7 curiosidades

7 curiosidades que você precisa saber sobre a ortodontia

Precisamos falar sobre ortodontia, por isso separamos aqui 7 curiosidades que vão te interessar.

Manter suas visitas ao dentista é algo que você deve levar como prioridade na sua rotina, afinal, ter a sua saúde bucal em dia é de extrema importância para a sua vida em geral e você precisa saber o porquê.

Mas você sabe que, quando se inicia um tratamento ortodôntico e principalmente a cada visita ao seu dentista, dúvidas e mais dúvidas surgem ao longo do tratamento, e nessas horas perguntar durante a consulta  é algo comum.

Sem dúvidas ter os dentes alinhados é o sonho de muitas pessoas e a ortodontia pode ser o caminho para a realização deste sonho.

Pensando nisso, neste artigo você vai encontrar todas as respostas para as suas dúvidas sobre o tratamento ortodôntico.

Por isso, selecionamos 7 curiosidades sobre ortodontia que você precisa saber. Confira!
 

#1 Afinal, o que é ortodontia?

Ortodontia é a especialidade em que é feito um tratamento para corrigir a posição dos dentes.

Esse método se dá por, aparelhos fixos ou removíveis que irão fazer toda a correção do posicionamento da arcada dentária, possibilitando benefícios de aparência, aumento da auto estima, conforto e saúde oral.

o que é ortodontia

 

#2 Existe idade mínima para fazer a primeira visita ao ortodontista?

É aconselhado que as visitas ao ortodontista se iniciem na troca dos dentes de leite pelos permanentes, que comumente podem vir a nascer mal posicionados.

Geralmente o odontopediatra ou o clínico geral é que vão avaliar de forma mais precisa se é necessário iniciar o tratamento, e se for o caso, poder indicar um profissional da área da ortodontia.

idade minima para ir ao dentista

 

#3 Quanto tempo pode durar o tratamento?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os pacientes. É preciso saber antes que, a previsão de duração do tratamento é algo biológico e não exato.

Por isso não existe uma resposta completamente correta, sendo que cada paciente vai responder de uma forma durante o tratamento.

Contudo, alguns dentistas dão de 18 a 36 meses dependendo do paciente.

quanto tempo dura o tratamento
 

#4 Os dentes podem voltar à posição original após o tratamento?

Não. Em alguns casos existe a acomodação dos dentes, que após o tratamento podem vir a alterar a sua posição.

Mas se o tratamento for bem planejado e se fizer o uso correto do aparelho de contenção essa “acomodação” pode ser minimizada de forma simples.

os dentes podem voltar a posição
 

#5 Existe contra indicações no tratamento ortodôntico?

De fato não existe nenhuma contra indicação para se iniciar o tratamento odontológico, afinal qualquer problema de posicionamento dentário do mais leve ao mais grave pode ser revertido e normalizado.

Mas,  existem algumas obrigações que devem ser cumpridas como o check up de toda a boca para reparar problemas como de cárie e/ou gengiva antes de iniciar o tratamento.

contra indicações no tratamento
 

#6 Os dentes podem danificar com o aparelho ortodôntico?

O uso do aparelho ortodôntico pode sim vir a dificultar a higienização dos dentes. No caso do aparelho fixo o uso dos braquetes fazem com que eles ocupem grande parte da área dos seus dentes.

Mas se a sua higiene for contínua e o uso do kit ortodôntico for disciplinar, o possível aparecimento de manchas será mínimo após o tratamento.

os dentes podem danificar

Leia também nosso artigo sobre 8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal.

#7 Quais são os outros ganhos do tratamento ortodôntico, além da vantagem estética?

A principal vantagem do tratamento ortodôntico é alcançar uma oclusão dentária perfeita, ou o mais próxima que conseguimos chegar dela.
Uma oclusão dentária perfeita significa ter uma simetria funcional entre os dentes localizados na arcada dentária superior e inferior.

E como isso ter melhorias orais, como uma melhor mastigação, deglutição, respiração, fala e o funcionamento harmonioso das articulações entre mandíbula e maxilar.

outros ganhos

Saiba também 3 cuidados que você deve ter para ajudar na evolução do tratamento ortodôntico.

 

Quer alinhar seus dentes e conquistar o sorriso dos seus sonhos? Agende já a sua avaliação em um dos nossos consultórios associados.

dr correto

Posts Relacionados

8 dicas de como cuidar da sua higiene bucal O sorriso é a porta de entrada quando conhecemos alguém, a primeira coisa que observamos, sendo muito importante na hora de passar uma impressão posit...
8 tratamentos odontológicos que podem ser feitos a... Conheça aqui 8 tratamentos odontológicos que farão toda a diferença na hora  do “aceito”. A gente sabe que planejar um casamento não é uma tarefa fác...
Julho Laranja: o que é e qual a importância para a... Você já ouviu falar na campanha "Julho Laranja"? Ela foi criada para informar e sensibilizar as pessoas sobre os cuidados ortodônticos precoces e a pr...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...

Deixe uma resposta