8 dicas para manter seu sorriso saudável no inverno

8 Dicas para Manter seu Sorriso Saudável no Inverno

O inverno chegou e com ele todas as maravilhas que podem ser aproveitadas no frio. O que nem todos sabem é que alguns hábitos e doenças comuns da mudança de temperatura, podem prejudicar os dentes. Por isto criamos este guia com 8 dicas para manter seu sorriso saudável no inverno.

Confira os cuidados a serem tomados para que seu sorriso não seja prejudicado na estação mais gelada do ano.

 

1) SENSIBILIDADE X COMIDAS QUENTES

Nesta época do ano, consumimos mais alimentos, como chás, sopas e fondues. As altas temperaturas podem deixar os dentes sensíveis, mas tudo depende do grau de desgaste do dente. Com o tempo, é normal que eles se tornem mais vulneráveis à sensibilidade ao sofrerem mudanças bruscas de temperatura, por isto mantenha as visitas ao dentista em dia para que qualquer problema possa ser resolvido em tempo.

2) DORES DE DENTE SÃO COMUNS NOS DIAS DE BAIXA TEMPERATURA

Uma consequência possível da mudança de temperatura é a dor de dente e o frio intenso podem influenciar no surgimento do incômodo. Isto acontece pois normalmente os a parte interna da boca possui uma temperatura por volta dos 37 graus e quando essa temperatura varia mais de 10 graus a dor pode aparecer. A dica é permanecer sempre aquecido e, se possível, proteger o rosto do vento.

3) CHÁ, CAFÉ E VINHO: VILÕES DO AMARELAMENTO DENTAL

Os chás, vinhos e cafés, as bebidas mais queridas do inverno podem amarelar os dentes.Mas este estado é apenas passageiro podendo ser revertido com uma boa escovação. Lembre-se: manter a saúde bucal em qualquer época do ano sempre começa com uma boa higiene.

4) AUMENTO NO CONSUMO DE DOCES X CÁRIES

Normalmente a fome aumenta no frio. E aumenta, também a ingestão de açucares, os grandes causadores das cáries, presentes em guloseimas como chocolate quente, canjicas e mingaus, que ajudam a aquecer o corpo no dias frios. A dica é não abusar e manter a frequência da escovação.

5) SENTIR A BOCA SECA É COMUM

A incidência do vento ou problemas respiratórios que fazem a pessoa respirar pela boca são os pricipais motivos para a boca seca. Por isso, para evitar o ressecamento e suas consequências negativas, como doenças da garganta, não esqueça de beber bastante água.

6) GRIPES E RESFRIADOS X ESCOVA DE DENTES

Com a chegada do inverno, chegam também as gripes e resfriados. Por isto, previna-se! Sempre após um resfriado, faça a troca da sua escova de dentes, pois os germes podem ficar alojados nas cerdas e provocar novos resfriados. Cuide-se sempre!

7) SINUSITE X INCÔMODOS BUCAIS

A sinusite é uma doença muito comum no inverno. Ela causa a inflamação da mucosa dos seios da face, região que fica ao redor do nariz e pode causar uma maior pressão nos dentes pré-molares, causando uma dor que costuma ser confundida com a dor de dente. Para quem sofre de sinusite, a dica é mantê-la tratada, para que uma crise não prejudique mais ainda seu bem estar.

8) HIGIENE EM DIA, MESMO COM ÁGUA GELADA

A última dica não diz respeito apenas aos cuidados necessários no inverno, mas também às demais estações. Manter a higiene é fundamental para a saúde bucal. A água da torneira no frio pode ser mais gelada, mas isso não pode ser desculpa para abandonar a escovação.

Quer manter seu sorriso saudável durante o inverno? Encontre a clínica mais próxima e agende sua avaliação!

Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Quais as principais características da síndrome cl... Uma doença rara, pouco conhecida e com uma nome complicado, a síndrome cleidocraniana ganhou destaque após a explosão mundial da série Strange Things,...
Dia Nacional da Saúde Bucal: como anda a saúde da ... No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Saiba porque essa data deve ser levada a sério. Com o objetivo de conscientizar a ...
Vantagens e desvantagens: conheça 4 tipos de escov...   A escova de dentes é um utensílio pessoal que você usa diariamente. Ela é um objeto imprescindível para o ser humano e é extremamente necess...
Como dominar de vez a comunicação com o paciente n... Nutrir uma boa relação com o paciente é primordial na odontologia. Saber ler as expressões corporais e conquistar a confiança pode fazer toda a difere...

Um comentário

Deixe uma resposta