Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

Você sabia que o seu aparelho ortodôntico é composto por várias peças? Além das mais conhecidas, outras não muito famosas também são de extrema importância para  o correto alinhamento dos dentes. O aparelho ortodôntico é um objeto que parece simples, porém é de extrema complexidade, com diversas peças que trabalham juntas e que garantem um sorriso perfeito a longo prazo.

 

O uso de aparelhos ortodônticos é essencial para o bem-estar da saúde bucal, além da melhora da postura facial. Porém, o seu uso deve ser acompanhado por um profissional. Veja neste artigo vamos apresentar as seis principais peças componentes de um aparelho ortodôntico e a importância de cada uma delas:

 

Já leu o nosso último artigo? Quais as principais características da síndrome cleidocraniana?

 

Bandas

 

As bandas ortodônticas são encaixadas nos molares, que são os últimos dentes e têm um formato de anel. São responsáveis por ancorar, sustentar o movimento dos dentes, associada ou não a outros dispositivos. Elas são usadas para aumentar a resistência durante a mastigação. Porém, são extremamente frágeis a alimentos duros e grudentos, além de acumularem placa e, consequentemente, gerarem cárie. Por isso, é necessário realizar uma higienização correta. Seu material bruto de fabricação é o aço inoxidável, pois precisa ser resistente à deformação causada pela mastigação dos dentes molares.

 

Tubos

 

Esta peça tem uma função parecida com a dos braquetes, diferindo no formato e na possibilidade de ter abertura para encaixe de outros acessórios. Eles também podem ser colados com uma resina nos dentes, evitando a bandagem e deixando o visual esteticamente mais bonito. O seu material de produção também é parecido com o das bandas. Como precisa ser soldado à banda em alguns casos, é feito de aço pois também deve ser resistente à mastigação.

 

Braquetes

 

Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

 

Uma das peças mais importantes do aparelho ortodôntico, os braquetes são colados com resina na superfície do dente e são responsáveis por transmitir a força aplicada pelo fio aos dentes, para proporcionar o correto alinhamento. Esta peça pode ser fabricada em diversos tipos de materiais: metal, plástico, safira e cerâmico. Por ser uma peça extremamente frágil, o paciente deve evitar alimentos duros e crocantes para que não a danifique.

 

Elásticos 

 

Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

 

Esta peça é de extrema importância para agilizar o tratamento ortodôntico, grande aliado o elástico pode apresentar diferentes cores, tamanhos e funções. Os elásticos são basicamente três, entre eles estão o inter arcos, que são utilizados para auxiliar no descruzamento de mordidas, fechamento de mordidas abertas e ajuste das arcadas para que haja um bom engrenamento. Podem ser utilizados no início, meio ou no final do tratamento dependendo de cada caso.

 

Não deixe de ler também. 8 tipos de alimentos detergentes e como eles interferem na saúde da sua boca

 

Fio

 

Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico


Outro material de extrema importância é o fio, ele fica inserido nos braquetes e é o responsável pela aplicação da força que vai movimentar os dentes. Pode ser rígido ou flexível, diversos calibres e composições, que variam de 0,010 a 0,022 polegadas. 
Já o seu material pode ser aço inoxidável, titânio-molibdênio, níquel titânio, entre outros.

 

Ligaduras (Borrachinhas)

 

Quais são e a importância das 6 peças do seu aparelho ortodôntico

 

As ligaduras também conhecidas como borrachinhas auxiliam na pressão que o bráquete exerce sobre o dente. Elas também são responsáveis pela movimentação, de acordo com a necessidade de cada tratamento. Se colocada ou retirada sem acompanhamento de um profissional, fará o tensionamento errado da arcada, ocasionando na prolongação do tratamento. As opções de metal são conhecidas como amarrilho e são amarradas sobre o fio e em torno da banda ou do tubo. São indicadas para promover uma fixação mais segura.

 

Cuidados com o aparelho ortodôntico

 

É preciso se atentar para não perder nenhuma peça, pois a ausência de alguma delas pode causar problemas como feridas e desconfortos, atraso no tratamento e gastos desnecessários. Caso alguma peça sua se solte, é preciso entrar em contato com o seu ortodontista imediatamente para não prolongar os danos e consertar o seu aparelho o mais rápido possível. Costuma ser comum que braquetes se soltem, principalmente por serem peças frágeis e por terem contato direto com a mastigação. Jamais tente consertar o seu aparelho por conta própria, pois apenas um ortodontista sabe das particularidades de cada um e como fazer a manutenção correta.

 

Conhecendo cada peça do seu aparelho, fica fácil de entender o quão complexo é o seu tratamento. Além de fazer o acompanhamento, é preciso também higienizar os dentes e o seu aparelho corretamente. Hoje em dia, há escovas e fios dentais específicos para a correta higienização dos aparelhos. Por ser um objeto externo anexado dentro da sua boca, pode ser um potencial acumulador de bactérias se não limpo, por isso deve-se ter consciência.

 

É de extrema importância cuidar do seu aparelho para prolongar a durabilidade dele. Evitar alguns hábitos como roer lápis, unhas e gelo, abrir latas e garrafas nos dentes, dentre outros. O palito de madeira é um grande vilão do aparelho ortodôntico. Lembrando que este acessório não é indicado para a higienização dos dentes, ainda mais com aparelho. Os aparelhos costumam incomodar o paciente no começo, mas todos que usam são gratos ao resultado após a retirada. Um sorriso bonito faz bem à autoestima e à saúde bucal. O uso de aparelhos é de extrema importância para quem precisa, conhecê-lo também é necessário para prolongar a sua durabilidade.

 

Não deixe de no seguir em nossas redes sociais para mais conteúdos informativos, acesse www.redeodonto.com.br e marque agora uma avaliação.

 

Posts Relacionados

Dia Nacional da Saúde Bucal: como anda a saúde da ... No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Saiba porque essa data deve ser levada a sério. Com o objetivo de conscientizar a ...
Saúde bucal: 6 problemas que afetam a sua gengiva ... Antes de falarmos sobre problemas, vamos lembrar alguns fatos importantes sobre saúde bucal. Saúde bucal importa. A boca nos conecta com outras part...
Saiba como tratar a hipersensibilidade dental após... A hipersensibilidade dental pode surgir após o clareamento dental, como ação ao procedimento.   Se você está sentindo uma dor aguda nos d...
Dia dos namorados: Como aproveitar a data com a sa... O clima de romance está no ar! Afinal, a data mais romântica do ano está chegando e os casais já estão fazendo os planos para comemorar esse dia de fo...

Deixe uma resposta