Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para sua boca

Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para sua boca

No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o tradicional, o estético ou o aparelho ortodôntico autoligado?

 

Neste texto vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o aparelho ortodôntico autoligado, suas características e seus 5 principais benefícios para o sorriso do paciente. Continue a leitura deste artigo e descubra se este é o tipo de aparelho perfeito para você.

 

O que é o aparelho ortodôntico autoligado?

 

O aparelho autoligado é muito semelhante ao aparelho ortodôntico tradicional à primeira vista. Porém, a diferença deste tipo de dispositivo está em seu bráquete que possui características especiais. Cada bráquete do aparelho ortodôntico autoligado possui um tipo de “porta” que prende o fio metálico à peça. Dessa forma, não há a necessidade de utilizar as populares borrachinhas dos aparelhos tradicionais.

 

Por serem duas estruturas de metal, o fio e a tampa do bráquete, o atrito é menor. Assim, o dente se movimenta mais rápido e o processo se torna menos incômodo. Além disso, o fio é termoativado.

 

Ele é aquecido com o calor da própria boca, fazendo com que ele se adapte aos movimentos dos dentes de forma natural, o que acelera o tratamento.

 

Esse tipo de aparelho não tem restrições, pode ser utilizado por todas as pessoas, independente da idade. A única questão a ser avaliada é se ele é o melhor para o caso de cada paciente em específico. E isso, apenas o dentista pode afirmar com segurança.

 

Em alguns casos, inclusive, o aparelho ortodôntico autoligado pode até mesmo acelerar o tratamento, proporcionando resultados mais rápidos do que os apresentados pelo aparelho tradicional. Ou seja, uma excelente opção para os pacientes que desejam que o tratamento dure o menor tempo possível para poder desfilar com seu sorriso perfeito o quanto antes!

 

Não deixe de ler o nosso último artigo sobre. Quais são e como evitar problemas dentários associados ao diabetes?

 

Quais são os 5 benefícios do aparelho ortodôntico autoligado?

 

Aparelho Ortodôntico Autoligado: 5 benefícios para sua boca

 

Existem inúmeras vantagens em relação ao uso do aparelho ortodôntico autoligado e o aparelho metálico tradicional. Conheça os 5 principais benefícios desse tipo de dispositivo:

 

1- Menos visitas ao dentista durante o tratamento

Com a fixação do aparelho autoligado, ocorrem menos quebras e descolamentos dos bráquetes durante o tratamento. O que reduz as visitas ao dentista. Porém, elas não são inexistentes. Mantenha a frequência indicada pelo seu ortodontista.

 

2- Tratamento mais rápido e eficaz

Devido ao tipo de material e funcionamento do aparelho autoligado, os resultados surgem mais rápido do que quando utilizado o aparelho metálico convencional. Por isso, o aparelho do tipo autoligado tem se tornado o queridinho dos pacientes.

 

3- Aparelho livre de manchas

Como não há a necessidade de utilizar as borrachinhas para fixação do fio metálico nos bráquetes, o aparelho não fica com aquela aparência desagradável deixada pelas borrachinhas desbotadas. Ele é mais clean e esteticamente mais bonito, deixando o sorriso harmonioso, mesmo com o aparelho.

 

4- Menor risco de desmontagem

Por se tratar de um mecanismo no qual o fio de metal já é fixado no próprio bráquete, o risco de desmontagem é infinitamente menor do que o existente nos aparelho que utilizam as borrachinhas para fixar o arco.

 

5- Higiene mais prática durante o tratamento

Por ser livre das borrachinhas, o acúmulo de alimentos no aparelho é reduzido. Isso torna a higiene mais prática do que necessária quando se usa um aparelho tradicional, que deixaria muitos resíduos presos nas próprias borrachas fixadoras.

 

6- Alcança melhores resultados em casos mais complexos

Se um caso é considerado complexo, sem problemas, o aparelho autoligado da conta do recado. Como falado, o fato desse tipo de aparelho ter um menor atrito entre suas estruturas e a possibilidade estabelecer maior força durante a movimentação, consequentemente ele possui mais eficácia nos casos mais complexos de alinhamento.

 

Isso também vai te interessar. Saúde bucal: o que é mucocele e como evitar o seu aparecimento?

 

Quais cuidados o paciente deve ter com o aparelho autoligado?

 

Aparelho Ortodôntico Autoligado: 5 benefícios para sua boca

 

De forma geral, usar aparelho ortodôntico, independente do tipo, exige um grande comprometimento do paciente com a sua saúde bucal. Isso porque, o aparelho exige cuidados especiais e frequentes relacionados, principalmente à higiene bucal, e que devem ser seguidos após todas as refeições.

 

O momento da escovação deve ser de muita atenção, tanto ao usar a escova, quanto na hora de passar o fio dental entre os dentes e por trás do fio de metal do aparelho. O fio dental, inclusive, é um dos itens mais importante na higiene bucal de um paciente com aparelho ortodôntico autoligado. Por isso, preparamos um passo a passo para você aprender como usar o fio dental:

 

  1. Utilize o passador, ele é como uma agulha plástica própria para passar fio dental em dentes com aparelho. Você pode comprá-lo em farmácias.
  2. Coloque o fio dental no buraco do passador, como se estivesse colocando linha em uma agulha de costura.
  3. Com o fio dental já passado pelo passador, passe-o por trás do fio do aparelho ortodôntico.
  4. O próximo passo é inserir o fio no intervalo entre os dentes até até o ponto de resistência da gengiva;
  5. A remoção dos resíduos deve ser feita sempre no sentido contrário ao da gengiva;
  6. Repita esse procedimento por toda boca até passar o fio dental em todos os intervalos entre os dentes.

 

O aparelho autoligado está cada vez mais acessível financeiramente. Hoje, muitas marcas estão investindo na produção desses produtos, o que tem os tornado cada vez mais populares. Assim, cada vez mais pessoas têm acesso a esse tipo de tratamento e aos seus excelentes resultados. Que, vale ressaltar, só são possíveis se houver o comprometimento do paciente.

 

Ao observar os primeiros resultados surgindo e os dentes ficando mais alinhados, é comum que o pacientes se acomode, e comece a desmarcar as consultas de manutenção. Porém, elas são indispensáveis para a boa evolução do tratamento. Inclusive, para avaliar se os dentes estão se movendo a forma correta, agilizando o tratamento e evitando possíveis efeitos colaterais após a retirada do aparelho ortodôntico autoligado.

 

Leia também. Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: confira 4 dicas

 

Ficou interessando em saber mais sobre o aparelho ortodôntico autoligado e quer saber se ele é o tipo ideal para deixar seu sorriso alinhado e ainda mais bonito? Clique aqui para acessar nosso site e agendar agora mesmo uma consulta com nossos especialistas.

 

Estamos prontos para receber você!

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

Dia do dentista: 8 fatos que seu dentista gostaria... Sorria! Hoje é o dia do dentista. E como bom profissional que é, ele gostaria que você soubesse que ele pode desmascarar mentiras, cáries, doenças e m...
Quais são e a importância das 6 peças do seu apare... Você sabia que o seu aparelho ortodôntico é composto por várias peças? Além das mais conhecidas, outras não muito famosas também são de extrema impo...
Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dent... Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.   Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorid...
Saúde bucal: quais são as diferenças entre abrasão... Para ter um sorriso bonito e, acima de tudo, saudável, é preciso manter cuidados constantes como visitas regulares ao dentista, higienização correta a...

Deixe uma resposta