8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca

8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca

Você sabe o que são alimentos detergentes? Saiba que o consumo desses alimentos é essencial para a melhora da saúde da sua boca, além de combater problemas como diabetes, gengivite e obesidade. Alimentos detergentes aqueles mais ricos em fibras e que contêm menos açúcar. Como o próprio nome diz, eles ajudam na limpeza dos dentes, por isso, são essenciais para a saúde da sua boca, no combate ao mau hálito e para manter os dentes fortes.

 

Logicamente, eles não substituem uma boa higienização bucal. Porém, auxiliam na limpeza, sendo aliados ao bem-estar da sua boca e também da sua saúde geral, pois grande parte deles é composta por alimentos com baixa caloria. Os alimentos detergentes funcionam como uma espécie de “sabão”, que limpam a superfície dentária durante a mastigação e removem algumas placas acumuladas. Sua ação costuma ser mecânica, fazendo a remoção da gordura, bactérias e açúcar na mordida, mastigação ou ingestão. Podem ser consistentes ou líquidos.

 

Mas você sabe quais são esses alimentos? Eles estão mais perto do que você imagina. Continue a leitura e confira a lista completa neste artigo.

 

Se você está fugindo dos aparelhos convencionais esse artigo é para você. Alinhador transparente: conheça 7 benefícios do aparelho invisível


Frutas consistentes

 

8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca


Algumas frutas como maçã, pêra, melancia e kiwi são essenciais para a limpeza dos dentes devido à sua consistência e quantidade de fibras. 
Inclusive, muitas delas possuem baixa quantidade de açúcar, que é um dos grandes vilões da nossa saúde bucal, pois baixa significativamente o Ph da saliva, deixando-a ácida e abrindo espaço para a propagação de bactérias.

 

Legumes consistentes

 

Cumprindo a mesma função das frutas, os legumes mais detergentes são aqueles mais consistentes, como a cenoura, a beterraba, o rabanete, entre outros com textura semelhante. Além de serem ricos em vitaminas, também são duros e crocantes. Portanto, auxiliam na higienização da boca e promovem uma alimentação saudável e rica em fibras, trazendo benefícios também para o corpo.

 

Alimentos com talos

 

8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca


Devido à sua consistência, esses alimentos fazem uma limpeza de forma mecânica, pois, durante a mastigação, há um atrito entre os dentes e as fibras deles. Por isso, são os mais eficazes desta lista. 
São considerados detergentes o brócolis, a couve flor, o aipo, entre outros. Porém, de forma geral os vegetais crocantes também auxiliam na limpeza durante o processo de mordida e também de mastigação.

 

Chiclete sem açúcar

 

Ao contrário do chiclete com açúcar, que é extremamente prejudicial à sua boca, a versão sem açúcar é benéfica e ajuda na limpeza dos dentes. Conforme você o masca, ele gruda na sujeira que está nos seus dentes, removendo-as após você cuspi-lo, sem as desvantagens da versão com açúcar.

 

Conheça mais os seus dentes.  Saúde bucal: quais os 4 principais tipos de dentes e suas funções

 

Vegetais verdes

 

O consumo de algumas verduras, especialmente a acelga e o alface, no processo de limpeza dos dentes devido à quantidade de vitaminas e também por conta de sua consistência. Outro vegetal verde bastante útil neste processo é o pepino, que além de consistente, é diurético e benéfico à nossa saúde.


Castanhas e nozes

 

Além de serem deliciosas, as castanhas e nozes deixam aquela sensação de dentes lisinhos. Isso é fruto da remoção das placas bacterianas que causam cárie e mau hálito. As castanhas e nozes também são indicadas para uma limpeza superficial dos dentes em casos nos quais você não pode escová-los imediatamente após a refeição.

 

Iogurtes naturais

8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca

O consumo deste produto, obviamente sem açúcar, ajuda na redução dos níveis de gás sulfídrico, um dos responsáveis pela causa do mau hálito e da propagação de bactérias. Estes gases são naturais do nosso corpo, pois surgem da ausência de ar dentro de nós. O consumo de iogurte natural ajuda a reduzi-los de forma saudável e natural.

 

Chás e limão

 

O consumo de chás como gengibre, boldo e hortelã ajudam na digestão, sendo assim, melhoram o hálito e o nosso bem-estar, além de evitarem problemas estomacais. O limão também é um excelente aliado na busca do sorriso perfeito. Um dos muitos benefícios do limão, o aumento da acidez da saliva é perfeito para o combate de bactérias que deixam nosso sorriso prejudicado.

 

O consumo desses alimentos é indicado, principalmente, para casos especiais, como uma festa ou um churrasco, em que você não tem condições de higienizar sua boca da forma correta. Outras atitudes podem melhorar a sua saúde bucal, como evitar o jejum prolongado e a má digestão, pois são um dos causadores do mau hálito e de outros problemas como sensibilidade, gengivite, cárie e placa bacteriana. É importante ressaltar que o consumo destes alimentos não substitui uma higiene bucal adequada de forma alguma. É necessário o uso diário de fio dental, escovação correta e, se possível, o uso de enxaguante bucal. Após um tempo, esses alimentos, mesmo que detergentes, se decompõem em nossos dentes, causando o mesmo efeito dos que não são, por isso eles não substituem a higienização completa.

 

É importante que, além de uma alimentação saudável e higienização correta, haja também uma mastigação completa, fazendo com que o alimento seja engolido o mais triturado possível. Isso é essencial para que a ação dos alimentos detergentes ocorra e para a digestão ocorra normalmente. Para obter o máximo de resultado dos alimentos detergentes, também é preciso evitar alimentos que prejudicam a nossa saúde bucal. O consumo de refrigerantes, balas, doces e café traz grande sujeira aos nossos dentes. Bebidas alcoólicas, cigarro e drogas também prejudicam a nossa saúde bucal, este é um dos motivos para evitá-los, além de todos os males que eles nos causam.

 

Também é de extrema importância visitar o seu dentista periodicamente, pois somente um profissional é capaz de realizar o diagnóstico correto, indicando e executando o melhor tratamento para cada paciente. Você sabia dessas informações? Achou interessante? Nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de outras curiosidades como esta  e compartilhe nossos conteúdos para auxiliar mais pessoas a melhorarem sua saúde bucal. Acesse www.redeodonto.com.br e marque uma avaliação. 

 

Posts Relacionados

Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dent... Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.   Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorid...
Quais são as causas do câncer de boca e como trata... Lesões, rouquidão, nódulos no pescoço… são apenas alguns dos vários sintomas do câncer de boca, um dos tumores mais comuns no Brasil.   A e...
Como surge e como tratar o medo de dentista com di... Quem não conhece alguém que tenha medo de dentista ou pavor daquele famoso barulho dos aparelhos utilizados no consultório? Este ainda é um sentimento...
Desvendamos 7 mitos e verdades populares sobre a s... Quando se trata da sua saúde bucal e a estética do nosso sorriso, muitas dúvidas surgem e informações incertas obtidas por meio da internet ou produto...

Deixe uma resposta