Alinhador transparente: conheça 7 benefícios do aparelho invisível

Alinhador transparente: conheça 7 benefícios do aparelho invisível

Você já ouviu falar em aparelho invisível? Parece uma coisa do futuro, mas esta tecnologia ortodôntica chegou para inovar a vida de quem precisa de tratamentos dentários. Mas como funciona este alinhador transparente? A peça é indicada para quem precisa usar aparelho mas não quer usar a opção metálica. Por ser um aparelho transparente, os dentes continuam à mostra e ele é imperceptível. Porém,  ele não é indicado somente para as pessoas mais vaidosas, o alinhador transparente também tem muitos outros benefícios.

 

Os aparelhos invisíveis são produzidos com materiais de acetato transparente que são aplicados pelo próprio paciente sobre os dentes.

 

São removíveis e possuem uma espessura média de 0,75mm, tornando-se quase imperceptível pelo paciente durante o seu uso. Os aparelhos são feitos de forma personalizada para cada paciente de acordo com os moldes retirados dos dentes. Desta forma, o alinhador transparente é “aumentado” para que possa deslocar o dente para o local correto aos poucos. É usada tecnologia 3D e um planejamento digital individual e detalhado com base em softwares específicos que calculam o adicional de deslocamento restante para que possa empurrar os dentes, sendo assim, a placa é trocada a cada 15 dias para que isso seja feito de forma gradual.

 

Esses alinhadores contém placas que cobrem os dentes que os tratam com mais conforto, praticidade e deixam o sorriso esteticamente mais bonito. Sua função, como o nome diz, é alinhar os dentes, e este aparelho traz resultados esperados até duas vezes mais rápido do que os aparelhos tradicionais, por isso é indicado o seu uso. Você conhece todos os benefícios deste aparelho? Veja a seguir a lista que preparamos para que você entenda mais sobre esta inovação ortodôntica!

 

Recomendado para você: Saúde bucal: quais os 4 principais tipos de dentes e suas funções

 

Invisibilidade

 

Como o próprio nome já diz, o principal benefício deste aparelho é a sua invisibilidade. Por ser transparente, o sorriso do paciente continua a vista, diferentemente do aparelho fixo tradicional que “rouba a cena” quando ele sorri.  Claro que ele só permanece invisível se houver a higienização correta dele. Caso o paciente consuma alguns alimentos como vinho tinto, café e molhos de tomate com o uso do alinhador, há a possibilidade de ele escurecer e amarelar, prejudicando o visual.

 

Tratamento mais rápido

 

Um dos benefícios mais notáveis do alinhador transparente é a sua velocidade de tratamento. Claro que isso varia de paciente para paciente, pois tudo depende da disciplina. Entretanto, estima-se que o alinhador atinja o seu objetivo caso seja usado até 22 horas por dia. Enquanto aparelhos convencionais costumam levar de um a três anos para atingirem o objetivo, os alinhadores transparentes levam de seis meses a um ano para mostrar resultados surpreendentes.

 

Removíveis

 

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/clear-dental-teeth-retainer-brackets-straighten-1424838317


Este benefício traz não só conforto como também é peça chave na velocidade do tratamento. Como o paciente pode remover o aparelho para fazer suas refeições e sua higienização diária, há menos chances de acumular bactérias, sendo assim, os resultados são mais eficazes. 
Essa possibilidade de remoção também traz mais conforto em atividades comuns que um aparelho tradicional possa atrapalhar como na hora de comer, beijar e higienizar.


Mais confortáveis


Como dito, este aparelho é muito mais confortável do que os aparelhos tradicionais metálicos com braquetes. Além de não fazerem volume na boca, o seu tamanho reduzido não incomodam as bochechas, lábios e língua. 
Os alinhadores transparentes se encaixam perfeitamente no molde dos dentes e possuem uma superfície mais regular, tornando o tratamento mais tranquilo para o paciente.

 

Sem restrições

 

Este aparelho pode ser usado tanto por crianças quanto por adultos, sem restrições de idade ou qualquer outra. Outra vantagem é que este aparelho não deixa machucados na boca no início do tratamento como o tradicional. Além disso, ele não atrapalha a fala e não causa irritação em regiões como gengivas e mucosas, abrangendo ainda mais o público que pode usá-lo.

 

Isso também vai te interessar: Você sabe do perigo que o carvão ativado causa nos seus dentes?

 

Melhor higienização

 

Além do paciente conseguir fazer a higienização dos dentes sem o aparelho, ele consegue higienizar também a peça individualmente, isso faz com que a limpeza diária seja mais eficaz em relação ao aparelho tradicional. Porém, a higienização do aparelho deve ser feita diariamente e com cuidado. Os cuidados com os dentes também devem continuar como uma escovação correta e o uso de fio dental e enxaguantes bucais.

 

Previsão de etapas

 

https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/clear-dental-teeth-retainer-brackets-straighten-1424838317


Por meio do diagnóstico virtual, é possível prever as próximas etapas do tratamento e saber em que estágio ele está. Como há cada 15 dias é retirado um novo molde dos dentes do paciente, o dentista sabe exatamente a posição da arcada dentária. 
Sendo assim, ele pode identificar as próximas etapas com mais precisão e prever a continuação do tratamento, sendo mais certeiro. O uso desses aparelhos está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Segundo a Associação Paulista de Ortodontia, houve um aumento de 40% de pessoas com mais de 30 anos que usam os aparelhos no geral.

 

Apesar de tudo isso, os aparelhos invisíveis precisam de cuidados redobrados no manuseio e na higienização. Por serem peças extremamente delicadas, elas podem quebrar e sujar com mais facilidade. O preço também é um dos diferenciais entre os alinhadores e os aparelhos convencionais, podendo variar de acordo com cada caso É importante ressaltar que o uso de elásticos não restringe o uso deste aparelho, pois existem elásticos específicos para os alinhadores transparentes. Logo o problema na mordida também pode ser corrigido com os aparelhos invisíveis.

 

Tanto um paciente que faz uso dos alinhadores transparentes quanto os que usam o aparelho convencional precisam de qualquer forma ir com certa frequência ao dentista para ajustar o aparelho. O paciente pode escolher qual aparelho ele quer usar, mas quem dá a palavra final é o dentista. Tudo depende da sua colaboração e disciplina para que qualquer um dos tratamentos seja eficaz.

 

Gostou deste artigo? Confira conteúdos relacionados em nosso site e nos acompanhe para mais informativos como essas.

 

Posts Relacionados

Por quanto tempo dura o tratamento de aparelho ort... Um dos motivos que causa tensão nos pacientes quando descobrem que terão que fazer uso do aparelho ortodôntico é o tempo do tratamento. Principalmente...
Manutenção ortodôntica: por que você não pode falt... Colocar um aparelho ortodôntico é coisa séria, faltar a manutenção pode causar sérios danos aos seus dentes. Você que já iniciou o tratamento odont...
Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a s... Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produto...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...

Deixe uma resposta