RISCO APARELHO CLANDESTINO

Quais riscos que o aparelho dental clandestino traz para a saúde?

O uso do aparelho dental clandestino, é um dos maiores problemas enfrentados por nós ortodontistas. Atualmente, nos deparamos com uma crescente aparição de casos de jovens que por “estética” fazem o uso clandestino desses aparelhos.

Hoje em dia, novos estilos são lançados a todo momento, as chamadas “modinhas” entre os jovens. Entendemos que pré-adolescentes e adolescentes no geral, tendem a se preocupar com a aparência.

Mas será que seguir modismos passageiros valem mais que a sua saúde?

Recentemente estamos acompanhando a paciente Ana Carolina Rodrigues de 24 anos, aqui na clínica Rede Odonto em Campinas, e como já imaginávamos, danos sérios foram identificados após o uso do aparelho dentário sem acompanhamento profissional.

Colocar um aparelho dental clandestino, traz sérios riscos não só a saúde da sua boca, mas ao seu organismo em geral. De acordo com o levantamento da Anvisa, os produtos usados em tratamentos que entram em contato direto com o corpo humano devem ser regularizados na agência.

Algumas matérias jornalísticas, como no site do programa Bem Estar, apresentaram os tipos de aparelhos mais usados pelos jovens, com variações de bráquetes e fios falsos.

Celso Lemos, professor do Departamento de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), comenta que a aplicação inclui até fios de vassoura e supercola, além de fios e elásticos trançados.

Movimentações desnecessárias

movimentações-desnecessárias

O uso do aparelho dental clandestino, compromete completamente a estrutura dos seus dentes. No caso da Ana, que estamos acompanhando, observamos um comprometimento seríssimo na posição dos dentes, alguns extremamente fora de oclusão.

Quando o aparelho é colocado em camelôs ou em qualquer lugar que não há acompanhamento de um profissional, o processo de movimentação dos seus dentes começa desordenado e sai totalmente fora de controle.

Com essa movimentação desordenada, surge um comprometimento da oclusão, fazendo com que a mastigação fique prejudicada. Além do mal funcionamento da ATM (Articulação Temporomandibular), que liga o maxilar ao crânio.

Tudo isso pode causar dores na face, de cabeça e de ouvido, gerando outros problemas de saúde.

Perda óssea

perda ossea

A perda óssea também ocorreu no caso da nossa paciente, nessa situação podemos tentar reverter a situação, porém pelo que estamos acompanhando, talvez não teremos como prosseguir com este tratamento.

A perda óssea é o desgaste do osso alveolar, que geralmente pode ocorrer em idosos. Mas não se engane, a perda óssea também pode atingir jovens e adolescentes que não possuem uma boa higiene bucal.

Usar um aparelho dental regular com o acompanhamento de um profissional, já requer bastante atenção na higiene oral, o uso de um kit ortodôntico nesses casos é essencial para que a sua higiene seja completa.

Quando o aparelho dental é clandestino, o acúmulo de sujeira é causado pela movimentação errônea dos dentes. Com isso, problemas como a retração gengival e a periodontite. Problemas estes que podem progredir, gerando a perda óssea.

Dependendo do grau da perda óssea, dificilmente ocorre a formação de um novo osso na região.

Cola tóxica que prejudica a saúde

manchas-nos-dentes
A facilidade de encontrar os materiais utilizados para colocar aparelhos falsos é absurda. Na internet encontramos tutoriais de como colocar o aparelho dentário falso, além de todos os materiais como colas, borrachinhas e fios, tudo isso em sites de compras.

Por sua vez, a cola utilizada para fixar esse tipo de aparelho dentário clandestino, costuma ser muito tóxica, causando problemas como manchas nos dentes e erosão dentária. Além de entrar na corrente sanguínea causando alergias e intoxicações mais graves.

Felizmente no caso da Ana Carolina, a cola não trouxe intoxicações ou alergias, mas ocorreram surgimento de manchas e remoção de boa parte do esmalte natural dos dentes.

Perda total dos dentes

Colocar um aparelho dental clandestino resulta em diversos tipos de riscos a sua saúde e à saúde da sua boca. Nós ortodontistas, quando nos deparamos com esses tipos de casos, fazemos o máximo para que alguns desses problemas se revertam.

Porém, dependendo do caso de cada paciente, alguns danos podem ser irreversíveis, como em situações da perda total dos dentes.

Anteriormente, eu apresentei alguns dos riscos mais comuns de se por um aparelho dental clandestino. Dentre eles, a movimentação aleatória dos dentes. Com isso, eles podem ficar bambos e até cair dependendo do caso.

É importante entender que, com a movimentação desordenada dos dentes, a falta de higienização causando abalos na estrutura que envolve os dentes e até mesmo as toxinas encontradas na cola, tudo isso pode resultar apenas uma coisa, a perda total dos dentes.

aparelho falso

A paciente Ana Carolina que estamos acompanhando, disse em depoimento: “foi mais ou menos em agosto, deste ano, que coloquei e lembro até as cores. Primeiro foi a borrachinha da cor preta, depois a branca, teve a vermelha, depois disso eu já não conseguia mais trocar porque já estava tudo torto”, relatou a paciente.

Questionei sobre a experiência de ela ver que seus dentes estavam todos tortos, e que talvez não teriam solução. “Eu fiquei desesperada né, chorei demais no dia que vim. Meus dentes estão todos tortos”.

Ana Carolina contou ainda que está com dificuldade de arrumar emprego por conta da estética do seu sorriso.

Esse caso só nos confirma que: o uso do aparelho dental clandestino nunca será uma opção de “modinha”. Além de trazer graves danos irreversíveis, os problemas podem atingir a sua vida pessoal e profissional.

Não coloque sua saúde bucal em risco, cuide bem da expressão sinônima de alegria e autoestima, ou seja, do seu sorriso. A saúde da sua boca importa.

Quer colocar aparelho ortodôntico? Não inventa moda. Procure imediatamente um profissional ou uma clínica odontológica para fazer uma avaliação.

Só depois da avaliação, vamos ter a certeza de que você precisará ou não de utilizar aparelho dental.

Saúde é coisa séria, principalmente a saúde da sua boca. Já que o sorriso é o seu principal cartão de visita.

Por isso, acesse agora mesmo o nosso site e encontre a clínica mais próxima de você.

 

assinatura

Posts Relacionados

Dia mundial do dentista: você conhece todas as esp... Nesse dia 3 de outubro é comemorado o dia mundial do dentista, você conhece todas as especialidades odontológicas deste profissional? Temidos por uns...
5 alimentos da ceia de natal que prejudicam a saúd... O Natal está chegando e com ele muitas delícias. Descubra aqui quais os alimentos da ceia de Natal que prejudicam a saúde da sua boca. Que essa épo...

Deixe uma resposta