alimentos de natal prejudiciais para a boca

5 alimentos da ceia de natal que prejudicam a saúde da sua boca

O Natal está chegando e com ele muitas delícias. Descubra aqui quais os alimentos da ceia de Natal que prejudicam a saúde da sua boca.

Que essa época do ano é marcada por muitas festas e comidas gostosas, ninguém discute. Mas saiba que, apesar de saborearmos todas essas delícias, a saúde da sua boca pode estar em grande risco.

O fim do ano já chegou, e uma das datas mais esperadas se aproxima também. Sim, estamos falando do Natal, a ansiedade nessa época do ano começa a tomar conta da gente principalmente para saborear as delícias da ceia de Natal.

Calma que não estamos aqui para te proibir de fazer parte desse banquete (até porque ninguém resiste né).

É normal querermos aproveitar ao máximo todas as delícias dessa época, mas sabia que alguns alimentos da ceia de Natal podem prejudicar a saúde da sua boca? Sim, infelizmente isso é verdade.

Queremos que entenda que, desejamos que você aproveite ao máximo as suas festas de fim de ano, mas é bom não deixar a saúde da sua boca cair no esquecimento, principalmente nessa época do ano.

Por isso, separamos neste artigo alguns alimentos da ceia de Natal que não fazem nada bem para a sua saúde bucal, vamos ver quais são?

Já viu o nosso último artigo sobre quais os riscos que o aparelho dental clandestino traz para a sua saúde?

 

Frutas secas ou cristalizadas

frutas secas

Amadas por alguns e odiadas por outros, as frutas secas ou cristalizadas são presença marcada na maioria das ceias natalinas. Há quem sirva elas em forma de aperitivos, no panetone ou no salpicão.

Polêmicas à parte, as frutas secas e cristalizadas são marcantes por seu sabor. Essas frutinhas podem parecer inofensivas, mas no momento em que elas grudam nos seus dentes, as chances de bactérias proliferarem são grandes.

As frutas secas são desprovidas de água e por isso costumam ser pegajosas e grudentas. Se você já provou alguma vez, com certeza percebeu que elas têm uma facilidade enorme de grudar nos seus dentes.

Já as frutas cristalizadas possuem alto teor de açúcar, que se consumido demasiadamente podem facilitar a aparição de bactérias.

Essas frutinhas podem parecer inofensivas, mas se caso o consumo for feito de forma exagerada e não houver uma escovação problemas podem surgir, como o desenvolvimento de bactérias e cárie dentária.

A solução? Bom, se você curte frutas secas ou cristalizadas, coma a vontade, mas não esqueça de fazer uma bela escovação após o consumo ok?

Conheça 10 dicas de alimentos que deixam os dentes mais fortes e brancos

 

Vinho

vinho

Um bom vinho sempre fez parte dos alimentos da ceia de Natal. Beber uma taça de vinho antes durante ou depois da ceia, cá pra nós, é quase que uma regra. Mas sabia que o nosso querido vinho pode pôr a saúde da sua boca em risco?

De forma geral, o vinho faz bem para a saúde e isso já foi cientificamente comprovado. Mas o que estamos querendo dizer é que, se o consumo de vinho for exagerado isso pode resultar em alguns problemas para os seus dentes.

Os corantes presentes no vinho têm a facilidade de “grudar” na placa bacteriana, por isso o ideal é que o seu consumo seja feito se possível com os dentes limpos.

Um outro ponto importante é que se a sua ceia de Natal for regada a vinho, tente consumi-lo acompanhado de um copo de água, se a água for gasosa melhor ainda, pois a carbonatação presente pode auxiliar na proteção dos seus dentes.

 

Nozes e castanhas

nozes

Dentre os alimentos da ceia de Natal que tem presença confirmada, incluímos as castanhas e nozes. Antes da ceia, que tal uma beliscada nessas delícias crocantes?

Alimentos da família oleaginosas como: castanhas, nozes e amêndoas não fazem mal à saúde, ao contrário, esse tipo de alimento é rico em vitaminas e fibras.

O alerta vermelho vai, principalmente, para pessoas que estão em tratamento ortodôntico. Então se você se encaixa nesse grupo, fique em alerta quando consumir esses tipos de alimento.

Tudo isso porque esse tipo de “petisco” costuma ser muito duro e de difícil mastigação. Com isso, as chances do aparelho ortodôntico sofrer algum tipo de dano é maior.

Saiba por que você não deve faltar a manutenção ortodôntica

Agora se você não estiver em tratamento, não ache que a saúde da sua boca não corre risco. Castanhas, nozes e amêndoas por serem muito rígidas podem causar pequenas fraturas nos dentes.

A solução? Se você faz ou não tratamento ortodôntico, quebre esses alimentos o máximo que der, para que assim ele seja consumido em pedaços menores.

 

Carboidratos em geral

doces

Uma ceia natalina caprichada tem variedade na mesa, e alimentos ricos em carboidratos também fazem parte de uma ceia completa.

Mas atenção, massas em geral como macarrão, pão e quaisquer outros alimentos que possuem farinha branca podem colocar a saúde da sua boca em risco.

Isso porque, quando esses tipos de alimentos são processados na digestão, eles se transformam em açúcar pelo metabolismo. Com isso, as chances de se desenvolver bactérias e até mesmo a cárie são grandes.

Além disso, esses tipos de alimentos quando mastigados também possuem a facilidade em grudar nos dentes, facilitando o acúmulo de alimentos, e consequentemente a aparição de organismos maléficos.

Uma solução simples é trocar esses alimentos da ceia de Natal, por alimentos integrais ou após o seu consumo fazer uma escovação completa e usar o fio dental.

 

 

Doces

carboidratos

Se a ceia de Natal é a parte mais esperada por nós, imagina as sobremesas dessa época do ano? Com certeza não dá pra resistir.

Infelizmente nós sabemos que, doce e saúde bucal não combinam, e desde pequenos nossos pais sempre falam que doce não faz bem para os dentes. Sim, eles sempre estiveram certos.

E apesar dessa época ser regada de sobremesas deliciosas, devemos estar atentos à quantidade de doces ingeridos.

Doces são tão saborosos quanto maléficos à saúde da sua boca. Quando comemos uma quantidade grande de doces, as chances de bactérias se desenvolverem são gigantescas.

Por isso, quando for comer aquela rabanada, pavê e outras guloseimas açucaradas, não esqueça, escove seus dentes.

Não deixe de saber quais são as 10 curiosidades sobre a cárie dental.

É importante que você entenda que, aproveitar a ceia de Natal é super válido quando feito com moderação.

Por isso, aproveite suas festas e compartilhe um sorriso saudável com seus amigos e família.

Gostou do nosso artigo? As nossas dicas foram úteis para você?

assinatura Dr. Sorriso

Posts Relacionados

Quais riscos que o aparelho dental clandestino tra... O uso do aparelho dental clandestino, é um dos maiores problemas enfrentados por nós ortodontistas. Atualmente, nos deparamos com uma crescente apariç...
Manutenção ortodôntica: por que você não pode falt... Colocar um aparelho ortodôntico é coisa séria, faltar a manutenção pode causar sérios danos aos seus dentes. Você que já iniciou o tratamento odont...
Dia mundial do dentista: você conhece todas as esp... Nesse dia 3 de outubro é comemorado o dia mundial do dentista, você conhece todas as especialidades odontológicas deste profissional? Temidos por uns...
Cárie dental: 10 curiosidades que você precisa sab... 10 curiosidades sobre a cárie dental que vão te deixar com a boca aberta. Uma das doenças mais comuns entre os brasileiros, e uma das mais temidas....

Deixe uma resposta