Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros?

Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros?

Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.

 

Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorido e complicado, mas isso não passa de um grande mito.

 

O tratamento de canal é um procedimento odontológico, realizado no consultório do dentista, e que é muito comum e seguro.

 

Ele se caracteriza pela retirada da parte danificada da polpa dentária, região do dente que o liga à mandíbula onde, também, se concentram os vasos, a raiz dos dentes.

 

Em seguida, após a limpeza da área afetada pela infecção, o espaço é preenchido e finalizado com o selamento, um tipo de cimento especial e apropriado para evitar fissuras e infiltrações nos dentes.

 

Realizado pelo endodontista, esse procedimento só é necessário quando a raiz do dente está infectada ou danificada severamente, diagnóstico obtido após um exame de imagem, como o raio-x.

 

O tratamento de canal é um pouco mais complexo do que a retirada de uma cárie, por exemplo, mas igualmente eficaz e seguro.

 

E somente o especialista poderá determinar quantas sessões serão necessárias.

 

Portanto, não há motivo para medo ou fugir da cadeira do dentista, já que todo o procedimento, incluindo a pulpectomia (abertura do dente e remoção da área danificada) é realizado com anestesia.

 

Meus dentes podem ficar escuros?

 

Mas temores à parte, uma dúvida comum pode surgir após o tratamento.

 

Afinal, o tratamento de canal pode provocar o escurecimento total ou o aparecimento de manchas nos dentes?

 

Geralmente, o procedimento não deixa os dentes mais escuros ou manchados, o que pode ocorrer é uma alteração da coloração natural.

 

A mudança é percebida quando a remoção causa alteração química na aparência externa do dente.

 

Outras situações que podem provocar o aparecimento são:

 

 

  • decomposição da polpa coronariana, fenômeno que libera substâncias responsáveis pela aparência original da área afetada;

 

  • quando o endodontista não retira todas as partes afetadas da cavidade do dente;

 

  • hemorragia causada durante a extração da polpa infeccionada;

 

  • substâncias que oxidam a cavidade do dente.

 

 

Novas tecnologias no tratamento de canal

 

Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros

 

A utilização do microscópio operatório, tecnologia capaz de realizar procedimentos mais precisos e seguros, também contribui para a manutenção da coloração natural do dente.

 

Além de proporcionar mais conforto ao paciente, essa tecnologia melhora o resultado estético.

 

No Brasil, pesquisadores estão desenvolvendo um gel para ser aplicado à polpa e dar fim à infecção.

 

Contudo, a novidade ainda não tem data para chegar ao mercado

 

Manutenção do sorriso

 

É claro que toda tecnologia disponível é bem-vinda quando se trata de saúde bucal.

 

Mas é preciso lembrar que o paciente tem uma boa parcela de responsabilidade quando a intenção é manter um sorriso saudável e livre de manchas.

 

O consumo de certos alimentos e bebidas deve ser realizado de forma criteriosa, como é o caso de café, refrigerantes à base de cola, vinho tinto, entre outros com tons escuros.

O hábito de fumar também altera a estrutura natural do dente, tornando-o suscetível a mudanças na sua coloração original.

 

O melhor remédio é a prevenção

 

Como você viu, o tratamento de canal é um procedimento simples e 100% seguro, e o aparecimento de manchas nem sempre é um efeito colateral desse tipo de tratamento.

 

Porém, a prevenção é sempre o melhor remédio para que não seja necessário se submeter à pulpectomia.

 

Portanto, a dica é não descuidar da saúde dos dentes e adotar hábitos simples, porém eficazes. O principal deles é a escovação logo após as refeições.

 

Para isso, adote uma escova de cerdas macias e que deve ser trocada, no máximo, a cada três meses.

 

Pasta dental para dentes sensíveis, ou o que o seu dentista indicar, também deve fazer parte do arsenal, assim como fio dental.

 

O uso desse último item, aliás, deve fazer parte de cada higienização.

 

Somente o fio ou a fita é capaz de remover impurezas alojadas entre o dente e a gengiva, região propícia para a proliferação de bactérias.

 

Além de todos esses cuidados, não descuide das visitas regulares ao consultório do dentista, que devem ser realizadas em intervalos de seis meses a, no máximo, um ano e tenha consciência do seu histórico de cáries.

 

Se você sempre sofreu com esse mal, redobre o cuidado com a higiene e evite utilizar o dente como ferramenta para abrir tampas e demais objetos.

 

O papel do profissional de odontologia

Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dentes escuros?

 

Somente o endodontista poderá indicar o tratamento ideal para cada caso.

Por isso, é tão importante procurar um profissional qualificado, já que a qualquer descuido pode provocar o escurecimento dos dentes.

 

Para que o procedimento seja bem-sucedido e você não corra o risco de ter seu belo sorriso comprometido, informação é fundamental.

Antes de dar início ao tratamento, procure saber se o profissional ou a clínica onde ele atua é bem equipada e tem credibilidade.

 

Não vá apenas pelo preço do tratamento, pois a saúde é o que mais importa.

 

Pesquise sobre os trabalhos realizados pelo dentista. Vá atrás de referências, dê preferência aos mais experientes e minimize o risco do surgimento de manchas.

 

Profissionais com um histórico respeitado conseguem aliar o conhecimento técnico, familiaridade com novas tecnologias. Além disso possuem a sensibilidade para entender seu paciente e oferecer um tratamento eficiente e humanizado.

 

Tratamentos para eliminar manchas

 

Caso nenhuma das medidas tenha sido capaz de evitar dentes manchados ao fim de um tratamento de canal, não se preocupe.

 

Há recursos disponíveis para minimizar ou, até mesmo, reverter essa situação.

 

O clareamento caseiro, que utiliza um gel clareador e um molde para dentição é um deles.

 

Há também o clareamento a laser, que ativa um gel mais potente do que o empregado no tratamento caseiro.

 

Nesse caso, todo o procedimento é realizado no consultório. O tempo de duração varia de acordo com o resultado que se deseja conquistar.

 

Acesse www.redeodonto.com.br  para saber mais sobre o procedimento e agendar um consulta com um de nossos especialistas.

 

Dra. Clara

Posts Relacionados

Como ter um implante dentário pode fazer a diferen... A saúde do nosso corpo está intimamente relacionada com a nossa saúde bucal. Engana-se - e muito - quem pensa que uma não tem nada a ver com a outra. ...
Higiene bucal: você sabe como limpar sua língua? Você tem o costume de limpar a língua durante a higiene bucal? Esta é uma parte importantíssima, que, muitas vezes, pode ser esquecida. A limpeza da l...
Volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal... Saiba por que montar um kit de higiene bucal para seu filho é importante neste volta às aulas. Clima de férias no ar, mas a cabeça de você mamãe e ...
Arraiá bão é arraiá com a saúde bucal em dia: conf... Junho chegou e com ele uma das épocas mais esperadas - e deliciosas -  do ano. Certamente, você passou esperando pelo momento de curtir o clima de fes...

Deixe uma resposta