5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

A higienização bucal só é completa quando passamos o fio dental. E apesar de ser uma atividade que dificilmente irá se tornar um hábito prazeroso, o uso do fio dental é tão importante quanto à escovação. O fio alcança, justamente, os locais onde a escova de dente não consegue chegar, que é entre os dentes, removendo todos os restos de alimentos e placa ali depositados.

Muitas vezes, por não usar o fio dental com tanta frequência, podemos ser bastante desajeitados ao tentar usá-lo e acabar nos machucando. O uso do fio dental requer certa prática e treino. E por isso neste post te ensinaremos os 5 movimentos corretos ao usar o fio dental.

1º Movimento:

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

Corte cerca de 40 a 50 cm do rolo do fio dental e enrole as pontas em seus dois dedos médios, deixando cerca de 10 cm expostos. A dica é enrolar um comprimento maior em um dos dedos e à medida que for usando o fio, desenrole um pedaço novo do dedo com mais quantidade do fio e enrole a parte usada no outro dedo. Desta forma você não transporta as bactérias do fio sujo para os outros dentes.

2º Movimento:

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

Comece a passar o fio pelos dentes inferiores. Use os seus polegares para guiar o direcionamento do fio. Faça um movimento de vai e vem com o fio entre os dentes para limpar bem a região.

3º Movimento:

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

Assim que o fio dental encontra gengiva, faça um movimento em “C”, para que o fio consiga limpar a região do contorno do dente. Faça este movimento em todas as áreas do dente que estão em conectadas com a gengiva. Não force o fio contra a gengiva ou pode machucar o tecido, que é bastante frágil.

4º Movimento:

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

Para os dentes inferiores traseiros use o dedo indicador para guiar a movimentação do fio e repita o movimento de vai e vem.

5º Movimento:

5 Movimentos Corretos ao Usar o Fio Dental

Para os dentes superiores use os polegares para guiar a movimentação do fio e também repita os movimentos de vai e vem e em “C” nas junções dos dentes com a gengiva. Lembrando-se sempre de não forçar o fio contra a gengiva ou você pode machucá-la, por isso este movimento deve aprofundar cerca de 2 milimetros dentro da gengiva.

Com essas dicas você ficará craque em passar o fio dental, não se machucará e terá os dentes sempre limpos! E lembre-se o fio dental deve ser passado todos os dias, caso contrário cáries e outras doenças periodontais, como a gengivite, podem surgir em sua boca.

Dr. Sorriso

Posts Relacionados

No mês das noivas confira 5 dicas para um sorriso ... A cerimônia é um dos momentos mais importante e inesquecíveis da vida de alguém.   Principalmente quando falamos das noivas, os  preparativ...
Saúde bucal: quais os 4 principais tipos de dentes... Você conhece todos os dentes presentes na sua boca? Saiba que cada um deles tem sua própria função e são de extrema importância para a sua saúde bucal...
O que é e como a laserterapia pode ser usada na od... Este procedimento que utiliza raios laser é um tipo de tratamento muito utilizado em diversas áreas da medicina, inclusive na odontologia, e que tem t...
Aparelho Ortodôntico Autoligado: 6 benefícios para... No momento de iniciar um tratamento ortodôntico muitas dúvidas podem surgir. Entre elas, qual é o tipo de aparelho ideal para o seu caso. Será que é o...

Um comentário

Deixe uma resposta