Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019

Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019

Ano novo, novos hábitos. Que tal incluir novas práticas também na sua saúde bucal? Descubra cada um deles neste artigo.

2019, já se aproxima e com um ano novo na área, é comum fazermos promessas, definir algumas metas e criar novos hábitos. Que tal fazer mais pela sua saúde bucal, em 2019?

Para que o seu 2019 seja o seu ano, nada melhor do que se planejar e começar a colocar em pauta aquelas questões que você deixou um pouquinho de lado este ano.

Começar o ano bem, é essencial para que se tenha disposição para seguir em frente. E claro que a sua saúde bucal faz parte disso. Imagina ter momentos maravilhosos este ano e não poder compartilhar muitos sorrisos com todos a sua volta?

Não deixe que o seu sorriso fique escondido durante o ano. Comece agora mesmo a criar novos hábitos para que o ano sorria para você, assim como você para ele.
Por isso, separamos aqui 15 hábitos saudáveis para começar em 2019. Nada de deixar para depois hein?

Já viu o nosso último artigo sobre os 5 alimentos da ceia de Natal que prejudicam a saúde da sua boca?

 

O fio dental existe!

Você pode até ter uma boa escovação e com uma frequência bacana. Mas sabia que isso não é tudo? Se você se identificou, alerta vermelho.
O fio dental é, e sempre será, indispensável para que a sua escovação seja completa. Só o fio dental alcança de forma precisa, locais que a sua escova não consegue, como entre os dentes.

Por isso, sempre utilize o fio dental, não importa se for antes ou depois da escovação. Com o seu uso você previne cáries e ainda tem uma saúde bucal completa.

 

Seu dentista sente saudades

A gente sabe que às vezes, com a correria do dia a dia acabamos deixando de lado algumas pessoas importantes da nossa vida. E sim, estamos falando do seu dentista.
Se você deixou o seu dentista cair no esquecimento, está na hora de dar as caras e ir lá dar um oi.

É importantíssimo ter uma regularidade nas visitas a este profissional, pois só ele é capaz de identificar, prevenir e tratar possíveis doenças.

 

De olho nas aftas
Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019 - aftas

Percebeu o aparecimento de aftas na sua boca? É bom ficar em alerta, pois se elas surgiram alguma coisa tem.
Ter afta não é algo comum e, com certeza, a sua saúde bucal não anda muito bem. As aftas podem ter diversos motivos para darem um “oi” na sua boca, como: diabetes, câncer, AIDS, ou até mesmo causas emocionais.

Por isso preste atenção na sua boca, quando a sua saúde bucal está em risco, sinais irão surgir.

 

Duro de comer

Castanhas, amêndoas e nozes, estes são uns dos alimentos que estão na nossa listinha negra de alimentos que qualquer um deveria evitar.
Sabemos que esta época do ano é quase que regra comer todos eles, mas cuidado, esse tipo de alimento pode danificar seus dentes, causando pequenas fraturas.

E se você está em tratamento ortodôntico, cuidado redobrado, alimentos muito duros podem danificar o seu aparelho, causando dores e desconforto, além de um gasto não programado.

 

Filho de peixe, peixinho é

Essa é para quem tem filhos, ou algum contato com a criançada. É comum crianças terem uma resistência da hora de escovar os dentes. E fazer com que eles se sintam motivados a isso é uma tarefa complicada.

Que tal começar dando exemplos? A medida em que crianças vêem um adulto fazendo certa atividade, eles tendem a se sentir motivados a fazer também.
Por isso, faça com que o seu filho, sobrinho ou afilhado, esteja perto de você na hora da escovação, para que assim eles se sintam bem em fazer o mesmo.

Conheça os 10 conselhos para prevenir cáries em crianças

 

É hora de dizer adeus ao cigarro
Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019 - cigarro

Eu ouvi novos hábitos para o ano novo? Não é fácil largar um vício, mas que tal incluir nas suas metas do ano novo vida nova, largar o cigarro?

Fumar não faz bem para a sua saúde, e podemos incluir também a sua saúde bucal. Além de deixar seus dentes com um aspecto amarelado e visualmente feio, o fumo pode causar câncer bucal e a doença periodontal que atinge a gengiva.

 

A escova mais que perfeita

É comum vermos no supermercado e em farmácias no geral, diversos modelos de escovas de dentes. Então, que tal achar uma que se encaixa perfeitamente com o seu sorriso?
Ter uma escova condizente com a sua boca, é necessário para que a escovação seja de boa qualidade e sem causar danos a sua gengiva e dentes.

Ah! Consulte antes a opinião do seu dentista, ela é muito importante para não errar na hora da escolher sua nova escova de dentes.

 

Já bebeu água hoje?

Que a água faz bem para a saúde em geral, ninguém duvida. E você, já bebeu quantos copos de água hoje?

Na saúde bucal não é diferente, beber uma quantidade boa de água por dia é essencial para a produção de saliva, além de evitar a halitose e de quebra ainda dá uma ajudinha na limpeza dos seus dentes.

 

Sua saúde bucal alinhada
Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019 - sorriso alinhado

Esta é pra quem está em tratamento ortodôntico, se você ainda não possui o hábito de ter uma boa, e quando eu digo boa é uma excelente higiene bucal, que tal começar agora mesmo?

Ter um aparelho ortodôntico, significa ficar de olho na higiene 10 vezes mais. Por isso, utilize um kit ortodôntico como a escova interdental, passa fio e a cera ortodôntica para evitar possíveis desconfortos causados pelo aparelho.
Com isso, além de um sorriso alinhado, a sua saúde bucal ficará em dia e problemas como manchas e cáries não terão vez.

Saiba mais sobre a manutenção ortodôntica e por que você não pode faltar

 

O enxaguante bucal pode ser seu aliado.

Não pense que usar um enxaguante bucal é apenas uma etapa da higiene da sua boca. Seu uso possui outros benefícios notáveis como:
Seu uso elimina bactérias nocivas;
Combate e previne o mau hálito;
Protege contra o aparecimento de cáries;
Previne doenças periodontais (gengiva);
Oferece uma agradabilidade após a escovação;
Melhora a xerostomia (boca seca por falta de salivação).

 

Pare de roer unhas

A saúde da sua boca pode sofrer tanto quanto a sua manicure. O hábito de roer unhas pode ser bem difícil de abandonar, mas ao fazer isso pode ter certeza que algumas coisas irão mudar.
Ao roer suas unhas, seus dentes podem ter pequenas fraturas, lascar ou desgastar. Além disso, por ser um hábito relacionado ao estresse emocional, ou psicológico, ao roer as unhas os riscos de ser desenvolver bruxismo são maiores.

Inclusive, esse é o próximo hábito que você precisa ter atenção.

 

Atenção ao bruxismo

Seja pelo estresse, ou até mesmo pelo efeito colateral de remédios, o bruxismo é uma doença bem comum que ocorre em boa parte da população brasileira.
Se ao acordar, você sente dor na mandíbula, dores constantes de cabeça, percebeu que seus dentes deram uma achatadinha ou estão lascados, é hora de buscar tratamento.
O bruxismo pode se manifestar de forma involuntária tanto de dia quanto a noite (nos casos mais comuns).
O tratamento pode ser feito com o uso de placas bucais, ou até mesmo uma indicação de consultas psicológicas.

Leia também sobre o que é, quais os sintomas e como tratar o bruxismo dental

 

Não palite os dentes

Saúde bucal: confira 15 hábitos saudáveis para começar em 2019 - palitar os dentes

O hábito de palitar os dentes pode parecer inofensivo, mas saiba que esse tipo de costume pode trazer muitos malefícios à sua saúde bucal.

Isso porque esta prática causa uma falsa sensação de limpeza, pois ao palitar os dentes com palitos de madeira ou qualquer outro objeto pontiagudo, os restos de alimentos podem sim sair, mas da mesma forma os restos de alimentos menores são empurrados para trás.
Com isso, a limpeza dos seus dentes não é completa, além de poder causar lesões a sua gengiva. Lembra do que falamos sobre o fio dental?

 

Que tal um clareamento?

Atualmente encontramos variados tipos de tratamentos de clareamento dental. Apesar de possuírem diversos hábitos todos eles te deixam com um sorriso reluzente. Que tal dar uma investida?
Tratamentos variados, preços variados também, hoje em dia todos eles possuem uma acessibilidade maior em questão de quanto o seu bolso vai sentir.

 

Alimente-se bem

Se você é o que você come, a sua saúde bucal depende também da sua boa alimentação. Por mais que seja tentador comer todos aqueles doces, frituras e outras coisas que cá pra nós dão água na boca, dê uma atenção à sua alimentação.
Existem frutas, legumes e verduras que fazem muito bem, não só para a saúde da sua boca, como também para a sua saúde em geral. Bora trocar o bombom pós almoço por uma frutinha?

Descubra quais são os 10 alimentos que deixam seus dentes mais fortes e brancos
Gostou do nosso artigo? Comece 2019 com novos hábitos e um novo sorriso. Não deixe de nos seguir em nossas redes sociais.

 

 

 

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

6 dicas que você precisa saber sobre clareamento d...   O Clareamento dental é um procedimento que se tornou um sucesso, pois modifica a tonalidade dos dentes de forma simples, rápida, com resulta...
3 cuidados que você deve ter para ajudar na evoluç... Quando o paciente e o dentista especializado decidem juntos que é a hora de colocar o aparelho ortodôntico é porque eles já passaram por algumas fases...
Dente siso: 5 cuidados que você deve tomar após ex... A extração do siso pode ser um procedimento simples, mas o pós operatório requer atenção. Por isso confira aqui, quais são os 5 cuidados que você deve...
5 bebidas que você deve evitar durante o clareamen... Ter um sorriso bem branquinho faz toda diferença na aparência de uma pessoa e eleva muito a autoestima. Mas algumas bebidas que consumimos, diariament...

Deixe uma resposta