4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

Estar de férias não é desculpa para deixar a saúde da sua boca de lado. Confira 4 dicas para dentes mais saudáveis no verão.

A estação mais quente do ano chegou com tudo. Por isso, os cuidados com os dentes devem ser frequentes. Aprenda 4 dicas importantes para ter dentes saudáveis neste verão.

Moro, num país tropical… Quem é brasileiro sabe que essa não é apenas uma estação qualquer. Estamos falando do verão brasileiro!

Praias cheias, clubes mais ainda e as delícias que só o verão nos proporciona. Não querendo te dar um banho de água fria (apesar de ser bem necessário em alguns dias quentes), mas a saúde da sua boca pode estar em risco durante esta época do ano.

Sorvetes, açaí, cervejinha gelada, refrigerante e tantas outras gostosuras que fazem a nossa boca encher de água.

Mas como nem tudo são flores, essas delicinhas podem fazer muito mal a sua saúde bucal. Por isso saber quais são os cuidados com os dentes que você deve ter no verão é essencial.

E como a Rede Odonto quer ver o seu sorriso iluminado como o sol, não poderíamos fazer outra coisa além de listar 4 cuidados essenciais para um verão com dentes mais saudáveis.

No mês de Janeiro, faça mais pela sua saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019

 

Mas antes queremos te fazer uma perguntinha, já fez o check up das férias?

Se a sua resposta foi não, alerta vermelho. A gente sabe que durante as férias todos nós queremos relaxar e curtir.

E que tal curtir pra valer sem risco de ter uma dorzinha chata ou um incômodo nos seus dentes?

Com certeza as suas férias serão melhores aproveitadas. Lembre-se de visitar regularmente um profissional a cada semestre para fazer um check up completo. Preparado para um verão com dentes mais saudáveis? Vamos as dicas.

 

#Dica1 – Comeu açaí? Um bochecho com água vai lhe cair bem
4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

Ahh, o açaí…Essa frutinha pequena mas poderosa comumente encontrada na região da Amazônia, possui uma quantidade considerável de vitaminas e minerais benéficas para o nosso corpo.

Se você se preocupa com a estética do seu sorriso, e gosta de tomar um açaí geladinho temos uma notícia um tanto desagradável.

Infelizmente o açaí tende a manchar os dentes, deixando-os mais arroxeados e escuros. Isso porque essa fruta, possui uma alta quantidade de pigmentação escura variando entre o roxo e o preto. Mas com esse calor todo, eu não posso nem pensar em tomar um açaí?

Bom, de modo geral não é preciso parar totalmente de consumir a fruta, porém uma recomendação feita pelos dentistas é que ao consumi-la, se faça logo em seguida um bochecho com água.

Pode parecer bobeira ter que fazer isso, mas se os seus dentes estiverem com a superfície mais porosa, as manchas podem ser mais intensas.

Por isso está liberado tomar um suco ou um creme geladinho de açaí, mas não se esqueça de pegar um copinho de água para acompanhar.

**Atenção: se você fez tratamento de clareamento dental, evite consumir a fruta.

Saiba mais sobre a cárie dental: 10 curiosidades que você precisa saber sobre a doença bucal

 

#Dica2 – Atenção redobrada com sucos e alimentos cítricos

4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão
Uma limonada sempre cai bem no verão, assim como uma laranjada, mas sabia que esse tipo de alimento pode prejudicar seus dentes?

Tudo bem, tudo bem. Você pode achar que estamos mais falando sobre “proibições” do que os cuidados com os dentes. Mas só queremos o seu bem (e o dos seus dentes, é claro).

Alimentos cítricos costumam ser por si só mais refrescantes, e por isso eles são os queridinhos do verão brasileiro.

Apesar de serem fortes aliados para o bem-estar do corpo, esse tipo de alimento costuma ter uma ação corrosiva potente. Com isso, a superfície do esmalte dentário pode sofrer alguns danos.

A chamada “erosão ácida” acontece de forma gradativa quando esses alimentos são consumidos de forma frequente. Além da sensibilidade, à erosão causa trincas, favorece o aparecimento de manchas e provoca sensibilidade nos dentes.

Por isso, o indicado é que se evite estes alimentos, ou caso ingeri-los fazer também um bochecho com um pouco d’água.

Saiba também quais são os alimentos que fazem mal para os dentes e gengivas?

 

#Dica3 – Já tem o seu kit de higiene bucal?

4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

É comum durante o verão ficarmos mais tempo na rua né? Afinal são tantas opções para se divertir que fica até difícil ficar em casa.

Apesar disso, certos cuidados com os dentes não devem ficar esquecidos. Por isso, que tal montar um kit de higiene bucal para levar sempre com você.

E não pense que é um bicho de sete cabeças não viu. Para montar um kit de higiene bucal você vai precisar de:

  • Escova de dentes;
  • Fio dental
  • Creme dental
  • Enxaguante bucal (você pode comprar os menores de viagem para não pesar muito).

Viu como é simples ter uma boca saudável em qualquer lugar? Não perca tempo e monte agora o seu.

Tem filhos? Não deixe de conferir nosso artigo sobre a volta às aulas: como fazer um kit de higiene bucal para os pequenos

 

#Dica4 – Que tal pegar mais leve no álcool?
4 dicas importantes de cuidados com os dentes no verão

Cervejinha gelada, caipirinha e muitas outras bebidas alcoólicas que fazem parte do verão brasileiro. Mas que tal maneirar e tentar beber algo mais leve?

Não estamos te falando isso à toa não viu? Os efeitos prejudiciais do álcool em nossos dentes, são cientificamente comprovados.

Bebidas alcoólicas quando consumidas frequentemente, tendem a desidratar o nosso organismo. Com isso, a produção salivar da nossa boca também fica com um fluxo menor do que o normal.

Sem a proteção da saliva nos seus dentes, os riscos de desenvolver doenças como a cárie, periodontite e erosão dentária são maiores.

Por isso é indicado que, ao consumir qualquer bebida alcoólica, o ideal é que a mesma seja consumida com um canudinho para evitar contato da bebida com os dentes, ou que seja acompanhada de um copo de água.

Viu como é possível curtir o verão e ainda assim cuidar da saúde da sua boca? Aproveite as férias e agende agora mesmo uma avaliação.

 

Acesse www.redeodonto.com.br e não deixe de nos acompanhar em nossas redes sociais, e saiba tudo sobre como ter um sorriso mais saudável.

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Especialista revela como o Invisalign pode revoluc...   Uma conversa esclarecedora com a Dra. Marjore Viana sobre os principais benefícios do Invisalign   Quem imaginaria que poderíamos ter...
Afinal o tratamento de canal pode deixar meus dent... Ter que fazer um tratamento de canal é algo que preocupa (e até assusta) muitas pessoas.   Isso porque o tratamento tem fama de ser dolorid...
Como usar máscara de tecido corretamente e se prev... O Brasil está passando por um momento delicado com a chegada do novo coronavírus e o uso de máscara, até então, é a melhor maneira de proteção. Por is...
3 motivos para aproveitar as férias de julho para ... Finalmente as férias de julho chegaram dando aquele tempo para descansar e se divertir. Chegou a hora de se deliciar com gostosuras e guloseimas, além...

Deixe uma resposta