Por quanto tempo dura o tratamento de aparelho ortodôntico?

Por quanto tempo dura o tratamento de aparelho ortodôntico?

Um dos motivos que causa tensão nos pacientes quando descobrem que terão que fazer uso do aparelho ortodôntico é o tempo do tratamento. Principalmente entre os adolescentes, a ansiedade para ficar com o os dentes alinhadinhos e se livrar do sorriso metálico é grande.

Já viu nosso guia de estilo aparelho ortodôntico?

Para te tranquilizar, vamos contar por quanto tempo dura o tratamento de aparelho ortodôntico.

Nunca se esqueça do objetivo principal!

Nunca se esqueça do objetivo principal!

Por mais que o resultado estético seja o mais perceptível após o tratamento ortodôntico, é importante não se esquecer que seu principal objetivo é na verdade proporcionar perfeita engrenagem entre os dentes superiores e inferiores.

Justamente por isso que o tempo de duração do tratamento com aparelho ortodôntico pode variar e vai depender de acordo com cada caso. De acordo com especialistas, o tempo médio de tratamento é de 2 a 3 anos.

Leia o post no nosso blog com curiosidade sobre bráquetes!

Alguns fatores como idade e a complexidade do caso interferem diretamente no tempo do tratamento, crianças costumam ter uma resposta mais rápida ao aparelho dental do que os adultos.

Vá em todas as consultas

Vá em todas as consultas

Tentar acelerar o processo é muito perigoso e pode comprometer todo o tratamento! Portanto, o que você pode fazer para ajudar o seu tratamento a ser breve é sempre ir ao dentista nas consultas de manutenção todo mês, sem falta.

Leia aqui porque você nunca deve faltar a manutenção ortodôntica.

Tenha muita atenção com a higiene bucal!

Tenha muita atenção com a higiene bucal!

Cuidar da higiene bucal durante esse período é ainda mais importante.

Você não vai querer ter que tirar seu aparelho e prorrogar o tratamento para poder cuidar de uma cárie mais profunda ou uma gengivite né?

Aqui no blog, já temos dois posts bem bacanas sobre higiene bucal para quem usa aparelho para você se orientar!

No guia de escovação ideal com aparelho ortodôntico, você vai encontrar várias dicas além de um infográfico para te mostrar como fazer a higienização dos dentes.

Também te contamos 5 motivos para usar o kit ortodôntico durante o tratamento.

Aproveite da tecnologia

Hoje em dia existem novas tecnologias que prometem reduzir o tempo do tratamento ortodôntico. Uma delas é o aparelho autoligado, que também proporciona um tratamento menos doloroso e facilita na hora da higienização.

Tem post sobre ele no blog também! Para saber mais detalhes e todos os benefícios dos aparelho autoligado é só clicar aqui!

Converse com seu dentista sobre a possibilidade se fazer o seu tratamento com o aparelho autoligado, apenas ele vai saber qual é o melhor modelo para o seu caso.

O que achou das nossas dicas? Espero que tenha ajudado!

Se você quer um sorriso bem alinhado, que tal marcar uma consulta com um de nossos dentistas? É só acessar o nosso site!

dr correto

Posts Relacionados

3 cuidados que você deve ter para ajudar na evoluç... Quando o paciente e o dentista especializado decidem juntos que é a hora de colocar o aparelho ortodôntico é porque eles já passaram por algumas fases...
Câncer de mama: conheça os sintomas, causas e trat... No mês da campanha do Outubro rosa, saiba mais sobre o câncer de mama: sintomas, tratamentos e causas. Cuidar da nossa saúde deve ser uma prioridad...
Cárie dental: 10 curiosidades que você precisa sab... 10 curiosidades sobre a cárie dental que vão te deixar com a boca aberta. Uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, e uma das mais temidas....
Abscesso dentário: o que é e como tratar a dor de ... Não pense que dor de dente é uma coisa comum. Saiba as causas, sintomas e tratamentos do abscesso dentário. Muito se engana quem acha que ter uma d...

Deixe uma resposta