Prevenir cáries em crianças

10 Conselhos para Prevenir Cáries em Crianças

O cultivo de bons hábitos de higiene dentária ajuda a prevenir cáries em crianças e deve ser um cuidado dos pais muito antes dos dentinhos começarem a aparecer. Até as crianças conseguirem realizar uma higienização correta, os pais devem ser os responsáveis por este processo.

Para que seus pequenos tenham uma boa saúde bucal, reunimos 10 conselhos que te ajudarão a prevenir cáries em crianças. Confira e inclua-as já na rotina diária dos seus filhos.

1 – Faça a higienização da boquinha do bebê, mesmo antes do aparecimento dos primeiros dentinhos. Enrole um gaze ou fralda no dedo indicador, umedeça com água filtrada morna e passe suavemente na gengiva do bebê.

2 – Nunca beije a boca do bebê, limpe o bico da chupeta ou mamadeira com a sua boca ou assopre a papinha para esfriar. Estas atitudes facilitam a transmissão das bactérias dos pais para as crianças e podem aumentar a chance de aparecimento de cáries e outras doenças.

3 – Para prevenir cáries em crianças, deve-se ter o mesmo cuidado com os dentes de leite, que se tem com os dentes permanentes. Os dentes de leite são importantes para a mastigação, além de guardarem o espaço dos dentes que virão, principalmente. Uma cárie que acometer um dente de leite pode se desenvolver a ponto de prejudicar o dente permanente.

4 – Nunca deixe a criança dormir fazer a correta limpeza da boca e higienização dos dentes. Durante o sono, a salivação diminui e a ação das bactérias na boca pode ser potencializada. Esta falta de higiene aumenta a chance do surgimento das cáries.

5 – Cuide da alimentação do seu filho e evite que ele tenha uma dieta rica em açúcares e carboidrato. O consumo frequente de doces, refrigerantes, salgadinhos colabora para a formação de ácidos no estômago. Este ácido ataca os minerais dos dentes, que podem ocasionar cáries e erosão dentária.

6 – Criar uma rotina alimentar para o seu filho, com horários pré-definidos para a realização das refeições é muito importante. Além disso, a escovação dos dentes deve ocorrer três vezes por dia, de manhã, após o almoço e antes de dormir.

7 – A higienização deve ser realizada com o uso de escova, pouco creme e fio dental. Caso a criança ainda não saiba cuspir, utilize o creme dental sem flúor.

8 – Torne a hora da escovação um momento lúdico e divertido! Desta forma você valoriza o momento da higienização dos dentes, e faz com que a criança cresça com hábitos de limpeza.

9 – Deixe seu filho escovar os dentes sozinho, mas somente sob a sua supervisão. Apesar de, até os dez anos de idade, a criança ainda não possuir a coordenação motora ideal, este hábito faz com que ele se acostume com o ritual da escovação. Depois que ele fizer a escovação, você deve finalizar a higienização para garantir a limpeza total dos dentes.

10 – Crianças bem orientadas sobre a importância de cuidar dos dentes, se tornam adolescentes mais habituados à higienização bucal. Por isto, visite o odontopediatra desde o primeiro ano de vida do seu filho. Este profissional vai estimular a higiene, fazer a aplicação de flúor e ajudar a prevenir cáries em crianças.

Colabore para a boa saúde bucal do seu filho. Clique aqui e encontre a clínica ou consultório odontológico mais próximo e realize já uma consulta preventiva!

 

Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Como se Alimentar Após Extrair o Dente Siso Muitos pacientes provavelmente terão que passar por este processo. A extração do siso é um procedimento cirúrgico bem simples, mas requer alguns cuida...
Guia de Escovação Ideal com Aparelho Ortodôntico... Você, que está em tratamento ortodôntico, tem uma boa higiene bucal? Sabemos que a escovação durante o tratamento é mais complicada, no entanto é tamb...
Como Tratar e Acabar com o Mau Hálito A Halitose ou mau hálito, com é conhecido popularmente, não é classificado como uma doença e sim uma condição que sinaliza o desequilíbrio em algum as...
Como Manter o Aparelho Ortodôntico Transparente Se... O aparelho ortodôntico transparente deixa o sorriso mais natural, sem o aspecto metálico. Mas tudo tem um preço: o tratamento ortodôntico feito com el...

Deixe uma resposta