com o Jornal do Brasil, em 2019, houve um aumento de 540% (dado registrado pela ferramenta de buscas do Google) na...
Conheça os principais cuidados para prevenir doenç... É normal que ao pensar em cuidar da saúde, as pessoas relacionem apenas com ir ao médico, esquecendo que a boca também precisa ter um acompanhamento. ...

Deixe uma resposta