CLAREAMENTO DENTAL


O Clareamento dental é um procedimento que se tornou um sucesso, pois modifica a tonalidade dos dentes de forma simples, rápida, com resultados imediatos e  praticamente sem dor.

Se você está louco para saber como ter os dentes branquinhos, continue lendo este artigo e descubra tudo sobre o Clareamento Dental.

Primeiro é importante entender o porquê dos dentes amarelarem. Isto pode acontecer por decorrência de vários fatores e maus hábitos praticados ao longo da vida. Má higiene bucal, traumas e tratamentos odontológicos mal finalizados, má alimentação ou a genética podem ser alguns deles.  

Quais maus hábitos que podem amarelar os dentes?

Um dos maiores inimigos dos dentes brancos é o cigarro. Além de ser prejudicial à saúde, o tabaco consegue penetrar no esmalte e amarelar gradualmente os dentes.

Uma má higiene bucal também é um caminho para dentes amarelos, pois ela facilita a formação da placa bacteriana e formação do tártaro.

Como Funciona o Clareamento?

Para clarear é preciso gerar uma reação de oxidação do pigmento dos dentes. O gel clareador entra em contato com os dentes e libera oxigênio, oxidando a pigmentação amarela dos dentes.

Clareamento Caseiro x Clareamento a Laser?

Clarear os dentes é mais fácil do que se imagina! Para isto, existem procedimentos diferentes, com resultados diferentes. Cabe ao paciente escolher o que melhor combina com ele.

O clareamento dental pode ser realizado em casa, mas sempre com o acompanhamento e auxílio de um dentista. É necessário, primeiramente um molde da sua arcada dentária, para confecção de uma moldeira. Assim que a peça fica pronta, o paciente irá receber um gel clareador, que deverá ser aplicado antes e dormir e conforme a orientação do profissional.

Já o clareamento a laser só pode ser realizado no consultório do dentista, onde é feita a aplicação do gel clareador nos dentes do paciente e em seguida são feitas inserções de laser de luz.

O clareamento a laser tem resultados imediatos e é possível notar diferenças após a primeira sessão. O tratamento completo a laser pode levar de 1 a 3 sessões, dependendo da tonalidade dos dentes e pode causar sensibilidade dentária em alguns pacientes. O tratamento caseiro possui um preço mais acessível, não causa sensibilidade, porém não alcança uma pigmentação tão branca quanto o a laser.

Como deve ser a preparação para o tratamento?

Antes de qualquer coisa, será necessário realizar uma avaliação clínica, para verificar a presença de cáries ou tártaro. Também deverá ser realizada uma profilaxia completa, para que os dentes estejam completamente limpos para receber o gel clareador.

Como deve a dieta durante e após o Clareamento?

Durante e após o tratamento é muito importante evitar alimentos de coloração escura ou que contem muitos corantes, como: vinho tinto, beterraba, café, chás, chocolate, molho de tomate e seus derivados, cenoura, açaí, refrigerantes, etc. Não é possível medir um tempo exato de duração do tratamento, este período irá sempre variedade paciente para paciente.

Por quanto tempo meus dentes vão permanecer brancos?

Para que o efeito do clareamento dental seja o mais duradouro possível é preciso ter alguns cuidados e quanto mais o paciente estiver atento a estes detalhes, mais tempos seus dentes irão permanecer brancos. Deve-se evitar a ingestão de alimentos com corantes, evitar o cigarro e a utilização de enxaguantes bucais coloridos artificialmente.


Interessou-se por este tratamento e quer ter um sorriso radiante? Agende já a sua avaliação em umdos nossos consultórios associados.

Procedimentos realizados pelo especialista